Ana Paula da Silva Corrêa ? 07101739 - Turismo
Eduardo Rodrigues da Silveira - 07100229- Turismo
RESUMO: "O transporte coletivo é conhecido como um dos fatores mais significativos para o desenvolvimento do turismo" (GAYLE e GODRICH, 1993; apud.RONA,2002). O Rio de Janeiro é uma cidade conhecida internacionalmente como a cidade maravilhosa, abençoada por Deus com atrativos turísticos que encantam a demanda nacional e internacional. É possível afirmar que o transporte coletivo urbano exerce função importante no deslocamento dos usuários da localidade e dos turistas que desejam passear pela cidade e conhecer os pontos turísticos. Apesar de existirem linhas de ônibus com itinerários que contemplam rotas de atrativos turísticos possibilitando conhecê-los, isso não acontece por meio de transporte coletivo urbano. Assim, este trabalho tem por objetivo desenvolver estudo sobre o transporte coletivo urbano, em especial a linha 2016 (Castelo x Barra Sul), da cidade do Rio de Janeiro sob a ótica do turismo do transporte coletivo urbano para atender a demanda que busca mobilidade de baixo custo. A metodologia utilizada usa pesquisas bibliográficas, observação direta e pesquisa de campo desenvolvida junto aos profissionais e passageiros da linha 2016, abordando assuntos pertinentes ao tema em questão. Os dados coletados são importantes para a população local que usufrui desse tipo de serviço. Desenvolver no transporte coletivo urbano o serviço de informações turísticas relevante aos usuários residentes e aos turistas com informações precisas que compõe o itinerário sobre atrativos turísticos, centros comerciais etc. possibilitará o lazer sem a dependência de transportes irregulares.

Palavras-chaves: transporte - turismo ? Rio de Janeiro








INTRODUÇÃO
Conceito sobre Transporte: "Transporte é um substantivo masculino derivado do verbo transportar, que se origina, por sua vez, do latim transportare" (RONÁ,2002).
Segundo RONÁ (2002), "quanto maior o desenvolvimento econômico e social mais rico será o traçado e maior será a densidade da rede de transporte". (PELIZZER, 1978;apud.2002), afirma que "a diversidade das vias e meios de transporte, dando possibilidade de escolha ao usuário, é, na verdade, a grande e importante característica que deve possuir qualquer sistema de transportes". Segundo o autor, o passageiro analisa as condições básicas para o uso do serviço de transportes coletivo, tais como: trajeto, segurança, melhor tarifa, conforto, informação etc.
A cidade do Rio de Janeiro é uma das capitais da região sudeste que mais se destaca pelos inúmeros atrativos turísticos que possui. Esses atrativos são de fácil acesso ao turista que deseja transitar pela cidade utilizando o transporte coletivo urbano, mas eles não usam. A cidade possui inúmeras linhas de ônibus que atende a demanda interna e externa. Assim, este trabalho tem por objetivo desenvolver estudo sobre o transporte coletivo urbano, em especial a linha 2016 (castelo x Barra Sul), da cidade do Rio de Janeiro sob a ótica do turismo, visando à qualificação dos profissionais do setor de transporte coletivo urbano para atender a demanda que busca mobilidade de baixo custo.
Levando em consideração a importância do transporte urbano no deslocamento da população, vemos sua relevância para os que visitam a cidade do Rio de Janeiro com objetivo de conhecer melhor a população, o comércio, cultura, atrativos turísticos etc. A cidade do Rio de Janeiro é conhecido internacionalmente como a cidade maravilhosa, tendo como cartão de visita a praia de Copacabana, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Aterro do Flamengo, o Alto da Boa Vista, entre tantos outros atrativos, possíveis de se conhecer por meio do transporte (coletivo) urbano, onde a linha de ônibus tem, no seu itinerário, a rota dos pontos turísticos da cidade. Pode-se afirmar que o transporte (coletivo) urbano exerce função importante no deslocamento dos usuários da localidade e dos turistas que desejam passear pela cidade contemplando as várias opções de transportes, entre eles o ônibus com várias linhas regulares, trem, metrô, táxi, barca etc. No entanto, vale ressaltar que para a população local, é interessante usufruir desse tipo de serviço, pois é notório que muitos residentes da cidade e do estado do Rio de Janeiro não conhecem os atrativos que a cidade e o estado possuem e que estão ao alcance de todos, podemos usar como exemplo o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor entre outros.
"Ao mesmo tempo em que há pronto reconhecimento de que existem formas especializadas e específicas de transporte para o turismo (como ônibus turísticos, vôos fretados e navios de cruzeiros), há também outras formas de transporte que são utilizadas por anfitriões e turistas, em níveis variados. Por exemplo, ônibus urbanos, sistemas de metrô e vôos comerciais para regiões turísticas, são usados simultaneamente por turistas e residentes locais, em alguns casos isso pode provocar competições Transporte e Turismo - Page, Stefhen (pg.16, Ed. Bookman 2001).
Sabendo que o transporte é elemento chave na experiência turística, vimos sua importância neste setor. Contudo, dentro da abordagem do estudo do transporte coletivo, sua importância na cidade do Rio de Janeiro vai além. Ele exerce a função do deslocamento dos residentes locais para: trabalho, escola, lazer e saúde, além de promover o deslocamento do turista na cidade, o turista não fica preso somente aos transportes convencionais para uso exclusivo do mesmo, o visitante deseja interagir na dinâmica da localidade, fazendo uso do transporte público coletivo, assim como é feito nas cidades dos países desenvolvidos, como, por exemplo, a França, onde é muito utilizado o transporte ferroviário como uma das principais opções de deslocamento na cidade de Paris.

