Transtorno Alimentar

Transtorno Alimentar: como muito? Vomito? Não tenho fome?

O que está descrito no acima se caracteriza como sintomas de que algo não está bem em relação ao seu comportamento alimentar, caso aconteça com freqüência.

Então, o que é transtorno alimentar?

Transtorno alimentar é quando há uma intensa perturbação do comportamento alimentar, trazendo conseqüências negativas (prejuízos) a pessoa. Podem ser bulimia nervosa, anorexia nervosa, compulsão alimentar.

Anorexia Nervosa
A pessoa apresenta um medo intenso de engordar ou de se tornar gorda; não aceita manter o peso mínimo normal proporcional a sua altura e idade; imagem corporal distorcida se percebe como gorda, sendo que muitas vezes já está com seu peso extremamente baixo; sua vida gira em torno do corpo (muita atividade física, controle da alimentação); amenorréia (ausência de pelo menos três ciclos menstruais consecutivos). Em um estágio mais avançado de desnutrição a pessoa pode ter problemas gastrintestinais e cardiovasculares, como também pele seca, amarelada e recoberta pó uma penugem, tontura, unhas e cabelos quebradiços e anemia.

Bulimia Nervosa
Sua característica principal é o chamado “binge-eating”, que pode ser traduzido como orgia alimentar (a pessoa come de forma compulsiva, sem controle, durante um certo período, às vezes durante 1 hora) e após ingerir tanta comida se sente culpada por este comportamento e então vomita, usa laxantes e diuréticas. Neste episódio que pode ocorrer diversas vezes por dia, podem ser ingeridas até mais que 10.000 Kcal. Além disso, a pessoa pode possuir uma imagem corporal distorcida, achando-se gorda, mesmo estando magra, além de intensa preocupação com o seu corpo.

Compulsão Alimentar Periódica
A pessoa apresenta comportamentos de comer exageradamente, mas não faz uso de laxantes, diuréticos e vômitos ou intensa atividade física e só param de comer “quando não agüentam mais”. Alguns fazem dieta devido a insatisfação com o seu corpo, pois possuem obesidade moderada a grave, mas não está relacionado a distúrbios da imagem corporal.

Se você apresenta alguma das características relacionadas, procure a ajuda com um psicólogo especializado.