A retomada do crescimento traz de volta a questão do aumento da demanda das empresas por profissionais bem treinados, em todos os níveis, e a necessidade da retenção dos melhores talentos.

Um dos pontos críticos é a fuga de talentos, provocada pelo mau gerenciamento do clima organizacional, por distorções nos planos de carreira, discussões colegas ou falta de confiança e credibilidade de lideranças que não exibem elevado padrão de ética e integridade.

Uma das maneiras de reter talentos é promover o envolvimento da família do colaborador com a empresa porque quando isso acontece estes contam com mais serenidade, pois a família torna-se um centro de aconselhamento, pois se o cônjuge não conhece o ambiente da empresa ele vai sempre ouvir uma lado da historia e o único conselho que ele vai dar é “Você que sabe.”, “Você conhece a empresa e as pessoas melhor que eu, você tem seus motivos” quer dizer a empresa deixa de ter um aliado.

Conhecer o ambiente da empresa é bom tanto para a família para o colaborador permite que ele apresente seus filhos e esposa (o) evita que se criem mitos tais como: na empresa existem muitas moças bonitas ou homens metidos a galãs, será que é necessário as horas extras para se cumprir o trabalho, é preciso trabalhar final de semana? O que será que ele esta fazendo? Quando isso acontecer permita que a família faça uma visita a empresa, veja o porquê é necessária a hora extra porque podem surgir comentários sobre essas horas extras não deixe sogra , cunhadas (os)  e vizinhos faça comentários maldosos sobre a vida pessoal de seu colaborador.

 Em uma pesquisa feita foi contatada que 40% dos filhos não conhecem os trabalhos dos pais e isso faz bem para os filhos porque eles se sentem orgulhosos em poder falar sobre o trabalho de seus pais, permitir que os pais falem da importância de seu trabalho é educar as crianças para o trabalho é deixar que os filhos e esposa (o) se tornem aliados.

Algumas empresas têm programas como, por exemplo, “Programa Empresa Aberta” onde elas permitem que se leve a família para conhecer o trabalho a maquina que o pai opera os amigos de trabalho de seus pais, em uma pesquisa também se identificou que os colaboradores também querem que seus pais visitem a empresa para ver o que no que seus eles trabalham promova um café da manhã para esse encontro.

Para as empresas um dos calcanhares de Aquiles é o capital humano e para que se retenham talentos e assim manter a qualidade de seus produtos é preciso contar com um aliado como a família que se comporta como um guarda chuva que minimiza tempestades, aconselha e influencia nas decisões ou através de um pedido de calma ou dizendo que o emprego é bom, tem vários benefícios. Converse com o pessoal de Recursos Humanos e de Segurança do Trabalho sobre a possibilidade de se fazerem encontros entre colaboradores e sua família e torne seu pessoal mais comprometido.