TUBARÃO

(Marcelo Rissato)

Ao amanhecer de sexta-feira, 15 de fevereiro de 1630, do alto das colinas da cidade os moradores de Olinda avistaram o mar coalhado de navios. Se não fosse o medo da esperada invasão, o espetáculo seria belíssimo: cinqüenta e quatro grandes navios de guerra, de transporte e de carga, balançavam o mar com suas velas brancas e bandeiras coloridas e a intenção era o ataque.
Entre os apitos, ordens e contra-ordens, destacava-se a intenção que movia milhares e homens que estavam a bordo: num dos primeiros navios, uma bandeira vermelha, no centro um braço segurando uma espada ? era a bandeira de sangue e de combate, e a guerra estava declarada.
Os recém chegados não vinham em missão de paz. A guerra temida havia chegado às portas de Olinda, o que antes era uma ameaça, tornava-se, agora, fato real.
Era o início da presença holandesa em Pernambuco, que ia durar 24 anos.
A Salamandra era um desses navios e nele estava um jovem soldado holandês Ferdinand Verdonck que tomou parte dessa invasão e completou 18 anos no dia da conquista de Olinda.
A intenção dos holandeses era de dominar as terras que estavam sendo chamadas de Companhia das Índias Ocidentais que estavam em poder dos portugueses. A Holanda começou suas excursões pela costa brasileira no século XVII. O projeto de início era uma colonização pacífica, entretanto no final prevaleceu a vontade da maioria dos burgueses que acabou optando por uma colonização estratégica.
Na chegada dos holandeses, uma parte dos navios bombardeava o forte que protegia o porto e atiravam tantas balas, que parecia que chovia do mar para terra. A outra parte da frota seguia para o litoral até a praia de Pau Amarelo onde desembarcaram 4000 homens. Ao amanhecer os invasores marcharam pela praia em direção a Olinda. Muitas mortes aconteceram até que o terror tomou conta do povo de Pernambuco, que depredados e desarmados, fugiram com suas famílias levando aquilo que podiam.
Para conseguir tal sucesso, os holandeses enviaram para o Pernambuco tempos antes, gente de confiança deles a fim obter informações detalhadas sobre as condições das terras que pretendiam conquistar.
Posteriormente a invasão, a vila de Olinda não pareceu adequada ao gosto dos holandeses para se estabelecerem, uma vez que a eles interessavam principalmente estar próximos ao porto, situado onde hoje se localiza Recife, que na época não existia. Por isso em 1631 demoliram e incendiaram a velha e alta cidade de Olinda, transportando depois para o Recife o material de construção que podia ser reaproveitado, como pedras e telhas, portas e janelas, e até os sinos de algumas igrejas foram mandados para Holanda.
Em meio a todos esses acontecimentos, Ferdinand Verdonck, que havia completado 18 anos no dia da invasão à Olinda, procurou seu irmão, Adriano Verdonck, também holandês, mas que já residia em Olinda, como uma espécie de espião holandês. Ferdinand e Adriano se uniram e no dia em que os holandeses queimaram Olinda, fugiram para o mar com um tesouro em jóias dos holandeses, avaliado em 20 milhões de dólares a bordo de seu navio. Em alto mar, seu navio foi interceptado por um navio espanhol e se embrenharam numa luta, que acabou resultando no naufrágio da Salamandra.
Em meio aos acontecimentos as outras embarcações, seguiram para o porto, onde atracaram e ali iniciaram a construção de uma nova cidade que chamaria Nova Holanda e seria a nova capital da província de Pernambuco e que futuramente seria chamada de Recife. Quando os outros holandeses perceberam que o tesouro havia sido roubado, já era tarde. Muitos tentaram mergulhar no mar onde aconteceu o naufrágio, mas aquelas águas eram infestadas de tubarões e a maioria perdeu suas vidas e outros chegaram a conclusão de que o tesouro havia ficado em poder dos espanhóis, todavia na verdade o tesouro acabou permanecendo no fundo do mar até os dias de hoje.
