Hoje em dia as rugas estão entre as maiores preocupações das mulheres, principalmente as mais vaidosas.

Com o decorrer da idade, a pele sofre diversos danos. E com a exposição aos raios solares, a produção de colágeno pelos fibroblastos, que é o que ajuda na recuperação de colágeno, torna-se menos eficiente, já que os raios ultravioletas promovem a degradação do colágeno.

É por isso que é muito mais comum a pele do rosto ser mais enrugada do que a de outras áreas do corpo, pois está mais exposta ao sol.

Contudo, apesar de muitos cremes e cosméticos prometerem “milagres”, a maioria não resolve todas as necessidades da mulher. Nem mesmo o revimax creme anti-rugas resolve 100%, por isso é importante consultar um especialista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

São muitas as práticas que auxiliam no antienvelhecimento da pele, e nos últimos anos, alguns tratamentos, como ácido hialurônico em injeções, aplicação tópica de retinol e ainda lifting com laser de dióxido de carbono têm se mostrado os mais eficientes, não só teoricamente, mas de fato, na prática.

Retinol

As aplicações de vitamina A (retinol) estimula a produção de novo colágeno na pele que já está envelhecida, seja pelo sol ou pela idade.

No entanto, antes de adquirir qualquer produto que indique ter a substância, é necessário pesquisar se realmente são compostos por concentrações suficientes de retinol, já que existem muitos produtos que indicam no rótulo conter o retinol, porém as quantidades são praticamente irrisórias.

Lifting laser dióxido de carbono

Neste tratamento, o laser causa alguns danos na pele, os quais colaboram para a produção de colágeno.

Ácido hialurônico

Este método consiste em aplicações injetáveis, que proporcionam o esticamento da pele, formação de colágeno e, consequentemente, o desaparecimento das rugas. Porém, este deve ser um tratamento de curta duração.

Em aproximadamente um mês, os efeitos podem são percebidos, contudo, são duráveis por apenas uns seis meses.

As aplicações de ácido hialurônico pode também podem ser realizadas de forma tópica, porém desta maneira, não há um estimulo na produção de colágeno.

Para iniciar qualquer um desses tratamentos, antes procure saber suas contraindicações e efeitos colaterais.