1- A LINHA 2016
A linha de ônibus 2016 possui uma infraestrutura de carros novos, com ar condicionado, dois televisores de LCD. O tempo de viagem estimado é de uma hora e 10 minutos, com saída na da Rua Assembléia no Centro da cidade e ponto de chegada na Barra Sul. A equipe é composta por um motorista e cobrador em cada veículo.
A linha 2016 tem o seguinte trajeto: Sai da rua da Assembléia no Centro da cidade do Rio de Janeiro, passa pela avenida Rio Branco, Aterro do Flamengo, Rio Sul, Princesa Isabel, avenida Atlântica, Joaquim Nabuco, av. Vieira Solto; av. Delfim Moreira; rua Bartolomeu Mitre; rua Mário Ribeiro, Túnel Zuzu Angel; Rocinha; São Conrado; auto estrada Lagoa Barra; Largo da Barra; av. das Américas, Barra Shopping; parada final no Barra Sul.

2- USUÀRIOS
De acordo com a observação direta, realizada pelos autores no período de os profissionais e passageiros da linha 2016 em sua maioria conhecem o trajeto da linha, mas não tem noção de informações turísticas sobre os atrativos turísticos da cidade que fazem parte do itinerário.
O perfil dos passageiros da localidade é composto de estudantes do ensino fundamental, médio, universitários, advogados e médicos, em sua maioria, moradores da zona sul e Barra da Tijuca que utilizam a linha para os deslocamentos de trabalho, lazer e escola.
O Passageiro turista tem o perfil daqueles que buscam interagir com a cidade e os residentes, utilizando o mesmo tipo de transporte para transitar na cidade. Geralmente os turistas que mais utilizam esse meio de transporte, são aqueles que vêm de outros estados do Brasil, principalmente, paulistas e mineiros. Os turistas estrangeiros que utilizam os coletivos geralmente são os chamados mochileiros.

3-DADOS DA PESQUISA
Nessa parte se apresenta dados coletados por meio de questionários aplicados aos passageiros que utilizam o transporte coletivo urbano na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada nos dias 12, 13 e 15 de maio de 2010 nos seguintes pontos da cidade do Rio de Janeiro: rua da Assembléia, Cinelândia, Copacabana e Barra da Tijuca.
Foram aplicados 28 questionários, compreendendo a seguinte faixa etária: 18 a 25 anos; 25 a 30 anos e 30 a 45 anos. Foram pesquisados ambos os sexos, masculino e feminino. Na faixa etária o maior público pesquisado foi de 30 a 45 anos.










Quadro 1: Pesquisa de campo para o Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em
Turismo -2010/1
Local da pesquisa___________________________ Data: ________________
Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino Faixa etária ___________________

1-Você acha que através o transporte coletivo urbano é possível conhecer os atrativos turísticos da cidade do Rio de Janeiro? ( ) sim ( ) Não
2-Você conhece o trajeto da linha 2016? ( ) sim ( ) não
3-Você acha seguro o serviço do transporte urbano para os turistas?
( ) Sim ( ) Não
4-Qual a importância do Transporte coletivo urbano da cidade do Rio de Janeiro para o desenvolvimento do turismo da localidade?
______________________________________________________________________
5-O que precisa melhorar no serviço do transporte coletivo urbano?
( ) Frota nova ( ) ônibus mais confortáveis ( ) Profissionais mais capacitados
( ) Pontualidade ( ) Segurança ( ) melhor tarifa ( ) outros _____________________