O tempo passou. O estado de Pernambuco que teve seu primeiro nome de Nova Lusitana dado pelos portugueses, mudou para Pernambuco, que na língua indígena significa "mar quebrado", por causa dos arrecifes e a capital do estado que era Olinda, mas após a tomada dos holandeses e de ser queimada, foi mudada para Nova Holanda enquanto estava dominada pelos holandeses e depois teve seu nome alterado para Recife após a expulsão dos holandeses e da volta do domínio português naquelas terras.
Hoje Recife é uma das maiores e mais importantes cidades brasileiras. É conhecida como a "Veneza Brasileira", e foi idealizada a partir de sua geografia, uma "quase ilha" ou "quase arquipélago". levantada entre a água do mar e a mata tropical, porém algo ainda nos dias de hoje incomoda muito o povo daquela cidade, a presença dos tubarões, muito freqüente em suas praias e causando muitas mortes.
Uma tradicional família Recifense é a de Francisco Vilares Verdonck, viúvo da senhora Olinda Verdonck e com seus filhos gêmeos: Marcelo e Thiago.
Algum tempo atrás, quando os garotos completaram 18 anos, tiveram uma conversa muito séria, e Francisco lhes contou a história da colonização de Pernambuco. Thiago se demonstrou mais interessado, mas Marcelo não, até que Francisco mencionou ter um grau de parentesco com Adriano Verdonck e Ferdinand Verdonk, que eram soldados holandeses no século XVII e que participaram da tomada de Olinda. Mas o interesse veio mesmo quando ficaram sabendo do tesouro que foi roubado dos holandeses e que naufragou no mar próximo a costa de Recife.
Francisco disse que esse tesouro nunca foi encontrado, uma vez que acreditaram que os espanhóis havia o levado embora, contudo uma lenda tinha se espalhado pela cidade de que o tesouro se encontrava no fundo do mar e que estava sendo vigiado pelos tubarões até os dias de hoje.
Francisco era proprietário de uma indústria de pesca, no entanto os negócios estavam fracassando e andava meio preocupado, já que acreditava que não conseguiria sair da fase negra que se encontrava.
Thiago era uma pessoa de boa índole, demonstrava ser um bom moço e sempre preocupado com o próximo, era dedicado e nutria um amor especial pelo pai, estava sempre preocupado com os negócios e para ele a família era a coisa mais importante. Uma das coisas que mais marcou sua vida foi a perda de sua mãe há cinco anos e que ainda não havia superado. Já Marcelo, apesar de gêmeo idêntico, era completamente diferente do irmão. Era uma pessoa mesquinha dotada de uma força estranha, já que seria capaz de vender sua própria alma para conseguir seus objetivos, e o que mais valorizava na vida era o dinheiro e os bens materiais. Thiago seria capaz de passar por cima de tudo e de todos, inclusive de seu pai para atingir seus objetivos. Os irmãos, nunca conseguiam entrar num acordo, apesar da aparência externa, suas personalidades eram completamente diferentes.
A indústria de pesca chamava-se "Pescado Salgado" e ia de mal a pior, porém o que ninguém sabia, era que Marcelo havia feito um desfalque na empresa, e sempre que podia, movimentava um caixa dois e o dinheiro era depositado num banco na Suíça, então o que ele realmente não sabia era que Rose, a secretária da empresa, estava a par de toda sua falcatrua e um dia começou e ser chantageado por ela, se obrigando a mantê-la a preço de ouro, para que ficasse de boca fechada.
Certo dia, Thiago procurou o irmão e lhe propôs uma sociedade. Resolveram fazer um curso de mergulho e contrataram uma empresa especializada em mergulho em áreas infestadas por tubarões, para fazer uma busca no mar para tentar encontrar o tesouro e assim salvar a empresa do pai. Marcelo aceitou, no entanto seus planos eram outros, se conseguissem encontrar o tesouro, pretendia ficar com o dinheiro todo para si.
