No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. João 1:10
O Verbo estava no mundo ,o mundo foi feito por intermédio "Dele", .
O Verbo significa a palavra. Gênesis, Capítulo 1:3. Disse Deus: haja luz. E houve luz..

Comecemos esse artigo por investigar a "Genese" descrita na bíblia.
Definem-se os verbos tradicionalmente como as palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza, usados também para ligar o sujeito ao predicado. Podemos comparar o verbo bíblico ao que o filósofo do século XVII Spinoza chama de potência de agir, Deus para Spinoza é A substância infinita que manifesta sua essência através de infinitos atributos e qualidades. Os atributos devem ser compreendidos separadamente, um nunca depende do outro, embora todos dependam da substância, ou seja, cada atributo expressa uma parte diferente e imutável de Deus.
Logus ou verbo em grego inicialmente significa palavra, porem para os filósofos gregos como Heráclito, logus passa a ser um conceito filosófico de Razão que é a forma deliberada de pensar racionalmente do individuo ou Principio de ordenação divina do todo.
Ambos os pensadores cada um ao seu tempo tem uma definição de Deus, e como Ele é infinito e causa Primeira de tudo e de todos continuaremos nessa vã tentativa de conceber o inconcebível, porem se somos segundo os gregos parte do todo que é Deus, O conceberemos também em partes ou segundo a individualidade de cada um.

Todos os seres criados por Deus foram dotados dessa potência de agir, porem ao seres humanos foi dada essa potência de agir deliberadamente ou racionalmente, diferente dos animais que tem essa potência de agir instintivamente.
Ao falarmos do mistério Tranca-Ruas o abordaremos com essa visão elevada á partir do verbo trancar que significa Ato ou efeito de trancar. Ato pelo qual se faz cessar o processo ou se lhe põe termo. Abordaremos o Mistério Tranca Ruas segundo a nossa forma própria de se expressar toda ela envolta de religiosidade. Se acima descrevemos que Deus é ação, pois o verbo é ação, então o verbo trancar é uma Divindade Mistério De Deus e realiza a ação trancadora ou de trancar tudo que entrou em desequilíbrio e desarmonia na criação de Deus através dos muitos agentes ou seres ligados a esse mistério divino trancador.
Tranca, mas tranca o que? Tranca-Ruas ligado ao caminho, campo regido por Ogum, que é A Lei Divina do Criador e Ordenador da Criação, Tranca-Tudo ligado a Oxalá campo da Fé, ou seja, tranca todas as ações desvirtuadas nesse sentido, Tranca-Matas, matas é campo de Oxossi, Orixá do Conhecimento Divino, Atua no sentido de trancar todas as ações que por meio do conhecimento expandido esteja desvirtuando seu meio.
Porem como sabemos que uma das diversas qualidades de um Mistério Divino é justamente ser infinito, multifuncional, então vamos aborda-lo segundo nosso entendimento e visão singular de um Poder de Deus que individualiza-se e manifesta-se na sua qualidade trancadora , cujo atributo e função é trancar tudo e todos que estiverem com sua potência de agir ou agindo de forma desequilibrada , desestabilizando assim os meios e os seres que neles vivem e evoluem. .

