Já se foi o tempo em que as empresas se preocupavam apenas com o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores, para desempenho de suas funções. E cada vez mais, cresce a adoção de conceito de Educação Corporativa, que tem como foco oferecer o aprendizado individual e também os resultados esperados com esse aprimoramento das habilidades de cada profissional.

E esse é grande desafio para as empresas, manter os seus colaboradores em um constante processo de aprendizado.

A educação corporativa é um processo educativo, um sistema de pessoas quem tem por objetivo desenvolver competências, aprendizado organizacional e assim, conseguir atingir o público interno e externo aumentando a competitividade. Esta vai além do treinamento para empresas, por proporcionar o desenvolvimento e uma constante qualificação de profissionais.

O treinamento para empresas é fundamental para a sua sobrevivência, em um mercado tão competitivo. E ter a educação corporativa aliada no desenvolvimento dos profissionais da empresa, pode ajudar e muito no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes dos seus colaboradores e não apenas no conhecimento técnico e instrumental.

Desta forma, a empresa estará desenvolvendo competências e formando profissionais para gerar o sucesso da sua empresa e de seus clientes, proporcionando aprendizagem de acordo com a prática dos negócios.

É preciso estabelecer e possibilitar uma parceria com as universidades e instituições de educação geral e profissional, e assim agregar mais valor a seus programas, proporcionando uma visão global de um negócio para os colaboradores focado no capital intelectual.

Líderes e gestores precisam assumir o papel de educadores e adotar uma postura de responsável pela educação e aprendizado de suas equipes. Profissionais e empresa que consegue falar a mesma língua e utilizam a Educação corporativa como ferramenta de aprimoramento e desenvolvimento de competências, consegue em sua maioria, corrigir deficiência nos seus grupos de colaboradores.