Os mergulhos começaram sem que ninguém soubesse, para não causar alarme na família e principalmente na população. As buscas duraram anos, até que um dia num dos mergulhos, Marcelo foi atacado por um tubarão e quase morreu, porém antes de ser retirado do fundo do mar, percebeu algo que lhe pareceu diferente, mas devido ao tempo que ficou no hospital, acabou se esquecendo do que viu, abandonando a idéia de mergulhar naquelas águas novamente.
A empresa de Francisco, "Pescado Salgado" terminou arruinada e abriu falência, causando assim muita tristeza ao pobre homem, entretanto Marcelo parecia nem se importar com o que estava acontecendo. Rose a secretária que sabia do dinheiro enviado à Suíça, se comoveu com a situação que se encontrava o senhor Francisco e acabou contando tudo sobre o desfalque à ele, lhe entregando papéis comprovando o roubo, o deixando muito revoltado e fora de si.
Francisco marcou de se encontrar com seus dois filhos em sua lancha, já que era onde se refugiava sempre que queria ficar só e agora queria esclarecer tudo e revelar a verdadeira face de seu filho Marcelo ao irmão. Marcelo e Thiago ficaram sem saber o motivo daquele estranho encontro e mais ainda por ser na lancha onde sempre seu pai se refugiava, porém sem questionar foram à hora marcada, no local marcado, sendo espionados por Rose, que também foi ao local e entrou no barco escondido deles.
Francisco chegou, pegou a lancha com seus dois filhos, e juntos seguiram para alto mar e de repente o motor parou. Thiago estava conversando com Marcelo quando de repente, Marcelo subiu ao convés para falar com seu pai e foi quando Francisco disse que sabia de tudo, sobre ele ser o verdadeiro responsável por sua falência e que tinha conhecimento sobre o dinheiro que foi enviado indevidamente para Suíça. Marcelo tentou se defender e se aproximou do pai. A discussão foi grande e num impulso Marcelo empurrou o pai que caiu no mar. Thiago ouviu um grito e subiu correndo, porém quando chegou era tarde, viu seu pai se debatendo nas águas e um grande tubarão se aproximando, sem poder fazer nada, Francisco acabou sendo devorado pelo monstro assassino.
Após o acontecido, retornaram para praia, no entanto Thiago ficou sem saber o motivo daquele encontro, acreditando que a morte do pai teria sido um mero acidente. Rose que estava escondida na lancha saiu sem que ninguém percebesse, entretanto presenciou tudo o que aconteceu e sabia que a morte de Francisco se deu pela discussão que Marcelo teve com seu pai.
As autoridades municipais e estaduais ao tomarem conhecimento da morte de Francisco, um ilustre empresário recifense, causada por um tubarão próximo ao litoral, começaram a se preocupar com os tubarões que povoam as praias pernambucanas e vários meios de comunicações começaram a divulgar tal fato, sempre com a mesma tecla:

"Quanto custa ao banhista nas praias do Recife e Jaboatão uma mordida de tubarão? Uma perna? Um braço? Quem irá indenizá-lo pela perda caso ela não seja total, ou seja, a própria vida?"

A resposta sobre essa epidemia que aterrorizava o Recife vinha de investigações do final dos anos 70 e inicio dos 80 do século passado, quando ambientalistas, biólogos, pesquisadores e jornalistas posicionavam-se contra a construção do Porto de Suape ao sul do Recife. Técnicos do Governo Marco Maciel geriam às críticas acusando-os de serem "histéricos contra o desenvolvimento de Pernambuco".
Na verdade o que acontecia, era que naquela época não se preocupavam muito com o desenvolvimento ambiental e os ambientalistas acusavam aquela gigantesca obra do Porto de Suape, como uma catástrofe ambiental que alteraria radicalmente o ecossistema marinho na costa sul da região do Recife. Foi feito um aterro de vasta extensão de mangue e escavação do fundo do mar para aumentar a profundidade e para os biólogos e ambientalistas da época, essas mudanças bruscas reforçam a tese de que isso ajudou no aparecimento de mais tubarões para aquela área, já que além de ter causado o desaparecimento dos peixes, as presas dos tubarões, o Porto do Suape criou uma rota, um canal de águas profundas, para grandes navios atracarem. E assim criou também uma rota para os famintos tubarões, que seguem as embarcações a catar restos de comida atirados no mar.
