PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Ciências Contábeis

 

 

 

 

 

 

 

Arison Jorge Durães

Bruno Rhandler Fernandes

Felipe César Louzada de Almeida

Guilherme da Costa Reis

Marcos José Ribeiro Júnior

 

 

 

 

 

A GESTÃO AMBIENTAL:

Conceitos, características e aplicações em empresas diversas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Belo Horizonte

2013


1 INTRODUÇÃO

 

Em meio a globalização, capitalismo e a evolução das tecnologias será que é possível pensarmos em ambiente, ecossistema e sustentabilidade? Sim, é possível e necessário.

 

A todo o momento em nossa sociedade nos deparamos com situações onde precisamos reduzir gastos, diminuir custos e aumentar os lucros, mas nunca foi percebido que através de atitudes conscientizadoras estes indicadores poderiam ser atingidos. Um simples papel que é economizado pode ser reaproveitado, uma simples área verde pode transformar um modo de vida para melhor. É com atitudes assim que o mundo caminha para a gestão ambiental.

 

A gestão ambiental apresenta diversos conceitos e ideias diferentes, mas que nos leva sempre ao mesmo lugar, a gestão dos recursos disponíveis no sistema para transformação em produtos, serviços e bem-estar para a população e para as empresas.

 

Existe hoje uma preocupação muito grande por parte de todos a este respeito, pois se sabe que os recursos utilizados em sua maioria não são uma fonte inesgotável e tem vida útil, sendo assim, cada vez mais se faz necessário a descoberta de novas fontes de recursos e novas tecnologias para melhor aproveitamento destes.

 

Quando uma empresa efetua coleta seletiva e separa de forma efetiva seus resíduos ela poderá reaproveitar de outra forma não sendo necessário efetuar dispêndio de valor e não precisara buscar no sistema recursos seja ele qual for. Pequenas atitudes feitas de forma isolada quando vistas de forma macro influenciam de forma relevante nos índices.

 

Pois bem, a partir deste contexto se torna extremamente relevante a necessidade de entender como funciona a gestão ambiental em suas diversas faces e de se aprimorar o conceito visando o aumento na afetividade das ações.

 

Apresentaremos conceitos gerais sobre essa gestão e de que forma ela impacta a sociedade, legislação aplicável e a preocupação dos órgãos públicos, caso real e em números de uma empresa que adotou a gestão ambiental e tem como programaa Consciência Ambiental e discussão sobre a importância de se fazer essa gestão não só dentro das empresas, mas na sociedade como um todo.