TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 

O treinamento nos dá oportunidade de adquirirmos conhecimentos, habilidades, atitudes para conseguirmos alcançar nossos objetivos dentro de uma organização. Não basta somente colocar o colaborador para fazer determinadas funções, tem que treiná-lo para isso, ao qual seu trabalho será de grande lucro para a empresa.

As pessoas às vezes se sentem receosas em relação a começar em um novo emprego, pois se sentem inseguras em relação ao que irão fazer. Por isso a necessidade de se fazer um treinamento mostrando como será realizado este trabalho, dando oportunidade do colaborador conhecer determinadas funções.

Nesse contexto se estabelece quatro sentidos de o que e como é aprendido e como e quando ocorre a aprendizagem. Para uma empresa ou funcionário isso é importante porque valoriza não só seu patrimônio como dá produtividade, correção em algo que está errado, motivação para trabalhar bem.

Empresa que não treina acaba se desvalorizando no mercado de trabalho, tendo um rendimento baixo e desmotivação de seus funcionários por falta de mão-de-obra qualificada. A execução do treinamento pode ocorrer em três locais diferentes no local de trabalho ensinando a pessoa a manusear máquinas, fora do local de trabalho em relação a atitudes fora do cargo e por último fora da empresa onde irá adquirir conhecimento e competência que não havia na organização.

Sabemos que este treinamento não é uma despesa e sim um investimento para a organização ao qual terá um grande retorno e também deve ser passado pela chefia ou alguém responsável pelo cargo para que possa ensinar dá melhor maneira possível os requisitos básicos para exercer o cargo. Têm que ser uma pessoa com bastante paciência não explosiva se não irá acabar assustando o funcionário, pelos quais os fatores que motivam ainda mais o colaborador são os benefícios, um bom salário, reconhecimento, plano de crescimento ou carreira, bônus.

Ele pode ser realizado individualmente ou em grupo, quando finalizado espera-se que tenha acontecido alguma mudança de comportamento. O objetivo dele é preparar as pessoas, proporcionar oportunidades, mudar a atitudes das pessoas.

É estipulado metas na empresa para que o serviço venha ser feito da melhor maneira em curto ou longo prazo, mas o importante é que consiga atingir seus interesses. Acabando gerando alto lucro para a organização, onde deve ser calculada toda a rotina que teve em questão de tempo, lugar, despesas que acaba variando de uma empresa para outra.

Nos dias de hoje com a alta tecnologia as empresas acabam oferecendo treinamento para seus funcionários para não ficarem de fora, porque se você souber que determinada empresa treina um funcionário como se fosse algo importante para a organização é claro que você se sentirá atraído em trabalhar em um lugar deste e motivado acima de tudo.