RESUMO

 

Este trabalho partiu de um estudo bibliográfico, e propondo-se a informar de maneira clara e abrangente, o que é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, quais suas características e como proceder no processo de aprendizagem de uma criança hiperativa. Relata também como o distúrbio do TDAH está inserido no relacionamento familiar escolar e no convívio social. O tratamento com medicamentos aliados a um acompanhamento médico, psicológico e psicopedagogo juntamente com o professor que tem seu foco voltado a repassar a aprendizagem de forma sucinta a esse aluno em sala de aula, tendo este, que está bem preparado para saber contornar e posicionar o aluno com esse distúrbio. Sendo a cumplicidade da família e a escola, juntos para ajudarem essa criança, procurando ajuda dos profissionais competentes e especializados em TDAH, pois eles são capazes de elaborar um diagnóstico e tornar possível a tolerância dessa criança no convívio familiar e escolar. Observaremos aqui também no decorrer do estudo, o cuidado com o diagnóstico prévio feito a uma criança que por ser agitada seja considerada hiperativo. Por fim, observou-se que os resultados revelaram que as maiorias dos professores sentem-se despreparados para lidar com estes alunos pelo pouco conhecimento sobre o assunto, e a falta de materiais didáticos específicos para se trabalhar com um aluno TDAH em sala de aula.

Palavras – chave:

Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH.Criança.Aprendizagem.Professor.

INTRODUÇÃO

 

Desde os princípios da educação, já se falava sobre a dificuldade de aprendizagem, mas não se tinha uma expectativa de que quando uma criança apresentava uma dificuldade no aprender, tratava-se de um transtorno neurológico, e que meninos e meninas altamente ativos ao seu meio, muitas vezes são rotulados de crianças travessas devido a seu comportamento irrequieto.

As pesquisas sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – (TDAH), são debatidos ao longo dos anos por pais, professores e especialistas na perspectiva de um melhor esclarecimento sobre o assunto e de como desenvolver a aprendizagem de crianças hiperativas.

A razão para esta pesquisa deu-se, devido ao crescente número de crianças hiperativas em sala de aula e a difícil relação desses alunos com a aprendizagem nas séries iniciais, que é a base inicial na educação de uma criança, como também por me identificar com a hiperatividade, no qual já está superada.

Muitas vezes a falta de conhecimento do professor sobre o TDAH, o inibe de desempenhar uma aprendizagem mais eficaz ao receber uma criança hiperativa na sala de aula, pois essa criança necessita de estímulos especiais que sejam capazes de prender sua atenção.

A cada dia novos estudos surgem com propostas inovadoras sobre o assunto, ajudando a família juntamente com a escola a um desenvolvimento progressivo na aprendizagem de uma criança com o distúrbio do TDAH.

O aprendizado de um TDAH é muito complexo por sua dificuldade de aprendizagem e por seu comportamento em sala de aula, onde exige uma maior atenção do professor. Pois as crianças hiperativas pouco se mantêm atenta à aula e se movimentam várias vezes na sala, com muita inquietação e em muitos casos altamente agitada.

A presente pesquisa procura melhor esclarecer e orientar a todos que de certa maneira se encontram inseridos com a problemática do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Adotou-se como objetivo geral para este trabalho, descrever o processo de aprendizagem de crianças com TDAH nas séries iniciais e como objetivos específicos que partem de requisitos como identificar as características do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, referindo a um breve histórico do transtorno neurobiológico, quais os tipos existentes desse déficit, e como e por quem pode ser dado o diagnóstico de um TDAH, citar os tipos de hiperatividade e como se dá o relacionamento no convívio familiar e escolar de uma criança hiperativa.

A metodologia na qual se utilizou nessa investigação foi o método dedutivo a qual se partiu da observação de fatos ocorridos em sala de aula relacionados ao Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade - (TDAH), em crianças do Ensino Fundamental I, sendo uma pesquisa descritiva a partir de dados coletados.

Os procedimentos adotados foram: a observação indireta, entrevista livre, e questionários específicos e abertos destinados para os professores que trabalham em sala de aula com crianças com TDAH na busca de esclarecimento sobre o assunto.

Estrutura-se a pesquisa bibliográfica, tendo como base o conhecimento sobre crianças hiperativas Silva (2004) em seu livro Mentes Inquietas - TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade; sobre a relação professor – aluno – família com Chalita (2001); Tiba (2012); direito á educação LDB 9.394/96; distúrbio e dificuldades de aprendizagem com Garcia (1998) Olivier (2011); Porto(2011); dentre revistas, artigos e sites científicos.

Organizou-se o trabalho em quatro (04) capítulos, onde o primeiro capítulo trata de um breve histórico da educação no Brasil no seu contexto histórico até os dias atuais no qual está inserida, destacando em subtítulos quem são os atores do processo educacional, onde se destacou a relação professor, aluno, família e escola, o papel do professor perante as dificuldades de aprendizagem, argumentará sobre o que é o TDAH destacando seus tipos, diagnósticos e como é trabalhado o transtorno de hiperatividade na escola e como se dá o tratamento.

No segundo capítulo relataram-se os recursos metodológicos no qual se utilizou em nossa pesquisa, no terceiro capítulo serão relatados a análise e resultados dos dados observados e coletados na nossa pesquisa e no quarto e último capítulo as considerações finais sobre o assunto pesquisado referente a esse trabalho.

A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Professora Darcy Pereira de Carvalho localizada na zona norte da cidade de Teresina em turmas do Ensino Fundamental I.

No decorrer deste trabalho apresentam-se algumas dicas que auxiliarão a ação do professor com alunos hiperativos em sala de aula, ressaltando a importância do papel da escola na vida de um portador de TDAH.

Este trabalho foi elaborado de maneira simples e objetiva ás conclusões obtidas durante o processo da pesquisa e o melhor aprimoramento e as contribuições para a sociedade e para a pesquisadora ao referente ao assunto.