TRÊS VEZES GRAÇA

Logo após a desobediência do homem no paraíso, Deus demostra sua eterna e maravilhosa graça. Ele procura Adão, o acha e por três vezes lhe dá oportunidade de arrepender-se. Por igual vezes Adão rejeita. Não reconhece, não arrepende-se, e o pior, a culpa cai em Eva, que vai para serpente e acaba em Deus. Alguma semelhança conosco? Já viu este filme? Temos errado e não procuramos restauração? Transferimos responsabilidades? Desprezamos repetidamente o Criador? Precisamos reconhecer o Adão que vive em nós.

“ONDE ESTÁS? foi a primeira oportunidade que Deus deu quando achou Adão. Deus é onisciente, mas fez essa pergunta para abrir o caminho do diálogo. Deus o visitava nos fins das tardes, mas agora tem que procurá-lo. Acabou a comunhão. Aonde nós também temos andado? O que temos feito por aí? Com quem nos encontramos no final das tardes? Adão é achado e diz: “Ouvi tua voz no jardim, tive medo porque estava nu e me escondi.” É fazer o que quer e pensar em permanecer nu, com medo e escondido no jardim. Não há como, o “onde estás?" nos alcançará. A Deus pertence o jardim e o pecado não habita nele.

“QUEM TE FEZ SABER QUE ESTAVAS NU? ” foi a segunda pergunta. Quando Deus fez o homem ele vivia nu e não se envergonhava. Agora, a diferença não é a nudez, ela continua a mesma, mas são as intenções. Quem, ou o que fez Adão ter vergonha? O conhecimento do mal, que vem com o pecado, e nos deixa envergonhados, nus diante de Deus no seu jardim. Quando éramos criança nosso coração era puro e não havia maldade. Com o pecado vem o conhecimento do mal e a vergonha. O diabo e o mundo tentam aflorar em nós o saber do mal. Deus vê todas as coisas, não somente a nudez do corpo, mas as intenções profundas do ser. Você fica constrangido da sua nudez diante dEle? Deus quer purificar teu coração. [Ribeiro1] 

A  resposta de Adão foi: “A mulher que me deste como esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.” Ele foi covarde em não assumir sua culpa, e a transferiu para mulher. Note que nas entrelinhas ele jogou responsabilidade para quem deu a mulher para ele: Deus. Temos que ter cuidado em transferir culpas. Além da covardia e impedir o quebrantamento, elas sobem aos céus. O destino final de toda murmuração é sempre a habitação de Deus.

“QUE É ISSO QUE FIZESTE?” foi a  terceira cartada de misericórdia. Ela foi dirigida a Eva que repetiu a mesma atitude do marido: transferiu a responsabilidade. Botar culpa na serpente, no diabo, é uma fuga grotesca e recorrente. É o que temos visto muito por aí no cotidiano. Como a Bíblia é atual!

A Bíblia diz – Is 6:3 e Ap 4:8b - que os anjos de Deus proclamam sem cessar: “Santo, santo, santo...”  Ele é o “três vezes Santo”. Esta tríplice repetição remete ao infinito. Deus é eternamente santo. Outra vez: Pedro nega Jesus três vezes e quando ele ressuscita, também por três vezes Cristo ministra ao seu coração: “Pedro, tu me amas?”  Esse é o eterno amor do Deus trino. Pedro é restaurado. No Éden são dadas três oportunidades. Essa é a graça infinita. Quantas você precisa?   

A graça eterna do Criador te aguarda no pôr-do-sol do jardim. Apareça!