Depois da morte de seu pai, Thiago procurou se informar sobre a razão dos tubarões escolherem aquela região e descobriu que uma das principais causas foi a construção do Porto de Suape e junto com alguns biólogos, pensava em encontrar um meio de diminuir a presença deles naquelas praias, uma vez que a morte de Francisco lhe causara um tremendo trauma daqueles animais, e após o ocorrido, se distanciou muito mais de Marcelo e procurou montar seu próprio negócio. Marcelo se mudou para São Paulo e acabou cortando o pouco da relação que tinha com o irmão.
O tempo foi passando, Thiago aos poucos foi reconstruindo o patrimônio que o pai tinha, e montou uma nova empresa de pesca, que agora se chamava "Tubarão". Conheceu Leila, uma linda mulher e estava de casamento marcado.
Marcelo que morava em São Paulo, tomou conhecimento de como estava o irmão no Recife e resolveu procurá-lo, contudo seu acesso na empresa Tubarão foi negado e ao sair, algo lhe chamou a atenção, na entrada da empresa havia um tubarão de metal sobre um pilar e aquela imagem lhe trouxe muitas recordações, depois, saiu dali muito revoltado, jurando vingança e acabou arquitetando um plano para tomar tudo do irmão.
Andando pelas ruas do Recife, lembrou de quando estava mergulhando e foi atacado por um tubarão, acreditando que aquilo que havia visto no mar quando quase morreu atacado por um tubarão, poderia ser o tesouro ou uma indicação que levasse ao tesouro que seus familiares haviam roubado dos holandeses. Mais que depressa, procurou um amigo que era especializado em mergulho, e juntos foram em busca do tesouro. Para a surpresa deles, o que tinha visto naquele dia era realmente o tesouro e com a ajuda de uma equipe especializada, conseguiu resgatar os milhões em jóias, levando tudo para terra firme e rapidamente procurou trocar todas aquelas jóias por dólares.
Chegou o dia do casamento de Thiago com Leila e antes de chegar à igreja, Marcelo com um carro, interceptou o carro do irmão numa corrida infernal pelo centro do Recife e tomou o seu lugar. Alguns homens tomaram Thiago, o amordaçaram e o levaram para um barco em alto mar, enquanto Marcelo seguia para a igreja e se casava com Leila no lugar do irmão. Leila percebeu que seu noivo estava diferente, pois parecia que havia mudado e pressentiu que era outra pessoa, no entanto o casamento seguiu.
Os homens levaram Thiago para alto mar e numa certa altura, pararam o barco e jogaram pedaços de carne e sangue, para atrair tubarões, depois jogaram Thiago na água e com um binóculo observaram ao longe a guelra de um tubarão se aproximando e saíram daquele local. Thiago começou a nadar e de longe mais tubarões se aproximaram. O desespero era total e tentou se aproximar de umas pedras, porém os tubarões já estavam no local onde havia sido jogado o sangue e se aproximava de sua presa. Thiago que já estava quase sendo pego por um tubarão, conseguiu subir numas pedras, mas escorregou, caiu e bateu a cabeça, ficou desacordado por algum tempo, até que foi resgatado por um barco pesqueiro que se aproximou, no entanto ao acordar, não se lembrou de mais nada, pois teve uma perda da memória com a pancada. O pescador o levou para sua casa em Cabo de Santo Agostinho e junto com sua esposa cuidou dele até se recuperar por completo.
