TREINAMENTO DE CORRIDA NA RUA E NA ESTEIRA

Atualmente a prática de corrida tem se tornado habitual e crescente. Diversas corridas de pequenas e longas distâncias têm sido realizadas. Ultimamente distâncias como 5 km e 10 km tem sido muito utilizadas, fazendo com que o número de pessoas participantes aumente. Com isso surgiram também alguns grupos de corridas e profissionais de educação física que passaram a realizar treinamento de corridas nas ruas.
Mas quais seriam as diferenças entre treinar na rua ou na esteira? Devido ao número crescente de participantes de corrida de rua, dúvidas como essas apareceram também.
O treinamento de corrida na rua torna o treinamento altamente motivador, principalmente em cidades litorâneas, onde a paisagem e local, fazem com que o treinamento não se torne monótono, devido a paisagem e ao local da prática.
Porém seguir algumas dicas para que o treino seja ideal, é importante para que o aproveitamento seja máximo.
Durante o dia, devemos ter como preocupação o clima, temperatura e vestuário utilizado. Dias muito ensolarados e com temperaturas altas, requerem muita atenção com a hidratação (comentado na matéria Hidratação e Exercício), devido a maior perda de líquidos e maior necessidade de termorregulação. O vestuário utilizado deve ser de material leve e de cor clara, para que não absorva tanto o calor. O uso de boné e protetor solar também é indicado por reduzir a exposição ao sol e proteger a pele.
Já durante a noite, algumas outras considerações podem ser expostas, como, por exemplo, a concentração de gases, como o monóxido de carbono a noite é maior, principalmente nas grandes cidades, por isso é importante evitar horários de pico. A segurança da corrida na rua durante a noite diminui devido a menor luminosidade, por isso uma maior atenção com o piso, buracos e desníveis é aconselhado. O uso de objetos reflexos e correr contrário ao fluxo também é uma boa alternativa.
No treinamento realizado em esteiras, é possível ter um maior controle das variáveis, como, temperatura, iluminação, velocidade, o que pode ser importante para um maior rendimento. A esteira possui sistema de amortecimento, que reduz o impacto nas articulações e risco de lesões. O treinamento na esteira proporciona os mesmos benefícios da corrida de rua, e se torna importante também em uma alternativa de treinamento devido a proteção contra ventos e chuvas.
Por essas questões, tanto o treinamento de corrida de rua, quanto o na esteira trazem muitos benefícios à saúde. Sigam as dicas e bom treino!