Trocar ou não trocar de casa - eis a questão! Trocar de casa deve ser um acontecimento bom e na maioria das vezes é. Em geral, quando alguém troca de casa, troca para melhor. Ou a casa é mais espaçosa, ou está localizada num bairro mais chique ou mais tranquilo, ou... As variáveis são muitas e não há tempo, nem disposição para dissertarmos sobre todas elas aqui e agora.

De qualquer forma, importa referir que não estamos falando de uma ciência exacta. Às vezes a mudança é mesmo para pior. Existe a possibilidade de não conseguir pagar o aluguel da casa e ter de mudar para uma casa mais barata, o que é sempre uma situação triste. Por outro lado, e o que também não deixa de ser triste, é quando mudamos convencidos de que estamos a trocar para melhor e afinal estávamos errados! Nem tudo o que parece é e uma casa mais cara, num bairro mais "in" pode não trazer o mesmo contentamento que uma casa mais económica num bairro mais pobre, mas que por alguma razão nos faz felizes. Já para não falar da saudade e da nostalgia que chega na hora da mudança...

Dúvidas à parte, a maioria das pessoas decide trocar de casa quando a oportunidade surge. Mas é preciso ter alguns cuidados. Às vezes economizar na burocracia não é uma boa solução; é melhor que fique tudo assente por escrito, para depois não haver dissabores. Outro conselho é o de não comprar ou alugar uma casa sem a visitar primeiro. Eu sei que parece óbvio, mas acredite que há quem se limite a ver fotografias e a ler a descrição on-line e nem sempre o que aparece no computador corresponde à realidade.

Outro cuidado a ter é o de ir conhecer a zona. Por melhor que seja uma casa, ela não o fará feliz se ficar situada numa zona da qual você não gosta. Por isso, se a troca de casa implica também a troca de cidade, é melhor ter algum cuidado. Por fim, se o contracto verbal inclui algum mobiliário e electrodomésticos, é bom que isso fique registado por escrito. É claro que também poderá ter sorte e ser agradavelmente surpreendido como aconteceu com a minha melhor amiga. Ela que contava com uma casa vazia apenas teve de comprar dois electrodomésticos, para ser mais exacta uma secadora de roupas brastemp e um frigobar consul!