Três maneira de combater o déficit orçamentário de um governo

Caso um governo apresente déficit orçamentário, basicamente há três meios de saná-lo. O primeiro deles consiste na elevação de impostos. Ao elevar ou criar impostos, o governo passa a arrecadar mais. Se esta arrecadação maior exceder os gastos, então o déficit foi solucionado. O problema desta medida é que o aumento de impostos tende a desestimular a atividade econômica e, assim, tende a gerar desemprego.

 Uma outra maneira de acabar com o déficit é através da redução de gastos do governo. Ao reduzir os gastos, se tal redução ocorrer de forma que a arrecadação possa ser igual ou maior que o gasto depois da diminuição dos gastos, então há o fim do déficit.

 Por fim, uma outra maneira de combater o déficit consiste em estimular a atividade econômica. Ao fazer isto, como a atividade econômica paga imposto, com maior atividade econômica há mais pagamentos de impostos que resulta em maior arrecadação.  

 Da mesma forma que pessoas que gastam mais do que ganham não são vistas com bons olhos por aqueles que emprestam e investem dinheiro, os governos que gastam mais do que arrecadam são vistos de maneira temerosa por investidores, que, em última análise, são aqueles que estimulam a atividade econômica de um país.

 Preparado a partir de:

 First predisential debate: Obama vs. Romney. Disponivel em: http://www.youtube.com/watch?v=aYKKsRxhcro acesso em 15 de março de 2013.