Em primeiro lugar: ter claro qual é o objetivo e o período que a equipe vai trabalhar. Depois apresentar o objetivo à equipe e motivar intensa e periodicamente. Todo o trabalho de motivação requer manutenção periódica. É natural no ser humano a dispersão. O desvio do caminho. A mudança do pensamento. Por isso são necessários os apertos periódicos do sistema.

Não é necessário fazer uma convenção de vendas ou treinamento interno a cada três meses. Existem muitas ações que cumprem a função sem necessariamente ter que reunir todos para uma palestra trimestral.

Treinamento ao pé da letra, ou seja; conduzir a equipe para o objetivo através da repetição sistemática do conceito e da prática. A repetição é o ponto chave para fixar. Outro ponto chave é repetir com criatividade. Variar exercícios, mensagens e etc. É essa criatividade que vai fazer a equipe estar sempre ligada no treinamento. Quanto mais criativas forem as ações mais criativa será a equipe. Uma coisa leva a outra. A equipe é o espelho do treinador. Seja criativo e a equipe será também.

Para isso não faltam ações disponíveis no mercado para quem quer desenvolver um trabalho eficiente e ao mesmo tempo criativo. Existem dos mais variados preços. Nem sempre o mais caro é o melhor e nem sempre o mais barato é o pior. São somente ações que servem ou não para um determinado fim. O que determina o sucesso na escolha das ações é o conhecimento do trabalho como um todo e bom senso.

Quantas vezes nossas mães falavam para não por a toalha molhada na cama, escovar os dentes e estudar. Foi tão repetido que hoje simplesmente fazemos sem pensar. Na verdade não sabemos fazer de outra maneira. Quantas vezes o cobrador de faltas treina chutando ao gol? Quantas vezes o jogador de basquete chuta para a sexta para, no calor do jogo, simplesmente repetir o que fez no treino; acertar.

Repetir é tão importante que nenhuma outra grande equipe, de qualquer esporte no mundo, encontrou outra forma para competir em alto nível. Fazer seus atletas repetir jogadas de ataque e defesa é a melhor forma de colocá-los na condição de fazer a diferença nos momentos de extremo calor do jogo. Os grandes times são concorrentes entre si. Por isso repetem e repetem e repetem para refinar seus movimentos, aguçar a percepção, estimular a inteligência e fazer com que a equipe entre de cabeça no projeto. Repetir a idéia ao longo de um período faz com que a equipe mergulhe na proposta. Depois de um tempo, de tanto repetir, a equipe automaticamente entra no universo desejado e com a força desejada. A equipe veste a camisa porque acaba sendo automaticamente natural. Estranho mas é isso mesmo. É possível criar a naturalidade. De tanto repetir se torna natural. Escovar os dentes não é algo natural. Só ficou natural depois de tanto a mãe insistir. Só temos que agradecer a mãe. Graças a ela que hoje temos dentes limpinhos.

Augusto Gomes
Especialista em motivação para trabalho em equipe.