TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA CIENTÍFICA NA PSICANÁLISE

RESUMO

O transtorno da conduta é um dos transtornos psiquiátricos mais freqüentes na infância e um dos maiores motivadores de encaminhamento ao psiquiatra infantil. O quadro clínico do transtorno da conduta é caracterizado por comportamento antissocial persistente com violação de normas sociais ou direito individuais. O objetivo é levantar informações relevantes sobre o
conceito do “TDAH”, como se diagnostica a doença, possíveis causas, prevalência, principais comorbidades e a influência negativa que o transtorno traz no desempenho de crianças em idade escolar.Observa-se que o transtorno da conduta não deve ser confundido com o termo “DISTÚRBIO DA CONDUTA”, utilizado no Brasil de forma muito abrangente e inespecífica para nomear problemas de saúde mental que causam incômodo no ambiente familiar e escolar. Os critérios para o diagnóstico do DSM-IV para transtorno da conduta aplicam-se a indivíduos com idade inferior a 18 anos. Os sintomas do transtorno da conduta surgem no período compreendido entre o início da infância e a puberdade e podem persistir até a idade adulta. O transtorno da conduta está freqüentemente associado à TDAH (43% dos casos) e a transtornos das emoções (ansiedade, depressão, obsessão-compulsão; 33% dos casos). O transtorno da conduta está freqüentemente associado a baixo rendimento escolar e a problemas de relacionamento com colegas, trazendo limitações acadêmicas e sociais ao indivíduo. São freqüentes os comportamentos de risco envolvendo atividades sexuais, uso de drogas e até mesmo tentativas de suicídio.

Palavras-chave: 1) Transtorno da Condulta. 2) Comportamento Antissocial. 3) Familia e Escola. 4) Criança e Adolescente. 5) Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.