Norma Ap. Silveira de Moraes – Psicóloga e Escritora. 25/01/12

Trocar as sacolas (supermercados) pelos sacos de lixos tradicionais é a solução?

            É muito bom poder colaborar pela salvação do planeta e todos devem aderir a este movimento tão importante começando pela reciclagem em casa. Todo lixo deve ser corretamente separado pois tem os catadores de lixo (vivem do lixo reciclável), e os lixos devem ser reaproveitados por indústrias que usam materiais destes tipos tais como: papel, latas em geral, vidros, plásticos, etc.

Atualmente chegou a proibição de fornecimento de sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais como mercados e supermercados. Há muitas opiniões controversas sobre o assunto e indo ao supermercado podem-se perceber os clientes com opiniões para se pensar a respeito. A maioria dos consumidores, usa as sacolas para colocar lixo doméstico não dependendo dos sacos de lixo tradicionais (pretos). A pergunta que fica é a seguinte. Em que estamos ajudando o planeta, se estamos somente substituindo a sacola pelos sacos? Que alternativa foi oferecida aos consumidores a não ser comprar sua própria sacola e ainda mais cara. As caixas de papelão não podem ser alternativas e nem sacos de papel como foi visto na TV, pois o resultado serão ainda mais árvores cortadas, o que será muito pior para o meio ambiente já que precisamos das árvores para respirar e para proteger o terreno. E como fica a garrafa plástica de refrigerantes e outras embalagens que são ainda piores para o meio ambiente? Quase não vemos os retornáveis.

Infelizmente se faz algumas leis sem pensar no povo, sem darem alternativas, e com interesse de alguns empresários em lucrar mais e de alguns políticos em aparecer. Nesta agora se for para ajudar o planeta só se jogarmos o lixo na rua sem sacos e se houvesse quem recolhesse ou sistema de recolhimento moderno como em alguns paises ainda assim seria viável. .

Ouvindo conversa de pessoas no supermercado, muitas donas de casa estão até mesmo revoltadas pois reciclam seus lixos, tem consciência ecológica, entretanto o que muda para elas é a compra do saco de lixo principalmente por que a troca de sacos é normalmente diária para não acumular lixo, evitando assim doenças e insetos como a dengue e outros.

Por outro lado deveria ser mais limitado sim, o uso de sacolas e sacos de plásticos, vasilhames e outros. Mas porque os consumidores precisam comprar sacolas ecológicas, não seria no caso fazer as sacolas maiores e assim serem fornecidas pelo estabelecimento?  É onde o povo contesta e faz a hipótese de jogos políticos e de empresários que só pensam nos lucros. Na mídia vemos o aplauso do povo, mas pessoalmente vemos a decepção e frustração. Não seria o caso de deixar livre cada consumidor fazer sua própria escolha? Quem leva sacolas no mercado é porque compram o saco de lixo tradicional. E os demais usam as sacolas como sacos de lixo, o que é um bônus do mercado, e um aproveitamento já que não tem alternativa mais ecológica, a não ser o mercado fornecer a sacola ecológica e não cobrar do consumidor, pelo que esta já está embutida no preço final dos produtos. O correto seria a lei para que todos estabelecimentos comerciais mudassem suas embalagens para uma opção mais ecológica, e não o povo arcar com as consequências, já que temos classes sociais diferenciadas e seria mais um gasto para os menos favorecidos que já ganham tão pouco diante dos preços tão altos. Há aqueles que nem carro tem e usam as sacolas para levarem os produtos para casa. É a polêmica do momento, para pensar, colaborar, pensar em boas alternativas que sejam verdadeiras, úteis e ecologicamente corretas. Temos direito de ter a sacola na hora da compra e não somos obrigados a levar nas mãos o que compramos. As sacolas que os mercados oferecem para o consumidor comprar é muito fraca e estão mesmo querendo que pagamos o que são de obrigação de quem vende. Eles que compram sacolas biodegradáveis, para oferecer a seus clientes.  O povo sabe o que é bom para o planeta e o que por trás de alguns que aproveitam da campanha ecológica. O ideal seria não usar sacos de lixo nenhum.