Algum tempo depois de todos esses acontecimentos, Marcelo permaneceu casado com Leila no lugar do irmão, porém desde o dia que saiu da igreja, sua vida com a esposa era outra, iniciaram uma briga já na lua de mel e Leila percebeu que algo estranho estava acontecendo e acreditava que aquele não era o homem por quem se apaixonou, no entanto como não conheceu o irmão gêmeo de Thiago e nunca teve contato com ele, nem imaginava que tivesse ocorrido a troca de papéis. Marcelo assumiu o lugar do irmão na empresa e como Leila era uma pessoa de posses e tinha mais duas indústrias de pesca, houve uma fusão das empresas, e a empresa Tubarão passou a ter mais duas filiais, sendo a matriz no Recife, uma filial em Cabo de Santo Agostinho no litoral sul do estado próximo ao Porto de Suape e outra filial em Cabedelo, ao norte da cidade de João Pessoa na Paraíba, também próximo ao porto.
Thiago se recuperou do trauma, no entanto não se lembrava de nada, nem mesmo se recordava quem realmente era. Agradeceu a ajuda que o pescador e sua senhora lhe deram e foi para o Recife a procura de emprego. Como no tempo que ficou na casa do pescador teve que ir para o mar trabalhar com a pesca, foi à empresa Tubarão pedir um emprego. Estava irreconhecível, uma vez que seus trajes eram de uma pessoa humilde, usava sempre um chapéu e a barba grande. Após conversar com a pessoa responsável pelo departamento de pessoal da empresa, conseguiu o emprego e se deu por satisfeito, ia trabalhar como faxineiro, já que era a única vaga disponível no momento.
Rose, a secretária da antiga empresa Pescado Salgado de propriedade de Francisco, estava trabalhando na empresa Tubarão e era uma pessoa mesquinha e interesseira, dotada de um verdadeiro mimetismo animal, capaz de passar por cima de tudo e de todos para conseguir seus objetivos e como tinha acesso a todos os negócios e compromissos de Thiago que na verdade era Marcelo agora, acabou descobrindo que era um irmão gêmeo se passando pelo outro. Sabendo-se disso, não podia perder uma oportunidade como esta de tirar algum proveito e começou a chantageálo exigindo dinheiro, pelo contrário contaria toda a verdade inclusive o que sabia sobre a morte de Francisco. Marcelo ficou furioso e junto com Domingos, um dos diretores da empresa que também era seu comparsa, andando pelos corredores da empresa conversando, discutiam um meio de eliminar Rose, uma vez que ela sabia demais. Essa conversa não ficou só entre eles, pois Thiago que estava varrendo ali perto ouviu o que eles diziam e começou a desconfiar que seu patrão não fosse uma boa pessoa e que ele estava envolvido com fraudes e em negócios obscuros.
Marcelo queria esconder os 20 milhões de dólares do tesouro num lugar secreto e seguro e num certo dia, ficou até mais tarde na empresa esperando que todos saíssem. Depois foi na entrada, abriu o tubarão de metal que enfeitava a empresa, e como ele era oco, colocou todo o dinheiro dentro, já que ali tinha certeza que ninguém nunca iria mexer. No outro dia, procurou uma empresa especializada e mandou fazer mais dois tubarões idênticos àquele e ocos também e os colocou um em cada filial, logo na entrada, para despistar. Rose achou estranha a atitude de seu patrão em mandar fazer mais duas peças de tubarões iguais aquele que existia na empresa de Recife e acreditou que pudesse haver algo de estranho por trás dessa decisão, já que dias atrás o presenciou analisando aquele tubarão e ouviu uma conversa de Marcelo e Domingos mencionando sobre o tesouro que havia sido resgatado do mar e que estavam precisando de um esconderijo secreto para ele. A partir desse conhecimento, Rose resolveu ficar de antenas ligadas para descobrir algo a gim de lucrar com isso.
