Tradução do conto argentino Ódio de vida após a morte

 

De: Roberto Arlt;

TRADUÇÃO para o português Por Jardel Seixas Ribeiro

Fernando sentiu o desconforto dos olhos do árabe, que estava sentado atrás de uma esteira de tabela na outra extremidade do terraço, possivelmente não desviar o olhar de seu pescoço. Incapaz de conter rosa, e risco de perder um louco aos olhos do outro, parou em frente à mesa marroquina e disse: - Eu não te conheço. Por que você está me olhando?

O árabe levantou-se e, depois de saudar ritual, disse: Senhor, você vai perdoar. Especializei-me em ciências ocultas e eu sou um homem muito sensível. Quando eu estava olhando para ela era que ele estava vendo em sua cabeça uma nuvem vermelha. Foi o Crime. Você naquela época estava pensando em matar sua namorada.

O que ela disse era verdade desconhecido Fernando estava pensando em matar a namorada. O mouro viu o espanto foi pintado no rosto de Fernando e disse: - Sente-se. Eu me sinto muito orgulhoso de sua empresa por um longo tempo.

Fernando caiu de mau humor na cadeira esteiras. A partir do terraço do bar foram distinguidos, quase a seus pés, as ameias do Estado Português de idade; além das ameias espelho de água azul da baía se estende até o horizonte. Um forro desceu a rua para Gibraltar bóia enquanto mourisca, voz lenta, acompanhada por um instrumento de cordas, um muito triste e gritou melodia voluptuoso. Fernando sentiu uma tremenda decepção choveu sobre seu coração. Ao lado, o cavalheiro árabe, grande turbante, túnica e maneiras senhora fina reiterou:

"Eu estava um pouco mais de sua cabeça. A nuvem vermelha de condenação. Então, como uma flor venenosa, veio a cabeça de sua noiva. E eu pensei que eu vi você matá-la repetidamente. Fernando, sem perceber o que estava fazendo, balançou a cabeça, confirmando o que o estranho estava dizendo. O árabe continuou: - Quando a nuvem vermelha desapareceu, vi um quarto. Junto com uma mesa de ouro foram duas cadeiras cobertas de veludo verde.

Fernando agora pensava que não havia nada improvável que os dados árabes poderiam dar ao quarto ocupado Lúcia, porque ele olhou para o jardim. Mas ele concordou. Eu estava atordoado. Nada parecia extraordinário nem horrível. O árabe continuou: - Junto com sua namorada você estava coberto sob o braço e agir seguiu o misterioso oriental começou com a caneta para desenhar na mesa de mármore do rosto da menina. Fernando olhou para aparecer o rosto da garota que ele amava, sobre o mármore, e que ele estava nesse momento estranho, muito natural. Talvez eu estivesse vivendo um sonho. Talvez ele estivesse louco. Talvez o estranho era um canalha que tinha visto o Cashba Lucia. Mas o que o malandro não podia saber era que ele pensou na hora de matar Lucy. 

Os árabes continuaram: - Você estava sentado na cadeira de veludo verde, enquanto ela lhe disse: "Precisamos separar End isso não pode continuar ..." Ela lhe disse isso e você não respondeu uma palavra. É verdade ou não é verdade que ela disse isso?

Fernando assentiu cabeça de usinagem. As árabes puxaram um frasco do bolso, tirou um cigarro, e disse: Você e Lucia ódio da vida após a morte. -Você virá ao ódio através de uma série interminável de reencarnações.

Fernando discutido perfil homem cobre o turbante e, em seguida, infelizmente, olhou para o espelho azul da baía. O forro tinha bóias cotovelo dobrado, uma coluna de fumaça foi imobilizada no espaço, e uma tremenda tristeza achatada no sofá, enquanto o árabe, com facilidade assustadora, continuou. E você quer, porque ele ama e odeia morrer. Mas o ódio é o mais forte do que te amo. Há milhares de anos que você odeia mortalmente. E procurava danificada e rasgada. Você ama a dor infligir um do outro, você ama seu ódio por nenhum de vocês poderia odiar alguém mais perfeitamente o caminho que eles já se odeiam.

