Tuberculose pulmonar no brasil e seus sintomas

Tuberculose Pulmonar (Parte1)

 

          A tuberculose é uma das mais antigas doenças que afligem a humanidade e constitui uma das principais causas de morbidade e mortalidade em nosso país, atingindo indistintamente diversas faixas etárias e classes sociais.

A rápida evolução tecnológica e o advento dos antimicrobianos, geraram a crença de que as doenças infecto-contagiosas seriam extintas de nosso meio. Porém, o surgimento de bacilos resistentes aos antimicrobianos, em conseqüência, na maioria das vezes, de um tratamento irregular  com grandes percentuais de abandono, e a epidemia de AIDS, demonstraram que a luta contra a tuberculose ainda não foi vencida. A doença permanece como um problema de saúde pública em vários países. No Brasil são notificados em torno de  90.000 casos por ano, com cerca de 6.000 óbitos.

 

          O Brasil ocupa atualmente a 18ª posição no ranking dos 22 países com maior projeção de incidência de tuberculose no mundo. A taxa por 100 mil habitantes é 48 casos por 100 mil habitantes, de acordo com o Relatório de Controle Global da Tuberculose em 2009, comunicado pela  Organização Mundial de Saúde (OMS), no 3º Fórum Stop TB.

 

          Apesar do governo estar investindo mais recursos e melhorando os programas de controle da doença, o País ainda tem uma taxa de cura baixa, de 77%, enquanto a OMS preconiza 85%.

          Em comparação com outros países, o porcentual de tuberculose multirresistente (que não responde às duas principais drogas utilizadas no tratamento) é de apenas 0,9%, bem menor do que a média global de 4,9% de prevalescência sobre os casos registrados da doença. Uma pesquisa realizada pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose com 12.341 pessoas em cinco Estados encontrou apenas 1,4% de resistência a algum dos antibióticos utilizados no tratamento. As maiores taxas estão em países do Leste Europeu, sendo de 25% no Azerbaijão, 20% na Moldova e 16% na Ucrânia. 

          O País também faz parte do grupo de 56 países que já reportou pelo menos um caso de tuberculose extremamente resistente (não responde a praticamente nenhuma droga conhecida). Todos os três pacientes eram do Rio de Janeiro e morreram. Nos dias 1, 2 e 3 de abril, uma conferência em Pequim discutirá a questão da resistência crescente às drogas utilizadas no controle da tuberculose. "O resultado da pesquisa indica que temos boas perspectivas de controlar um problema que é crescente no mundo. Tudo indica que no Brasil a tuberculose esta estabilizada. 

          O relatório da OMS também elogia o Brasil por ter melhorado o sistema de notificação de incidências. Desde 2005 os sistemas de mortalidade e de controle de tuberculose estão conectados. Isso permitiu que 19.064 casos duplicados fossem removidos das estatísticas. Para o consultor da Organização Pan-Americana de Saúde, Rodolfo Rodrigues, o Brasil está muito bem. "O número de casos continua alto, mas pela taxa ele nem estaria no grupo dos 22 países mais afetados." Segundo ele, o País deve alcançar a meta do milênio para a tuberculose nos próximos dois anos. Em 1990, os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) se comprometeram a reduzir em 50% os números de incidência e letalidade da doença.
 

 

Descoberta do agente etiológico da tuberculose

 

          Robert kock, em 1882, descobriu o agente etiológico da tuberculose, o que fez crescer a espectativa em relação à cura e erradicação da doença, que desde a antiguidade atinge pessoas de várias classes sociais.

          Hoje após um século de descoberta do agente etiológico da tuberculose, e dispondo de métodos adequados de diagnóstico e esquemas de tratamento com drogas específicas, capazes de curar a maior parte dos casos, a tuberculose persiste como um grave problema de saúde pública no Brasil e vários outros países.