Certo dia Rose estava andando pelos corredores da empresa e deparou com Thiago limpando uma escada e ao observá-lo bem, o achou muito parecido com o dono da empresa. Thiago não entendeu o que aquela mulher pretendia, entretanto ela desconfiava de algo e marcou de sair com ele após o expediente. Logo mais à noite, Rose começou a lhe fazer muitas perguntas e dizia que iria ajudá-lo. Juntos foram a um barbeiro, onde foi feita sua barba, cortado seu cabelo e a moça ainda lhe ajudou com suas roupas, e depois de todo esse trato, mostrou uma foto de Marcelo e descobriram que eles na verdade eram idênticos. Thiago achou tudo muito estranho, contudo depois muita conversa e várias revelações, sua memória começou a voltar e o choque fez com que todas suas lembranças voltassem. Thiago pediu a ajuda de Rose para esclarecer tudo, já que agora pretendia continuar escondido até que conseguisse desmascarar o irmão impostor.
Alguns dias depois, usando um disfarce, Thiago circulava pelos corredores da empresa e ao deparar com aquele tubarão na entrada da empresa, sentia muitas dores de cabeça, pois se recordava de tudo o que havia passado. Numa conversa em particular com Rose, Thiago mandou que contratasse alguns homens para que roubassem aquele tubarão e os outros das duas outras empresas e que dessem um fim neles, já que a cada vez que passava por eles, sentia muitas dores na cabeça pelas lembranças ruins que eles causavam.
O trabalho foi feito e num horário em que ninguém se encontrava na empresa. Foi facilitada a entrada dos homens por Rose que retiraram aquele tubarão do local. Mas Rose que havia presenciado seu patrão analisando aquele tubarão e depois mandou fazer mais duas réplicas dele, acreditou que algum segredo os envolvia, sendo assim ordenou para que os homens deixassem aquele tubarão que tiraram da matriz em sua casa, as outras réplicas, mandou que fossem jogados ao mar ou que dessem qualquer outro fim.
Marcelo ao descobrir que os tubarões foram roubados, ficou furioso, uma vez que seu tesouro se encontrava dentro de um deles e acreditou que Rose poderia estar envolvida naquele sumiço. Começou a questioná-la sobre aquele tubarão que estava ali na empresa do Recife. Rose disse que não sabia de nada, no entanto ouviu dizer que em João Pessoa um exemplar igual aquele havia sido vendido numa feira. Imediatamente seguiu para lá, mas após muitas investigações, nada descobriu até que ficou sabendo que num antiquário existia um exemplar igual e acabou comprando e levando para o Recife, contudo ao chegar abriu e percebeu ser oco, acreditando que encontraria os dólares, mas sua tentativa foi em vão.
Rose quando ficou sabendo que Marcelo havia comprado um tubarão em João Pessoa, e depois de todo aquele interrogatório, chegou a conclusão que existia algo por trás daquele tubarão, porém não conseguia descobrir o que era. Em casa começou a raspar o tubarão acreditando que ele havia transformado o tesouro em um tubarão de ouro, mas suas tentativas foram frustradas, depois procurou Thiago e lhe contou a história sobre o tesouro e sobre o tubarão que estava em sua casa, e também sobre suas suspeitas.
Rose fez mais uma descoberta, espionando a indústria, descobriu que em embalagens de sardinhas, em vez de sardinhas, estavam sendo colocadas drogas dentro das latas e mais uma vez contou o que sabia a Thiago, porém para tirar mais algum proveito, resolveu chantagear Marcelo, dizendo que sabia das drogas enlatadas.
Essa chantagem foi a gota d?água, pois Marcelo se encheu das ameaças e contratou um homem para dar um sumiço na moça.
Thiago estranhou muito o desaparecimento da amiga que tanto lhe ajudou e após alguns dias, assistiu numa reportagem de TV sobre o corpo de uma moça que foi encontrado todo desfigurado numa praia ao sul do Recife e após averiguações descobriu ser de Rose. Para ele isso era uma prova de que Marcelo era um mau caráter e assassino, resolveu procurar Leila e contar tudo. A partir da revelação, tudo ficou claro para Leila que não entendia a mudança do marido após seu casamento, e muito revoltada, foi à polícia e entregou toda a trama do falso esposo.
