Transformando lâminas de escoamento de água em volumes

Alguns modelos hidrológicos, por vezez, ao realizar a separação do hidrograma de vazão, fornecem o escoamento direto na unidade de milímetros (mm) ou centímetros (cm) ou polegadas (in).

Se quisermos ter a dimensão desse escoamento direto em unidade de volume, como faríamos para realizar essa transformação?

Por exemplo, imaginemos que em uma bacia de 4 hectares, o escoamento direto para um evento de chuva de 40 mm, foi de 25 mm. Dado que 1 mm de água corresponde a 1 litro por metro quadrado (m2), e que 4 hectares correspondem a 40.000 m2. Se o escoamento direto foi de 25 mm, então o volume de escoamento direto expresse em litros será de 25 mm x 40.000 m2. O resultado dessa operação é 1.000.000 de litros, isto é, 1 milhão de litros de água!

Em outras palavras, os 25 mm de escoamento direto que ocorreram em uma bacia de 4 hectares correspondem, em litros, a 1 milhão de litros de água, um volume de água substancialmente grande! Dessa forma, pode-se ter a dimensão do volume de água escoado nesta bacia durante o evento de chuva.

Preparado a partir de:

WALTER, M.T.; ARCHIBALD, J.A.; BUCHANAN, B.; DAHLKE, H.; EASTON, Z.M.; MARJERISON, R.D.; SHARMA, A.N.; SHAW, S.B. New paradigm for sizing riparian buffers to reduce risks of polluted storm water: practical synthesis. Journal of Irrigation and Drainage Engineering, v.135, n.2, p.200-209, 2009.