Vamos começar do principio que é as Sete Linhas de Umbanda, composta por Sete irradiações Divinas por onde se manifestam vários Orixás que são na verdade qualidades de Deus nosso Divino Pai (Olorum).
As Sete Linhas são representadas por sete sentidos divinos classificados como: Fé, Amor, Conhecimento, Justiça ou Razão, Lei ou Ordem, Evolução e Geração.
Vamos abordar uma das sete irradiações planetárias e divinas que é a irradiação da Lei Maior, cujo atributo principal e primordial é ordenar tudo e todos na criação de Deus, desde a ordenação da quantidade de células de um corpo humano, até a ordenação de energias e amalgamas químicos para a formação de uma estrela. Estamos falando do Divino Trono da Lei, onde todos os verbos divinos ou energia viva, ativa e pensamente, ou simplesmente como aduz Spinoza, potência inteligível de ação responsáveis pela ordenação da criação, agrupam-se nesse Trono ou qualidade individualizada de Deus e distribuem-se em milhares de funções onde para cada uma das funções, uma Divindade Mistério de Deus é gerada para assumir essa qualidade e a partir daí formar sua hierarquia responsável pela ordem em cada campo ou sentido da criação.
São qualidades Divinas (portanto individualização ou Mistério de Deus) todos os aspectos da Lei Divina que visa a ordem, a harmonia e o equilíbrio dos meios para que nele a vida possa fluir em todos os sentidos. Se nomearmos (segundo a Bíblia Sagrada) para cada verbo divino ou palavra realizadora de Deus uma Divindade ou um Anjo como queira, Faça-se a Luz e a Luz se Fez. Temos ai um Anjo ou Divindade manifestadora da qualidade de Deus , cujo atributo é Fazer tudo na criação, esta qualidade de Deus manifesta-se através da Sua irradiação da Fé, cuja Divindade Planetária é responsável por Fazer, Modelar e Cristalizar tudo que existe na criação ou mundo manifestado.
Porem ao "FAZER" devemos "fazer" algo e esse Anjo, Deva, Orixá ou Divindade de Deus é a própria manifestação de Deus na sua qualidade fazedora, porem como essa qualidade é abrangente, então essa Divindade-Mistério cria a suas hierarquias e aquela divindade mistério lá na Gênese ou criação do mundo, foi responsável por fazer a "Luz" e a "Luz" se fez, -faça-se as águas e a Divindade-Mistério que é responsável por essa ação na criação fez as águas e assim sucessivamente tudo foi feito sob a regência da Irradiação Divina da Fé, sob o amparo da Divindade-Mistério ou verbo divino cuja a qualidade primordial é fazer tudo na criação e a ação foi executada por sua hierarquia de acordo com cada coisa a ser feita, e no caso da luz , foi feita pela hierarquia responsável por iluminar a criação, no caso das águas foi feita pela hierarquia responsável por umidificar tudo na criação de Deus, porem tinha a hierarquia que ficaria responsável por fazer a água salgada e por conseqüência a hierarquia que seria responsável por fazer os animais que habitassem somente aquele meio aquático salino, outra hierarquia responsável por fazer a água mineral ou doce, a água ferruginosa, etc, todas ligadas a potência fazedora responsável por fazer os meios aquáticos, porem cada uma com suas particularidades.E assim também tinha uma hierarquia responsável por fazer a Luz do dia , outra a iluminação noturna, a outra responsável por fazer a luz dos espíritos, etc.
Tudo isso abordamos, para podermos explicar que na Irradiação Divina da Lei Maior que é a quinta irradiação, cujo atributo principal é ordenar tudo na criação, cuja Divindade Natural manifestadora dessa qualidade é o Divino Pai Ogum, tem como atributo ordenar tudo e todos na criação e para tal feito também possui suas hierarquias de seres responsáveis por exercerem determinadas funções na criação para que a vida possa fluir e a evolução dos seres, inclusive nós humanos, possa ocorrer de forma equilibrada e harmônica para que assim todos possamos cumprir nossa função e destino perante o Criador (Olorum).

Existem vários Seres Divinos responsáveis por manifestarem qualidades divinas ligadas ao Divino Pai Ogum que é em sí a Divindade Manifestadora Dos Mistérios Da Lei, Seres Divinos esse que manifestam qualidades cujo atributos e funções estão todas ligas à Lei Maior, tais como: Romper, Arrancar, Trancar, etc. Todos esses atributos cuja Divindade Manifestadora dessas qualidades ou verbos divinos auxiliares da Lei, a exercem e entra em ação sempre que ocorre o desvirtuamento dos sentidos da vida ou o desequilíbrio em um meio onde a evolução esta sendo prejudicada. É nesse exato momento que essa qualidade ativa de Deus entre em ação através de seus agentes visando Romper as barreiras negativas, Arrancar, Trancar e esgotar os seres desequilibrados emocionalmente cujo desequilíbrio esteja afetando a vida e a evolução dos seres a sua volta.
Veja que usei os verbos divinos (Romper, Arrancar e Trancar) verbos esses que designa uma ação. Esse assunto de verbos é pertinente sim, pois a grande maioria das linhas de ação e reação da Umbanda é formada por verbos divinos, se não vejamos:
Linha de Caboclo e Exu Rompe-Matas, Linha de Caboclo e Exu Arranca-Toco, Linha de Exu Tranca-Ruas e Caboclo Sete Lanças, aqui a Lança assume o sentido de vias evolutivas, assim como Ruas também assumem o sentido de vias evolutivas.
Ao nível de comparação e somente de comparação, diríamos que Essas Divindades Regentes de Mistérios Cósmicos, cósmico por que suas funções são ativas, são comparadas a "Policia do Universo" e que em determinado momento tem que agir de forma energética para que a harmonia volte a reinar e a vida continue a transcorrer de forma equilibrada.
Classificamos determinadas funções e ações da Lei Maior como funções ativas, pois suas medidas são enérgicas e os manifestadores dessa qualidade são executores dessa função. Classificamos determinadas funções e ações da Lei Maior como funções Passivas, quando suas medidas são preventivas, e somente para maior compreensão vamos dar um exemplo, então vejamos: Quando um Oficial de Justiça lhe entrega uma intimação para comparecer à determinado órgão judicial, essa é uma medida preventiva da Lei sendo sua ação passiva, porem quando essa medida preventiva não surte efeito, logo vem a medida ou ação ativa e mais enérgica, onde o individuo em questão é procurado por executores da Lei (policiais) que realiza a ação de Arrancar a pessoa de onde ela estiver para que seja cumprido o que foi estabelecido e a ordem seja mantida.
Ambos, tanto o Oficial quanto os Policiais, estão servindo o Estado e a Lei, porem o Oficial de Justiça à serve de forma passiva e o policial à serve de forma ativa.