 

Neste contexto,

Um diagnóstico rápido e seguro,

Acompanhado de um tratamento precoce,

São medidas fundamentais para

Quebrar a cadeia de transmissão

E controlar a tuberculose no Brasil

 

Tuberculose ? Formas de transmissão e tratamento

 

          A Tuberculose (TB), é uma doença infecciosa, que acomete, geralmente, os pulmões, mas pode ocorrer em qualquer outro órgão ou ainda se desenvolver ao mesmo tempo, em vários órgãos do nosso organismo.

 

tuberculose pulmonar 

          Como podemos visualizar na figura acima, podemos desenvolver tuberculose pericádica, hepática, renal, óssea, cutânea, pleural, pulmonar, ganglionar e meningite tuberculosa.

          A tuberculose humana é causada por cinco espécies de bactérias pertencentes ao gênero Mycobaterium, que são:

M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M microti e M. Canetti. Onde estas espécies são agrupadas e definidas como "complexo M. tuberculosis".

          No Brasil, quase todos os casos possui como agente etiológico a M. tuberculosis, mais conhecido como: bacilo de Kock ou ainda (BK). Muito raramente, a tuberculose tem sido relacionada ao M. bovis. As outras espécies de Micobacterium, tem sido identificadas em outras partes do mundo. Nenhuma destas espécies, existem naturalmente livre no ambiente.

          Portanto o bacilo da tuberculose é adquirido, principalmente, pela inalação de partículas infectantes, espalhadas no ar através de tosse, fala e espirro de um paciente com tuberculose pulmonar, onde através da respiração, os bacilos chegam aos alvéolos pulmonares, onde podem ser destruídos, permanecer em estado de latência ou se multiplicar.

 

Você sabia?

 

          Raramente, o complexo M. tuberculosis é adquirido através do contato da pele lesada (cortes ou ferida) com secreções de pacientes com tuberculose. Neste caso, o bacilo pode ficar na própria pele ou migrar para outras partes do corpo humano, como por exemplo o pulmão.

          Também raramente, o M. bovis é adquirido junto com ingestão de produtos como, por exemplo, o leite ou seus derivados não pasteurizados.

 

Todas as pessoas que adquirem o bacilo desenvolvem a tuberculose?

 

          Apenas cerca de 10% a 20% se tornam doentes, isto é devido porque, para que a doença se manifeste, o indivíduo precisa estar com o sistema imunológico deficiente, seja por debilidades nutricionais, uso de medicamentos imunodepressores ou ainda doenças imunossupressoras, como no caso da AIDS.

 

Como se adquire o bacilo da tuberculose?

 

          O bacilo da tuberculose é adquirido, principalmente, pela inalação de particulas infectantes suspensas no ar.

"Partículas infectantes: são gotículas com diâmetros de até 5 micra contendo bacilos, espalhadas no ar pela tosse, fala e espirro de um paciente com tuberculose pulmonar.

          Onde através da respiração os bacilos chegam aos alvéolos pulmonares onde podem ser destruídos, permanecer em estado de latência ou se multiplicar.

 

Qual das formas de tuberculose é mais freqüente?

 

          É a Tuberculose Pulmonar que, além de mais freqüente, é a mais importante e preocupantes em termos de Saúde Pública, porque é a forma que produz as partículas infectantes responsáveis pela transmissão da doença.

          As demais formas são relatadas como Tuberculose Extra-pulmonar e, no Brasil, ocorrem em torno de 15% dos doentes.

 

Quais os sintomas da tuberculose pulmonar?

          Além da tosse com expectoração constante por mais de 3 semanas, que identifica o sintomático respiratório, são também comuns os seguintes sinais e sintomas clínicos: febre, suor noturno, falta de apetite, cansaço, falta de ar e emagrecimento rápido. Algumas vezes a tuberculose atinge vasos sangüíneos pulmonares e o escarro apresenta-se sanguinolento.

 

Escrito por: Dr. Marcio Cruvinel

Biomédico e escritor de vários livros, apostilas e coletâneas, na área de saúde.