Uma das coisas que admiro é um trabalho em equipe, sempre trás bons resultados quando seus componentes estão cônscios de que o efeito será prazeroso e benéfico a todos que contribuem de alguma forma.

Não gosto da centralização, aquele que chama pra si toda a responsabilidade, não aceita opinião e nem dividir as tarefas, no seu egoísmo, raramente alcança o sucesso. Há de fato empreitada que só pode ser exercida por um elemento, como por exemplo, o trabalho artesanal, uma tela não pode ser pintada a dois, a criação e inspiração são únicas. Mas há parcerias fantásticas no mundo da arte em geral, grandes compositores que juntos conceberam obras belíssimas, um atelier de costura onde o estilista cria o modelo, mas sem os elementos necessários dificilmente conseguira expor seu feito. Todo projeto requer uma equipe de profissionais afinados e sintonizados entre si, imbuídos da certeza que no final o mérito é de todos.

Mas quando o ego fala mais alto, põe todo um trabalho a perder, por menor que seja a participação de um membro na equipe, não deixa de ter sua devida importância. Todo resultado grandioso tem por suporte um torvelinho de idéias que juntas formam um acorde perfeito onde todos comungam da alegria do fruto harmonioso.

Elsy Myrian Pantoja