Carlos Augusto Evangelista Viana*
Sefisa Quixadá Bezerra **


Resumo
Este artigo é o baseado na pesquisa desenvolvida na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (ALEC), aplicada pelo D.R.H em relação ao desempenho das atividades da Divisão de Treinamento (DT). Tem como objetivo, analisar a qualidade e o procedimento na divulgação e distribuição das vagas dos cursos oferecidas aos servidores. Esse trabalho foi desenvolvido através de pesquisa documental e de campo com um questionário de 10 perguntas para 40 servidores escolhidos aleatoriamente entre setores chaves da ALEC. Onde ficou evidenciado que é necessário uma reformulação na maneira da divulgação desses cursos, nos quais os pesquisados admitiram haver falhas no processo de distribuição de vagas para esses cursos, foram apresentadas algumas propostas, como mostrar a viabilidade da construção de um canal permanente de informação, para o servidor poder acompanhar as atividades de desenvolvimento ofertadas, bem como interagir com propostas e apresentar a avaliação do trabalho realizado. Este artigo mostra também as etapas de um treinamento e suas características mostrando a sua para que se alcance a qualidade dentro de uma organização.

Palavras-Chaves: Treinamento. Crescimento, Pessoal e Profissional. Servidores.

_______________
*Aluno do Curso de Especialização lato sensu em Gestão Pública Parlamentar da Universidade Vale do Acaraú - 2009
** Professora Orientadora Mestre em Administração-Unifor

INTRODUÇÃO

As Organizações modernas têm se preocupado bastante com o novo contexto mundial, onde o grande objetivo é a conquista da eficácia com maior qualidade nos serviços, através de treinamento e qualificação de seus colaboradores. Elas buscam estar aptas para sobreviverem em um mercado cada vez mais competitivo, sendo sensíveis a necessidade de profissionais que detenham um conjunto de habilidades relacionadas a sua função e conhecimentos apurados sobre o contexto contemporâneo, onde sua historia deve ultrapassa ao "saber fazer" e buscar o "por que fazer" e "para quem fazer" através de uma reflexão critica baseada em indicadores éticos.
A área de Treinamento de uma organização é parte integrante e muito importante dos Recursos Humanos, constituindo-se na mola mestra de desenvolvimento do capital intelectual das organizações. Pois, ela vem se apresentado como um diferencial positivo nas as organizações modernas.
O Departamento de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará possui uma Divisão de Treinamento, que é detentora de uma excelente estrutura física para treinar e qualificar seus servidores, possuindo também equipamentos de última geração, tendo competência para proporcionar aos servidores da casa alternativas viáveis para a aquisição de novos conhecimentos ,através de ações de capacitação e/ou qualificação, visando ao desenvolvimento pessoal e profissional. Através dessa pesquisa informaremos como se desenvolve o processo de treinamento na Assembleia Legislativa do Ceará, mostrando passo a passo como são realizados esses cursos e o seu tempo de duração em media, como são distribuídas as vagas, qual o publico alvo, quem indica os participantes e como esses cursos podem influenciar no crescimento pessoal e profissional do servidor.
Apresentaremos ainda formas de disseminação da comunicação entre a Divisão de Treinamento e os colaboradores da ALEC, as falhas detectadas e o modo de distribuição das vagas para esses cursos, apresentando propostas para uma melhor realização entre aquela divisão e os servidores.
Nesta perspectiva a missão dos Recursos Humanos da Assembleia é na busca da melhoria, da competência, do desempenho, da qualidade de vida no trabalho e de habilidades gerenciais, centradas no processo de capacitação e aperfeiçoamento profissional. A organização deve assegurar os seus recursos humanos oportunidade de trabalho, reconhecimento justo, segurança pessoal e profissional, possibilitando desenvolvimento.
Neste trabalho mostraremos a viabilidade da construção de um canal permanente de comunicação, onde o servidor poderá acompanhar as propostas de desenvolver, bem como interagir com outras propostas apresentadas e possibilitar a realização de um trabalho conjunto dando também a importância merecida à aquela Divisão.
Para realizarmos este trabalho optamos por uma pesquisa documental e de campo, onde foi conhecido e analisado o grau de satisfação e insatisfação dos servidores em relação à temática apresentada.