Todo gestor já deve ter se perguntado: Qual tipo de liderança eu devo exercer para deixar minha equipe motivada? Afinal, todos sabem a importância da motivação empresarial para o sucesso de uma organização. Ser um bom líder é um papel fundamental que deve ser exercido por um gestor preocupado com o bom encaminhamento de sua empresa e com a qualidade de sua equipe. E saber conduzir os profissionais da melhor forma possível é fundamental.
Com base na criação de uma relação equilibrada e de sucesso entre gestor e colaborador, pode-se dizer que três tipos de liderança se destacam:
• A liderança educativa: onde os líderes são aqueles que sempre costumam dar o exemplo, estão abertos para trocas de conhecimentos, tanto profissionais como pessoais, e plantam nos seus liderados a semente da responsabilidade com o trabalho e com suas responsabilidades.

• A liderança carismática: onde os líderes são os que conduzem os seus liderados à confiança e obediência espontânea. Gera uma relação de admiração e aceitação entre seus profissionais.

• A liderança inspiradora: esses líderes têm o poder de atrair seus regidos. Dificilmente ele ordena tarefas, os liderados estão sempre dispostos a fazer tudo que é necessário para o bom comprimento das atividades.
Para alcançar a plenitude da motivação empresarial o líder tem que desempenhar a sua função da forma mais coerente com seus objetivos. Já que no mercado de trabalho atual é possível encontrar diversos fatores que dificultem esse bom entendimento, a empresa deve investir no seu empregado de diversas formas. O funcionário tem que se sentir incluído, ser encarado como parte da organização e não só uma peça na produção criativa.
Desta forma o papel do líder no sistema operacional da empresa também evolui. O “chefe” - figura tão temida - passa a assumir o papel de líder, um facilitador das relações de trabalho. O líder tem que ter consciência que ele representa uma referência para seus liderados e as suas atitudes influenciam, de forma positiva ou negativa, no comportamento da sua equipe.