"Tropa de elite III"
Filme da vida real

Nos cinemas está passando Tropa de Elite II e no Rio de Janeiro a continuação dessa trilogia está sendo filmada ao vivo. Numa produção digna de Hollywood, com violência gratuita em todas as cenas, as filmagens não têm hora pra terminar. A polícia mostra seu poderio e os traficantes sua organização criminal. A população no meio de tudo recebe no peito muitas vezes os tiros perdidos de ambos os lados dessa guerra social.
Há muito tempo uma população ficou à margem da sociedade, crescendo de forma desordenada, sem o apoio do estado. Buscando meios de se auto-sustentar, criou-se uma sociedade organizada, onde a criminalidade fez as suas próprias leis, criou sua própria ordem. Não podendo mais se expandir esses proscritos desceram e bateram em nossa porta, exigindo o troco, a omissão de décadas. Criaram um comércio ilegal, mas muito lucrativo, vendendo seus malogros para os filhos daqueles que os esqueceram.
O estado mandou sua força e a fim de extirpar esse tumor quer nasceu no centro da sociedade, resolveu dar um paliativo, um analgésico, para dar satisfação à sociedade. Expulsaram bandidos e instalaram um regime quase ditatorial, onde todos são suspeitos. Apreenderam armas, drogas e bandidos, desorganizaram o crime, mas quem garante que em cima desses escombros será erguida uma condição digna de vida? Quem garante que o estado vai prover necessidades básicas?
Como disse o Capitão Nascimento, acho que todos são uns fanfarrões nessa desorganização estatal. Antes que essa massa desça as ladeiras exigindo sua parte nesse país, é melhor dividirmos o pão a tentar esconder pra comer sozinho.


MÁRIO SILVIO PATERNOSTRO