Trilhas terraceadas?

 O que seriam trilhas terraceadas?

 Trilhas nada mais são do que caminhos que geralmente são percorridos por alguma população. Essa população não necessariamente precisa ser de humanos como nós. Por exemplo, ao caminhar por pastagens, pode-se observar trilhas que o gado geralmente utiliza para se deslocar. Nota-se nesses caminhos que o solo se torna altamente pisoteado.

 Em pastagens em locais íngremes, geralmente estas trilhas compactadas se tornam, aproximadamente, paralelas às curvas de nível do terreno. Quando visualizadas de longe, essas trilhas lembram “arquibancadas” no sentido que elas tem um intervalo aproximadamente regular entre uma e outra ao longo da encosta e também pelo fato desse caminho se tornar mais ou menos plano, como uma estrada feita em áreas declivosas. Para a sua construção, grandes volumes de terra são removidos e o piso da estrada se torna plano. Por essa razão, essas trilhas se parecem visualmente com alguns terraços agrícolas onde se pratica agricultura irrigada na Ásia, por isso esse tipo de trilha recebe o nome de trilha terraceada (do inglês “terraced trails”).

 Vale colocar aqui a única semelhança entre as trilhas terraceadas e os terraços onde se pratica agricultura irrigada na Ásia é visual. Na verdade, as trilhas terraceadas por terem solos altamente pisoteado, possuem baixa infiltração de água no solo. Assim, elas podem ser fontes de enxurrada que, por sua vez, pode causar erosão do solo.

 Por último, as trilhas compactadas descritas acima são muito comuns em pastagens com alta quantidade animais (alte densidade). Nesse sentido, o controle do número de animais se torna fundamental para a manutenção da produtividade da pastagem assim como para proteção do solo.

 Preparado a partir de:

 COX, G.W.; ATKINS, M.D. Agricultural Ecology: an Analysis of World Food Production Systems.San Francisco: W.H. Freeman and Company, 1979. 721p.