Tudo isso foi elucidado para que possamos finalmente explicar que o Mistério Tranca-Ruas é um Mistério ou Função ligada ao Mistério Maior Trancador , Que por sua vez esta ligado ao Mistério Maior da Lei, que visa manter em equilíbrio, ordem e harmonia a vida em todo os seus aspectos para que todos possam evoluir em paz.
O Mistério Tranca-Ruas é um Mistério Cósmico, considerado negativo, somente porque sua realização ou forma de se realizar é ativa, conforme já explicado linhas acima.
Esse mistério é regido pela 5º Irradiação de Deus que é a Lei Maior cujo Regente e Divindade manifestadora é Ogum. Se o fator ou qualidade primordial da Lei é a Ordem, para que a mesma seja mantida são necessários outros atributos ligados a esse fator ordenador.
Então falaremos do Fator Trancador, Divindade-Mistério da Lei Maior que manifesta uma qualidade singular de Deus que é o atributo de trancar todas as ações negativas, desvirtuadas e nocivas ao meio em que a evolução e a vida se processa.
Essa Divindade de Deus é um Trono da Lei Regido pela Divindade maior Ogum e esta assentada à esquerda desse Orixá..
Por analogia, podemos dizer que o trono Regente dessa Função Trancadora, é um Ogum Cósmico, uma Divindade Natural, cuja natureza é ativa, pois, lida com os excessos dos seres enquanto uma Divindade Positiva, Passiva e Universal lida com a falta ou a carência de um sentido ou virtude.
Poderíamos dizer que Uma divindade Cósmica, considerada negativa porque suas ações são ativas e enérgicas, lidam com os desequilíbrios emocionais esgotando os vícios e excessos dos seres para que após serem esgotados de seus excessos, a Divindade Passiva, considerada Positiva porque suas ações são Passivas e calmas, possam doar as energias necessárias e suprirem toda a falta e a carência dos seres, para que só assim possam evoluir em equilíbrio e não mais infringir ou transgredir os Ditames da Lei Maior.