Tudo isso era verdade. O homem hijab continuou: - Você quer vir a minha casa? Eu vou te mostrar que no passado o último crime que mediada entre você e sua namorada. Ah, desculpe por não me apresentar. Meu nome Diga Aviv; Eu sou um médico de ciências ocultas.

Fernando percebeu que não havia nenhum ponto de resistir a qualquer coisa. Loon ou clarividente, o estranho havia penetrado até as raízes de seu terrível problema. Bata o gongo e um menino mouro, descalço, correu nas esteiras para a mesa, recebeu duro "Assani" pronto como um galgo trouxe de volta e de repente Fernando foi encontrado em ruas cobertas pé ao lado de seu misterioso companheiro, que, apesar de passar um hijab lindo, não gastar recataba realmente gorduroso fervida lojas de peixes, onde dia e noite, e barracas de chá verde, onde os agricultores descalços bestial empilhamento péssimo superlotadas.

Finalmente chegaram a uma casa encurralada em um canto do bairro Raisuli Yama. Diga Aviv levantou a pesada aldrava moura e deixá-lo cair; a porta, cravejado como uma fortaleza lentamente se separou e um Nedjel preta apareceu triste e nu. Ele curvou-se profundamente na frente de seu mestre; a porta, em seguida, abriu ainda mais e Fernando atravessou um pátio sombreado por árvores de limão com grandes vasos de barro nos cantos. Diga Aviv abriu a porta e convidou-o para entrar. Eles estavam agora em uma sala com uma plataforma para financiar almofadas cobertas. No centro uma fonte de água casca sua vara. Fernando olhou para cima. O teto da sala, como os salões do Alhambra, foi abóbada abobadado. Rios de constelações de estrelas e nebulosas congeladas entre and Tell Aviv, fazendo-o sentar-se sobre uma almofada, disse: - Que a paz de Deus esteja em seu coração. Que a gentileza do Profeta óleo sua generosidade. Seu interior está coberto de mel. Você é um homem justo e corajoso. Não duvidei da minha amizade.

E, como se perdesse em uma tenda do deserto, bateu o gongo tão rudemente que o negro, assustado, entrou com um buquê de rosas amarelas mãos esquecido:- Rakka, traz o cachimbo e falar com Fernando, disse:-Agora vai fumar o cachimbo de boa droga. Isto irá facilitar a sua entrada no plano astral. Vai tornar visível o palco do seu último encontro com sua namorada hoje. A continuidade de seu ódio.

Poucos minutos depois, Fernando bebeu a fumaça de um paladar acre droga como polpa de tamarindo. Assim, o ácido e fácil. Seu corpo definitivamente escorregou em almofadas, enquanto sua alma diligentemente deslizou através de grossas paredes de trevas. Apesar da escuridão, ele sabia que estava indo para uma paisagem clara e penetrante. Ele rapidamente encontrado nas margens de um pântano cheio de juncos flexível. Fernando não estava triste ou feliz, mas observou que todas as características da planta tiveram um alívio paisagem violenta, uma luz expressiva, como se houvesse uma árvore duas vezes mais profundo árvore na terra. Além lançar ao mar pântano. Um veleiro com sua grande tela vermelha se espalhou para o vento, ele se afastou insensivelmente. Fernando parou de repente surpreendido. Ele agora estava vestido de maneira oriental com uma túnica solta de listras verticais pretas e amarelas. Mão para o cinto onde ele foi atingido uma pistola faísca.

