RESUMO

O Rádio, a Televisão, o Telefone e a Internet constituem, hoje, a parte mais importante e mais visível de uma estrutura muito complexa que se convencionou chamar de SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES. Essa estrutura, formada por diversas redes de comunicação, exige Modelagem Matemática, Especificação, Regulamentação e muitos outros seguimentos da Área de Engenharia Elétrica-Eletrônica e da Engenharia de Telecomunicações.
A Análise de Fourier tornou-se a ferramenta indispensável no tratamento de muitos pontos obscuros da Física Moderna, da Teoria da Comunicação, de Sistemas Lineares, e de muitos outros ramos da Ciência. Assim sendo, o objetivo central do presente trabalho é estudar algumas aplicações da Transformada de Fourier em Os Princípios de Comunicação, destacando-se no corpo principal do mesmo a Análise de Sinais, algumas Formas de Modulação, Transmissão sem Distorção e Filtros Ideais.

INTRODUÇÃO

Como já foi observado e ressaltado no Resumo, a Análise de Fourier tornou-se a ferramenta indispensável em quase todos os ramos das Ciências Exatas e principalmente nas diversas áreas de Engenharia. A nossa preocupação na escolha do tema foi reunir alguns assuntos bem atuais e usar a Transformada de Fourier como ferramenta básica para atacá-los.Também, resumimos a importância da famigerada "função" delta de Dirac no Apêndice. Destacamos em uma visão global a teoria sobre Sistemas Lineares e Processos Aleatórios.
Por outro lado, considerando que a Teoria sobre Princípios de Comunicação é uma disciplina básica e essencial na formação do atual engenheiro, procuramos contribuir e ajudar a suprir uma necessidade do mercado de livros em Língua Portuguesa, de forma clara e com todas as demonstrações pertinentes, tendo consciência que o assunto é vastíssimo. Lembrando, ainda que, com o resultado rápido do progresso tecnológico, as diversas áreas de Engenharia estão convergindo e são cada vez menores as diferenças entre elas; a coleta de dados, transporte, armazenamento e processamento de informações fez com que a Disciplina Princípios de Comunicação se tornasse uma necessidade nos Cursos de Engenharia.
O mercado de trabalho em Telecomunicações tem promovido seminários e cursos para a boa formação de mão de obra especializada e pesquisas voltadas para esta área. Devemos frisar, ainda, que alguns Cursos Técnicos têm uma introdução a essa disciplina. Neste caso, compete ao professor fazer desta Monografia um organismo plástico e vivo; compete-lhe escolher, conforme a direção do Curso, o que pode fazer e o que pode deixar de fazer, o que pode antepor ou pospor, segundo as condições peculiares de seus alunos. Olhando por este prisma, acreditamos que podemos contribuir com uma pequena parcela, desenvolvendo os assuntos supra citados.