Para uma vida cristã ativa precisamos de: Ir à igreja; saudar as pessoas com a paz do Senhor; praticar a caridade e o amor tão pregado por Jesus?

Sim, mas não é só isso! Temos sim de ir à igreja, ter um relacionamento com os irmãos e ser caridoso e amoroso; mas para termos uma vida cristã ativa precisamos mais do que um relacionamento com amigos da igreja. Temos de ter um relacionamento intimo com Deus. Ou melhor, precisamos ter um relacionamento intimo com Deus!

É nesse relacionamento onde vamos extrair os nossos três fundamentos necessários para uma vida cristã ativa.

A ordem dos fundamentos não indica o teor nem apontam o grau de importância de cada um, declarando um principal; os fundamentos completam-se entre si!

1º Fundamento

             Oração: Partindo de um conhecimento Secular acerca da bíblia eu chego a uma conclusão: é preciso orar para falarmos com Deus. Eu defino o ato de orar como, o ato de falar com Deus. Já à luz da bíblia, partindo de um conhecimento profundo acerca dela eu posso encontrar uma necessidade do ser humano orar. E essa necessidade não é igual a comer, beber e dormir (coisas que o ser humano precisa para sobreviver). Essa necessidade assemelha-se ao para viver.

Quando o profeta Isaias deu a noticia ao Rei Ezequias que deixasse a sua casa em ordem porque ele iria morrer, ele vira o rosto para a parede e ora ao Senhor (Is 38.2). Então o Senhor faz retroceder dez graus a sombra pelo sol declinada no relógio de Acaz e lhe é atribuído mais 15 anos de vida (vers 5-8).

Ana era provocada excessivamente por Penina (Ana não podia gerar filhos, por quanto o Senhor lhe tinha serrado a madre). A historia bíblica conta que Ana com amargura de alma vai até o templo e ora ao Senhor lhe pedindo um filho varão (I Sm 1.10). O Senhor atendeu a sua oração e lhe deu Samuel.

O Senhor ouve e atende as nossas orações, e para termos um dialogo permanente com ele é necessário a nós, orarmos a ele. Não de qualquer forma, mas, orarmos com a alma.

2º Fundamento

            A Palavra: Certa feita um pregador falou que para adorar a Deus é necessário que quem o adore primeiro o conheça. E para chegar ao conhecimento de Deus temos que ter o conhecimento de sua palavra. Não é certo que venhamos a conhecê-lo ignorantemente, mas, sim com o norteamento à luz da Bíblia.

            E é à luz da Bíblia que irei embasar o nosso segundo fundamento para uma vida Cristã ativa. Um dos textos que eu irei usar é bastante conhecido por todos: O primeiro capítulo do livro de Josué. O Senhor deixa bem claro a importância da sua palavra quando diz a Josué: “Não se aparte da sua boca o livro desta lei; antes, medita nela de dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nela está escrito;” (Js 1.8).

            Toda a bíblia é repleta de orientação e instrução sobre o uso da leitura bíblica, então irei usá-la como respaldo e argumento em seu próprio favor.

(Sl 1.1-3) “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.”.

(Sl 119.9) “como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.”.

(Sl 119.11) “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”.

(Sl 119.96-97) “A toda perfeição vi limite, mas o teu mandamento é amplíssimo. Oh! Como eu amo a tua lei! É ela a minha meditação em todo dia!”.

(Sl 119-105) “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para o meu caminho.”.

Ou seja, a Palavra é necessária para o homem; purificar-se, prevenir-se contra o pecado. Ele deve amá-la, para ser guiado e para viver. Por que devemos conhecer a verdade para nos salvarmos. E quem é a Verdade? Jesus! Como conhecê-lo? Através da Palavra!

3º Fundamento

            Adoração: Assim como os outros fundamentos este é de grandiosa importância para termos uma vida Cristã ativa. Na verdade os fundamentos dependem um do outro e se completam; precisamos conversar com Deus; mas para termos uma conversa mais apurada é preciso o conhecimento de Deus; e para conhecê-lo e conversarmos com Ele é preciso adorá-lo; ou se conhecemos e conversamos com Ele sabemos que precisamos adorá-lo.

A Bíblia recomenda que nós devemos adorar a Deus (Sl 29.2), (Sl 96.9). O Senhor Jesus está à procura de adoradores que o adorem verdadeiramente (em espirito e em verdade).

A adoração a Deus é fundamental em nossas vidas. Tudo que fazemos, deve ser feito para adorá-lo, inclusive orar e ler a sua palavra.

Homens venceram guerras porque adoraram (I Cr 20.21-22); Reis adoraram ao Senhor (II Sm 12.20); Todos os anjos de Deus o adora (Hb 1.6). Nós adoramos? Verdadeiramente adoramos? A adoração tem que ser parte da sua vida, melhor, a sua vida tem que adorar a Deus.

Estes foram os três fundamentos necessários pra uma vida Cristã ativa.

Lembre-se, para falarmos com Deus através da oração, temos que conhecê-lo através da sua palavra e adorá-lo em tudo que fazemos, porque só ele é digno de Honra, louvor e adoração.

Weskley Jakson

04/10/2011