A yataghan pesado pendurado em seu cinto. Além da areia do deserto se estendia para o aterro fresco das árvores em uma floresta. Fernando começou a andar com melancolia e logo encontrou sob a cúpula de árvores de casca lisa, dura e outros para um jogo de luz parecia coberto de escamas de cobre oxidado. Como saber Aviv lhe tinha dito que ele estava em paz. Não muito longe para o murmúrio de uma escuta rio. Ele continuou no caminho, e uma hora mais tarde, talvez menos, foi encontrado na margem do rio. A cama estava coberta com pedras e as águas quebraram em suas bordas em flechas de vidro. A coisa notável é que, olhando para trás, viu um belo cavalo selado com uma cadeira de couro trabalhado bonito. Fernando, surpreso, olhou em volta ao redor. Você não pode ver em qualquer lugar do proprietário do cavalo. O cavalo ainda de pé à beira do rio, olhando melancolicamente sobre a água. Fernando se aproximou. Um choque de terror deixou seu corpo rígido e rapidamente tocou seu cutelo. Não muito longe do cavalo, na areia, completamente adormecido, parecia uma jibóia. A barriga da boa, coberto de escamas pretas e amarelas, apareceu repugnantemente deformado, em grande medida. Para a boca da jibóia a dois pés de um homem. Não havia dúvida agora. O homem que estava montado no cavalo para chegar ao rio, possivelmente desmontado para beber, e quando ele estava encostado o rosto na água, provavelmente a jibóia foi retirada do galho de uma árvore sobre ele, esmagado entre os seus anéis e, em seguida, ingerido. Ir para saber quantas horas se esperava que o cavalo para deixar seu mestre dentro da barriga da boa!

Fernando discutiu a borda de sua yataghan-era recente e sem rodeios, aproximou-se da boa, imóvel na sonolência da digestão, e levantou a cimitarra. O golpe foi tremendo. Ele não só cortou a cabeça do réptil, mas os dois pés do morto. A boa decapitada torcida violentamente.

Em seguida, Fernando, considerando o cavalo arreios, ele pensou que o homem havia sido devorado pela boa deve ser um crente de qualidade, cujo túmulo não era para ser a barriga de um monstro. Ele aproximou-se da boa e abriu a barriga. Dentro do homem morto estava. Envolto em um rico manto de sangue, com cabo de punhal de ouro no cinto. Um pacote foi marcado em sua cintura. Fernando pescou lá; era um saco de seda. E abriu a palma da sua mão rolou uma cascata de diamantes de diferentes quilates. Fernando estava feliz. Então ele ajuda de seu facão, ele trabalhou por algumas horas, até que ele tem um novo túmulo, em que ele enterrou o estranho infeliz. Então, ele foi para a cidade, cujas paredes são distinguidos além dele na distância, na parte inferior de uma curva que traçou o rio até as colinas no horizonte. Seu dia tinha sido satisfatório. Nem todos eram filhos do Islã com um cavalo na margem de um rio, um homem dentro da barriga de uma boa e uma fortuna em pedras preciosas na bolsa do homem. Alá e do Profeta, obviamente, o protegeu. Eles já estavam muito distantes, não, as paredes da cidade. Suas torres maciças e sentinelas com lanças pesadas estimulação por trás das muralhas foram distinguidos. De repente, um dos principais portões veio uma cavalgada. Em frente a ela era um homem de venerável barba. O grupo montou na direção de Fernando. Quando o velho cruzou com Fernando, ele cumprimentou-o com reverência tocando a testa. Como o velho conhecia, realizou seu pônei, e depois observou a besta, Fernando, pois exclamou: -Irmãos, irmãos, assistir o cavalo para o meu filho. Os homens com o velho cercado ameaçador para Fernando, e o velho continuou: -Eis, eis que a montagem. Ved seu nome inscrito lá. Fernando Só percebeu que, na verdade, no ângulo do quadro que foi escrito em escrita Kufic o possível nome do morto.