6-Qual a principal motivação para o uso do transporte coletivo urbano?
( ) Trabalho ( ) Lazer ( ) Escola ( ) melhor economia ( ) Melhor mobilidade
( ) outros ___________________________

7-Você acha que deveria ter um melhor investimento na capacitação profissional para melhor atender os usuários deste serviço? ( ) Sim ( ) Não

8-De acordo com os itens relacionados abaixo, identifique que tipo de serviço poderia agregar ao transporte urbano para melhor atender àqueles que visitam a nossa cidade.
( ) Curso de inglês básico para melhor comunicação
( ) Curso de Espanhol básico para melhor comunicação
( ) Guia gráfico contendo os itinerários das linhas que fazem trajetos entre o Centro á Zona Sul do Rio de Janeiro destacando os principais atrativos turísticos que fazem parte do itinerário da linha. Contendo informações da cidade como um calendário de eventos etc.

9-Seria interessante para o turista, que desembarca na Rodoviária Novo Rio adquirir bilhete eletrônico a fim de proporcionar mais segurança e conseqüentemente e facilitar da passagem no seu trânsito na cidade? ( ) Sim ( ) Não

10- Em sua opinião, os ônibus que possui televisão poderiam comunicar o itinerário da linha mencionando os atrativos turísticos que faz parte do itinerário?
( ) Sim ( ) Não

Que outra sugestão você daria para facilitar o deslocamento do turista no meio urbano que visitam a cidade do Rio de Janeiro sem base de informação utilizando o transporte público urbano?



Fonte: Elaborado pelos autores
Figura 1: Faixa Etária Figura 2: Sexo
Fonte: Elaborado pelos autores Fonte: Elaborado pelos autores

A questão de número um tem o interesse de saber se através do transporte coletivo urbano é possível conhecer os atrativos turísticos da cidade do Rio e Janeiro. Na questão de número dois, tem o interesse de saber se o público pesquisado conhece a linha 2016.

Figura 3: É possível conhecer os atrativos turísticos através do transporte coletivo
urbano?
Fonte: Elaborado pelos autores

Os resultados revelam que 82% dos entrevistados afirmam que é possível conhecer os atrativos turísticos da cidade do Rio de Janeiro por meio do transporte coletivo urbano e 53% conhecem o trajeto da linha 2016 contra 47% dos entrevistados que afirmam não conhecerem o itinerário da linha mencionada.

Figura 4: Você Conhece o Trajeto da Linha 2016?
Fonte: Elaborado pelos autores
Na questão de número três, há interesse de saber se o pax acha seguro o serviço de transporte coletivo urbano para o turista.

Figura 5: É seguro o serviço de transporte coletivo urbano para o turista?
Fonte: Elaborado pelos autores

Nessa questão, 70% dos entrevistados afirmam não ser seguro o serviço do transporte coletivo urbano para o turista. O passageiro local ressalta que o nível de violência na cidade do Rio de Janeiro é muito grande. Além disso, observa que há uma visão de que o turista deve viajar somente com ônibus fretados pelas agências de turismo.
Na questão de número quatro há interesse de saber qual a importância do transporte coletivo urbano da cidade do Rio de Janeiro para o desenvolvimento do turismo da localidade e segundo os entrevistados, os pontos mais importantes para o desenvolvimento do turismo na cidade, é geração de emprego e a motivação para passeio de baixo custo para a visitação dos atrativos turísticos por meio da mobilidade que o transporte coletivo urbano oferece.
Na questão de número cinco há interesse de saber, o que precisa ser melhorado no serviço de transporte coletivo urbano, de acordo com os resultados, em primeiro lugar precisam ser melhoradas a questão da segurança, a capacitação dos profissionais do transporte coletivo urbano, e infraestrutura englobando frotas de ônibus novos e confortáveis para atenderem a demanda local e externa. Segue abaixo a figura para visualização do resultado alcançado.

Figura 6: O que precisa ser melhorado no serviço do transporte coletivo urbano
Fonte: Elaborado pelos autores


Na questão de número seis, houve interesse em saber qual a motivação para o uso do transporte coletivo urbano. O resultado mostrou que os principais motivos para utilização do transporte coletivo urbano na cidade do Rio de Janeiro eram para o trabalho, lazer, escola. (Ver figura 7)
Figura 7: Qual a principal motivação para o uso do transporte coletivo urbano?
Fonte: Elaborado pelos autores

Na questão de número sete, perguntou-se se deveria ter mais investimento na capacitação do profissional do transporte coletivo urbano para melhor atendimento ao usuário do serviço. O resultado para esta questão foi de 100% de aprovação. Todos os entrevistados concordam que o profissional desta área necessita de qualificação profissional no atendimento ao usuário.
Na questão de número oito, se pediu que o entrevistado identificasse que tipo de qualificação poderia agregar ao profissional do transporte coletivo urbano para o melhor atendimento aos turistas internacionais que visitam a cidade do Rio de Janeiro. O resultado desta questão revelou que a maioria dos entrevistados concorda que os profissionais desta área deveriam ter curso básico de idiomas, entre eles o inglês e o espanhol, além de indicar a importância de um guia gráfico (sinalização) com informações precisas sobre o itinerário, atrativos turísticos, bem como centros culturais, parques turísticos, praias etc. conforme resultado no gráfico abaixo.

