O mercado é exigente e os clientes estão sempre querendo inovações, além de um atendimento de qualidade. Nesse sentido as pessoas devem ser dinâmicas, flexíveis diante dos problemas e adaptáveis a mudanças. Para que as empresas tenham esse tipo de pessoas devem investir no Treinamento e Desenvolvimento de seus Recursos Humanos. Podemos dizer que essa é a grande estratégia que possibilita a estabilidade no mercado.

Alta qualidade, bom serviço, inovação e preço são certamente os fatores-chave para o sucesso, contudo o despreparo de seus colaboradores pode inviabilizar todos os outros empreendimentos.

O treinamento é a educação profissional que visa adaptar o homem para determinada empresa. Seus objetivos situados a curto prazo, são restritos e imediatos, visando dar ao homem os elementos essenciais para o exercício de um presente cargo, preparando-o imediatamente. Assim o treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio de maneira imediata.

Já o desenvolvimento esta ligado, aos cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas.

Se encararmos as pessoas como recursos, isto é, como Recursos Humanos, a primeira conclusão que se tira é a de que elas constituem os únicos recursos vivos e dinâmicos com que a empresa pode contar para potencializar os demais recursos organizacionais. Na verdade as pessoas apresentam uma incrível aptidão para o desenvolvimento. As pessoas têm enorme capacidade para aprender novas habilidades, captar informações, adquirir novos conhecimentos, modificar atitudes e comportamentos bem como desenvolver conceitos.

O papel esperado do Treinamento e Desenvolvimento na empresa é que ele seja um órgão atuando de forma integrada e sistêmica com outros órgãos e atividades da área de recursos humanos, bem como com as demais áreas da empresa, associando suas ações com os objetivos da empresa, contribuindo para uma melhor capacitação dos empregados, visando a um aumento da moral, da eficiência, da produtividade e melhoria do ambiente de trabalho.

Nesses termos, o Treinamento e o Desenvolvimento são maneiras de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes.