1. INTRODUÇÃO:

Com o decorrer dos tempos, os fabricantes de dispositivos semicondutores e eletroeletrônicos vêm desenvolvendo componentes e circuitos cada vez mais complexos, a base de diodos.

Em 1948, um grupo de pesquisadores, encabeçado por Shockley, apresentou um dispositivo formado por três camadas de material semicondutor com duas junções. Esse dispositivo recebeu o nome de TRANSÍSTOR. O impacto do transistor, na eletrônica, foi imenso, já que a sua capacidade de amplificar sinais elétricos permitiu que em pouco tempo este dispositivo, muito menor e com menor consumo de energia, substituísse as válvulas na maioria das aplicações eletrônicas.

O transistor contribuiu para todas as invenções relacionadas, como os circuitos integrados, componentes eletrônicos e microprocessadores. Praticamente todos os equipamentos eletrônicos projetados atualmente usam componentes semicondutores.

As vantagens sobre as válvulas são extremamente significativas, tais como: menor tamanho, muito mais leve, sem necessidade de filamento, mais resistente, mais eficiente, pois dissipa menos potência, não necessita de tempo de aquecimento e menores tensões de alimentação.