Sendo assim podemos dizer que O Mistério Tranca-Ruas é responsável por trancar a via evolutiva, pois (ruas) aqui assume o sentido e o simbolismo de vias evolutivas por onde os espíritos transitam, então esse mistério, tranca a evolução dos espíritos que estão se desvirtuando e desequilibrando a harmonia no meio em que vive. Sendo assim ele esgota os excessos cometidos pelos seres e que estão prejudicando suas próprias evoluções.
O mistério Tranca-Ruas forma Par com Outra Divindade-Mistério também regida pela Lei Maior que denominamos na Umbanda de Mistério das Sete Lanças, que é Um Ogum Universal, Passivo e que atua no reestabelecimento do ser onde após ter seus excessos esgotados pelo seu Par-Mistério Tranca-Ruas, esse Pai Ogum Sete Lanças supre o ser da carência de energias equilibradoras e positivadoras, para que assim possa retomar sua senda evolucionista e em equilíbrio galgar os degraus da Luz da Lei e da Vida.
Note que simbolicamente (Sete Lanças) Simboliza Sete Vias Retas de Evolução, Sendo o seu Par Natural-Complementar de Mistério, O senhor Tranca-Ruas, onde um (Sete Lanças) Atua Regido pela Lei de forma passiva e suprindo as carências e o outro (Tranca-Ruas) Atua Regido pela Lei de forma Ativa e esgotando os excessos.
No triangulo Divino desse Mistério temos isso: O Trono da Lei Maior o Divino Pai Ogum no ápice ou na parte de cima do triângulo, À direita o Mistério Sete Lanças ou Sete vias Retas de Evolução, e à esquerda o Mistério Tranca-Ruas ou Mistério Maior das Sete Trancas das Vias Evolutivas Desvirtuadas.
E assim de acordo com nossa visão parcial, singular, pessoal e intima, podemos dizer que fechamos a base desse mistério que se desdobrar em milhares e milhares de linhas tais como: Tranca-Tudo que atua nos sete sentidos, Tranca-Ruas que atua nos caminhos, Tranca-Matas que atua nos campos do conhecimento, Tranca-Ruas das Matas que atua nos caminhos evolucionistas do conhecimentos, Tranca-Ruas das Almas que atua nos caminhos evolucionistas do espirito, Tranca-Jogos que atua nos campos dos raciocínios e da razão, Tranca-Giras que atua no campo ligado aos movimentos regido por Inhansã que forma par com a linha de Tranca-Tumulo ligado ao mistério paralizador regido por Omulu, etc.
É complexo, por isso é Divino e por ser divino é infinito, pois infinito são os mistérios de Deus e várias são as formas de aborda-los e nesse campo tem espaço para todos, pois um mistério nunca se esgota em si mesmo, pois por ser mistério essa é uma de suas qualidades ímpares.
Por isso Deus é um mistério infinito e muitos podem expressa-Lo segundo a sua visão, sem nunca esgota-Lo, por isso Sendo assim a religião é um mistério infinito, pois é seara ou campo onde manifestamos a nossa concepção de Deus segundo a nossa visão particular e aceita pela maioria, porem que não esgota-O, pois Deus é a própria fonte inesgotável de mistérios. E como Umbanda é Religião, portanto é mistério de Deus e sendo mistério de Deus é infinita, então estamos manifestando a nossa forma particular de aborda-lo e como nos foi ensinado a crer em sua força e manifestação.
Voltando ao Mistério Trancador, a Divindade Cósmica da Lei regente desse mistério, tem suas hierarquias de seres naturais, espirituais e divinos que atuam em todos os sentidos da criação. Sabemos que toda a parte cósmica-ativa ou mistério negativo da Umbanda foi assumida pela Divindade Cósmica Orixá Exu que emprestou o seu nome a esses mistérios e facultou um meio dos seres espirituais e naturais retomarem as suas linhas de evolução Sob o amparo da Divindade Exu regidos pelos seus regentes até que aptos estiverem para assumirem naturalmente um grau à eles destinados.
E já que para exercer a função de trancar devemos trancar algo, então assim surge toda uma hierarquia natural que em paralelo com a espiritual, formaram uma enorme e frutífera linha de Exus todas regidas pelo mistério trancador e ai surgem as linhas de trabalhos de Exu Tranca-Ruas da Almas (que significa mistério trancador dos caminhos dos espíritos que atentaram contra a evolução de seus semelhantes.
Tranca ?Ruas das Matas (que significa hierarquia de seres espirituais e naturais que atuam trancando os caminhos dos espíritos que através do conhecimento desvirtuaram e disseminaram a ilusão na vida do seu semelhante.
Tranca-Ruas das Cachoeiras, que significa mistério da Lei (Ogum) que tranca os caminhos de todos os seres que atentaram contra a concepção da Vida (Oxum) em todos os sentidos da vida , desde um aborto até a concepção de uma idéia virtuosa e positiva para um meio de vida melhor.

Senhor Tranca-Ruas é um mistério de Deus e como tal deve ser respeitado e reverenciado, pois é uma Qualidade Divina necessária à ordem, à harmonia e ao equilíbrio, onde à vida e a evolução esteja sendo ameaçada.

Senhor Exu Tranca-Ruas é um Guardião dos Caminhos e Neles é os olhos atentos da Lei Maior, sempre vigilante na sua função que é trancar os caminhos de quem se desvirtuou em sua evolução e ainda assim quer arrastar todos que estão a sua volta impedindo-lhes de evoluírem e ascenderem rumos as suas esferas de evolução.

Sarava O Divino Trono Da Lei Maior
Sarava O Divino Pai Ogum
Sarava O Celestial Pai Ogum Sete Lanças
Sarava O Divino Mistério Trancador
Sarava O Divino Pai Exú
Sarava O Divino Mistério Tranca-Ruas
Sarava O Senhor Guardião Tranca-Ruas

SARAVA UMBANDA