Mesmo que alguns de nós tenhamos definido o que queremos ser quando crescermos, ou seja, que profissão seguir, também é necessário que tenhamos bem claro que, assim como nós, o mundo do trabalho também sofre várias transformações, as quais se dão pela própria atuação do homem.
Desde que o mundo é mundo, o homem vem empregando sua marca na história da humanidade. Em se tratando do trabalho e das formas em que o homem se relaciona com o mesmo, havendo também uma grande transformação nessa forma de interação. No início o trabalho era tão somente um meio pelo qual o homem obtinha o sustento seu e dos seus entes.
Contudo, a busca por formas mais eficazes de prover o sustento, oferecendo assim, uma condição mais tranquila de vida e de bem estar, confere ao meio de atuação (técnicas) em como o homem atuava na retirada deste sustento da natureza, uma grande transformação, e essa transformação nas técnicas de manutenção da sobrevivência, acarreta também uma acelerada transformação no modo de subsistência, criando o modo econômico de ser da sociedade como conhecemos hoje.
E isso acaba conferindo ao trabalho uma conotação de escravidão, onde o trabalhador servia ao seu senhor, depois, com o sistema feudal, inicia-se um sistema de troca entre trabalhador (camponês) e patrões (Feudos).
Com essa aceleração, culminamos naquilo que conhecemos com "Revolução Industrial", da qual surgem as trocas dos processos de produção manual para os de produção industrial. Assim, acabamos por nos deparar também as transformações no modo de relação entre o homem e o mundo do trabalho. Somo apresentados, então, a uma transformação significativa nos modos de atuação nos meios de produção, surgindo formas mil de ocupações profissionais, desencadeando também uma inegável necessidade de o homem se preparar/qualificar para exercer as mesmas.
E então, deparamo-nos com outro grande conflito, o de ter que escolher entre as mil formas de atuação profissional, para que possamos dar nossa contribuição à sociedade, naquilo que denominamos de subsistência. Acarretando ainda, o surgimento de instituições que deem conta de oferecer as qualificações/preparações necessárias aos que intentam inserir-se no mundo do trabalho.
No momento de decidirmos por uma ou outra função/ocupação profissional, necessitamos refletir sobre vários aspectos necessários para uma escolha eficaz, ou seja, habilidades necessárias; o que objetivamos com tal ocupação; como está o mercado de trabalho em relação à mesma; o curso de formação escolhido irá oferecer os conhecimentos necessários para tal atuação e ainda, esses conhecimentos poderão ser utilizados em outra área caso eu me depare com uma oportunidade de ascensão profissional?