A polícia resolveu fazer uma busca na empresa e flagrou as drogas sendo enlatadas. Domingos foi preso em flagrante e confessou tudo, entretanto Marcelo conseguiu fugir. Na fuga se encontrou com Thiago e juntos começaram a discutir e a colocar tudo em pratos limpos. Thiago exigiu que lhe contasse qual era o mistério que envolvia o tubarão que havia sido roubado da empresa e que sabia que ele estava relacionado com o tesouro que havia sido resgatado do fundo do mar, e num tom de ameaça, disse que foi ele quem havia mandado retirar aquilo de lá e que agora um estava na casa de Rose. Marcelo disse que o tesouro havia sido transformado em dólares e que o tubarão havia comido o dinheiro, depois deu um soco no irmão e seguiu para a casa de Rose.
Thiago se recuperou, e de início não entendeu o que o irmão quis dizer sobre o tubarão ter comido os dólares, depois tomou um táxi e seguiu para a casa de Rose e no caminho lembrou que aquele tubarão era oco e entendeu que o dinheiro só poderia estar dentro dele, e que agora iria descobrir mais uma das falcatruas do irmão. Ao chegar ao local, Marcelo já havia aberto o tubarão e retirado os dólares o colocando num saco e no momento de sua chegada o viu fugindo. Thiago o seguiu numa perseguição infernal pelo centro do Recife e sobre uma das pontes da cidade, o carro de Thiago conseguiu interceptar o de Marcelo que parou o trânsito. Os dois brigaram muito e quando Thiago tentou puxar o saco com os dólares, foi um puxa daqui, outro puxa dali e o saco se rasgou, fazendo com que os dólares voassem sobre as límpidas águas numa cena verdadeiramente bela, como se fosse uma chuva, uma verdadeira tempestade, só que de dinheiro.
Marcelo muito revoltado pegou o carro e fugiu, e a perseguição continuou até que se encontraram próximos de uma lancha e os dois irmãos mesmo discutindo muito embarcaram e rumaram para alto mar sozinhos. A lancha parou e a briga aumentou. As coisas começaram a se esclarecer quando Marcelo confirmou que foi ele quem mandou matar Rose, que foi o responsável pela morte de seu pai e quando disse que não sabia o que ele viu em Leila, pois a considerou uma mulher muito sem graça. Essas palavras foram cruciais e Thiago deu um soco em seu irmão fazendo-o cair no mar, porém se apavorou, uma vez que achava que o irmão era um mau caráter, mas não queria que morresse. Pensou em retirá-lo do mar, no entanto apareceu um tubarão assassino que o devorou, não dando tempo para mais nada.
O tubarão depois de devorar Marcelo deu pulos n?água, e desapareceu no oceano como se tivesse cumprido uma missão.
Thiago voltou para terra firme e tudo ficou esclarecido, retomou sua vida normal com Leila e procurou esquecer tudo o que aconteceu nos últimos tempos.
Após a morte de Marcelo no litoral pernambucano sendo vítima de um tubarão, as autoridades cogitaram a proibição do banho de mar ao longo de trechos de praias e anunciaram a caça ao tubarão, a pretexto de estudo.
A impressão que ficava era que o tubarão acabou virando o vilão da história, mas na verdade não foi nada disso, pois o tubarão era apenas uma vítima assim como nós e os personagens dessa história. Seu habitat foi alterado, eles se aproximam da praia a procura de alimentação e acabam atacando os turistas e banhistas, pois se tornavam as presas mais fáceis.
Thiago após se reestruturar novamente, fez uma reunião com as autoridades municipais e estaduais, e depois de terem aberto a temporada de caça ao tubarão, as empresas "Tubarão", aderiram a caça da espécie, sempre sendo supervisionada pelos biólogos marinhos, e começaram a comercializar a carne e a fabricar produtos oriundos do tubarão.
Thiago e Leila se expandiram muito com os negócios e montaram outras filiais das Indústrias Tubarão no Rio de Janeiro, em Santos e em Paranaguá e com muita honestidade, usando de recursos sempre dentro da lei, estão muito bem e vivem felizes com seus dois filhos que acabaram de nascer, os gêmeos Maurício e Miguel.




TUBARÃO