-Filho de um cão. De onde você tirou esse cavalo? Fernando não conseguia palavra. Evidência acusou. De repente, o velho, que tinha acabado de verificado e despojado de sua adaga sangrenta e cutelo, gritou: Irmãos ... irmãos ... saco ved que meu filho usava diamantes de contrabando ... Fernando era inútil tentar explicar. Os homens caíram com tanta fúria sobre ele, e vencê-lo de forma tão vigorosa que em poucos minutos perdeu a consciência. Quando ele acordou, ele estava no fundo de um escuro, dolorido calabouço.

E passou algumas horas, de repente, a porta rangeu são dois escravos negros pegaram em armas e amarrou com cadeias de mãos e pés de bronze. Em seguida, obrigou-o chicoteando os degraus de pedra da masmorra, chicotes pilotos cruzaram preto e, em seguida, veio a um caminho de cascalho. Suas costas e seus membros eram sangrentos. Agora estava ao lado da cama de um jardim selva. As palmas das mãos e cedros aparado o céu azul com os seus fãs e cúpulas; soou um gongo e parou chicote. O velho homem que foi encontrado nos arredores da cidade ficou sob o sapato de uma porta em uma empresa jovem. Ela tinha o rosto descoberto. Fernando disse: - Lucia, Lucia, eu sou inocente. Era o rosto de Lucy, sua namorada. Mas no sonho que ele tinha esquecido que ele estava morando em outro século. O velho disse para a menina, que foi duas vezes Lucia, e disse: - Filha; este homem matou o seu irmão. Eu me rendo para se vingar dele. "Eu sou inocente, disse Fernando. Eu encontrei-o na barriga de uma boa. Com os pés para fora da boa. Eu piedosamente sepultei.

E Fernando, apesar de suas amarras, ajoelhou-se na frente de "Lucia". Em seguida, com palavras febris, explicou que o jogo de castigo. "Lucia", cercado por seus oficiais, observando-o com um olhar impaciente frio e cruel, fundo esverdeado olhos tempestuosos mulher. Fernando joelhos diante dela, no jardim dos Mouros, e percebi que aquele olhar hostil onde o muro estava sempre quebrado e sempre suas palavras. "Lucia" deixá-lo falar, e depois, olhando para um eunuco, disse: -Afcha, lançá-lo aos cachorrinhos.

O escravo correu para o fundo do jardim, depois voltou com uma trela sete mastins olhos esfumaçados e boca sangrando. Fernando queria juntar-se, fugir, gritar, mais uma vez a sua inocência. De repente, ele sentiu a queimadura em seu ombro uma mordida, um nariz molhado roçou sua bochecha, outros dentes cravaram em suas pernas e ...

O preto de Nedjel ele tinha alcançado uma xícara de chá, e sentou-se diante dele Diga Aviv disse:- Você não reconhece? Eu sou o servo na vida após a morte chamou os cães para que se rasgue. A mão de Fernando sobre os olhos. Em seguida, ele murmurou: - Tudo isso é estranho e incrivelmente verdadeiro. Diga Aviv continuou: - Se você quiser, pode matar Lucy. Entre ela e há também uma conta na vida após a morte. -No. Será que criar uma conta na próxima vida. Diga Aviv insistiu. -Não vai custar nada. Eu vou em obediência à sua natureza generosa. Fernando recusar novamente, e, sem saber por que, ele disse: 'Você é mais saudável do que a maioria de limão saboroso e mel; Lucia, mas não cometer assassinato. E agora, a paz de Deus esteja com você sempre. Então ele se levantou e foi embora.

Ele saiu, mas foi uma nova paz em seu coração. Ele não sabia se Diga Aviv era um trapaceiro ou um médico de magia, mas tudo o que ele sabia era que partisse para sempre Lucia. E naquela noite ele chegou em um trem que ia para Fez, a partir daí ele voltou para Casablanca Casablanca e um dia partiu para Buenos Aires. Aqui eu o encontrei, e me contou a sua história aqui, epilogada com estas palavras:- Se eu não tivesse ido tão longe Eu acho que Lucy tinha morrido. Isso me faz lagrimar,