Figura 8: Que tipo de qualificação pode ser agregado no serviço do transporte
coletivo urbano?
Fonte: Elaborado pelos autores

Na questão de número nove buscou-se conhecer se é interessante para o turista que desembarca na Rodoviária Novo Rio adquirir o bilhete eletrônico a fim de proporcionar mais segurança e facilitar o seu trânsito na cidade sem a exposição de moeda estrangeira dentro dos coletivos urbanos. O resultado desta questão mostrou que 75% dos entrevistados concordam que os turistas devem adquirir o bilhete eletrônico para melhor segurança durante o seu deslocamento na cidade.
Figura 9: O turista deve adquirir o bilhete eletrônico para facilitar o seu trânsito na
cidade ?
Fonte: Elaborado pelos autores

A questão de número dez teve o interesse de saber se os ônibus que possuem televisores de LCD, poderiam comunicar o itinerário da linha, mencionando os atrativos turísticos que fazem parte da linha 2016. Resultado alcançado mostrou que 80% dos entrevistados concordam que os televisores a bordo teriam uma ótima função informando o itinerário e os pontos turísticos que fazem parte da rota da linha urbana.

Figura 10: Os televisores a bordo dos ônibus deveria comunicar o itinerário e os
atrativos turísticos que fazem parte do itinerário?
Fonte: Elaborado pelos autores


CONSIDERAÇÕE FINAIS

Vimos durante o percurso deste artigo, que o transporte coletivo urbano da cidade do Rio de Janeiro vai muito além da função do deslocamento dos residentes locais para escola, lazer, trabalho etc. Ele cumpre o papel do deslocamento do turista dentro da cidade em função de fatores importantes que a cidade oferece, bem como o fácil acesso dos inúmeros pontos turísticos que possui, além de obter várias linhas de ônibus regulares que tem no seu itinerário, a rota dos atrativos turísticos. A falta de um plano piloto que visa levar o conhecimento ao cidadão que utiliza o sistema de transporte coletivo urbano na cidade do Rio de Janeiro, em especial a linha 2016, objeto desta pesquisa, mostra que a gestão não tem dado a devida atenção ao setor. A linha tem importante potencial no fomento do turismo para o passageiro local e turista que deseja conhecer os atrativos que está na via urbana turística. O transporte coletivo urbano apresenta deficiência na prestação do serviço, que conforme a pesquisa, precisa de investimento na capacitação dos profissionais do setor, melhor investimento na segurança e parcerias com órgãos públicos e privados que possa estimular principalmente os residentes à prática da visitação dos pontos turísticos, através do transporte coletivo urbano na via Turística, que contribui para o desenvolvimento econômico, social e turístico da cidade do Rio de Janeiro. Contudo, o setor demonstra que os órgãos não estão em sintonia, falta uma estruturação de um sistema de informações turísticas, composto por todas as informações referentes ao turismo municipal, tais como: agências e operadoras turísticas, eventos e meios de hospedagem, empresas ou instituições afins que direta ou indiretamente estão ligadas à atividade. Podendo aproveitar neste caso, a tecnologia existente que são as televisões nos coletivos. A intenção é compartilhar o sistema e que todos tenham a mesma linguagem e nível de informações e dados sobre a cidade e sobre o turismo.
O Sistema de Bilhetagem Eletrônica da cidade do Rio de Janeiro é uma iniciativa da Rio Ônibus que representa as Empresas operadoras dos sistemas municipais da cidade do Rio de Janeiro. Porém, o turista não tem acesso a este benefício o que ajudaria na diminuição do manuseio de dinheiro no interior dos ônibus, diminuição do risco de assaltos em função do menor volume de dinheiro e conseqüentemente ajudaria na melhora da segurança no interior do ônibus.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Rona, Ronaldo TRANSPORTE NO TURISMO,São Paulo: Manole,2002.
Page,Stephen J TRANSPORTE E TURISMO, Tradução: Costa, Roberto Cataldo Porto Alegre: Bookman,2001.