TRABALHO DE DIREITO AMBIENTAL

 

 

Nome: Vida para Consumo                  Texto: A transformação de pessoas em mercadoria

Autor: Bauman Zygmunt                

Nome do aluno:Beatriz E W Pinto

 

            Conforme o autor BAUMAN, ZIJGMUNT  da obra Vida para Consumo2008. A  transformação de pessoasem  mercadoria. RI Zahar, 2008, diz que podemos avaliar que a sociedade num todo é consumista.

Mas as regras, meios de consumo como é exposto e divulgado e apelante, conseguindo fazer com que a sociedade seja cada vez mais dependente do sistema, ou seja consumir de qualquer forma.BAUMAN relata (pág.71) “ A sociedade de consumidores”,em outras palavras, representa o tipo de sociedade que promove, encoraja ou reforça a escolha de um estilo de vida e uma estratégia existencial consumista, e rejeita todas as opções culturais alternativas.

O apelo ao consumismo é muito grande, e esta em nossa dia a dia, os grandes centros de compra shopping onde a de tudo e para todas classes e idades, onde desde as crianças já estão sendo estimuladas a querer algo novo, fazendo forçar seus pais a adquirir mercadorias, é correto ou é desleal o modo de colocar a sociedade encostada no murro.BAUMAN relata(pág.73).” O envolvimento das crianças com as coisas materiais,a mídia,as imagens e os significados que surgem se referem e se emaranham com o mundo do comercio, são aspectos centrais na construção de pessoas e de posições morais na vida contemporânea.

  A sociedade consumista também tem suas regras, procurando dar ênfase a classe de indivíduos sempre com poder maior, a classe baixa está excluída de participar, é penalizada. Pense que talvez amanhã quem ficou  excluído poderá estar na classe dos privilegiados.

Todo individuo da sociedade é avaliado como uma mercadoria, é negociável, pois a mídia ataca dia a dia e coloca esta questão , mas observar que devemos cumprir com nossas obrigações, estar em dia com as contas.

É isto que a sociedade nos diz, está correto?

Pertencer na sociedade é pontificar uma batalha dia após dia para estar enquadrados, pois individual somos penalizados sacrificados se nos podemos estar na sociedade consumista.

Relação idade, modo de vestir-se também é meio de ficar para traz quem não esta na moda, mostrar o corpo sexy é antigo, antiquado, mas quem está certo, ser simples, honesto ou só para estar na sociedade nós fantasiamos. BAUMAN relata(pág.80) “Bem, se eu saísse como estou vestido agora(jeans e camiseta),as pessoas iriam olhar e pensar: por que você está usando algo especial,roupas provocantes?.Aos 13 amos de idade já saímos vestidas desse jeito.é tudo de que se precisa apara parecer estar na moda”.

Para permanecer na sociedade consumista deve-se mostrar padrões consumistas, competir com várias classes, explorarmos  mercado de bens.

Novamente as crianças tem grande papel, a mídia procura este agora e futuro consumista, com produtos, vitrines, opções para pagamento para que as crianças sigam um passo consumista.

Todos nos sabemos que a política sempre estará dando direções em uma sociedade, por ex: Os ministros escolhem quem vai fazer parte, se a pessoa tem potencial consumista e trará benefícios a sociedade e por outro lado o restante não terá vez, retornam para seu lugar de origem assim não atrapalhando este processo de consumo na sociedade.

O individuo nem sempre pertence à comunidade, mas vive no meio social, pois a uma disputa por um membro da comunidade consumista muito grande, até as vezes critérios usados para esta seleção são questionáveis.BAUMAN relata(pág.92) A substituição do poder do indivíduo pelo poder da comunidade constitui o passo decisivo da civilização. Sua essência está no fato de que os membros da comunidade se restringem em suas possibilidades de satisfação, enquanto o indivíduo desconhecia essa restrição.   

Onde pode ser construído uma comunidade, colocar regras nos indivíduos para cumprir, escolha dos indivíduos onde que a comunidade os subordina.Em nossa sociedade temos liberdade. ex: o carnaval,mas para um grupo de consumidores ativos,escalados que formam grupos de classe superior.

  Que numa sociedade consumista a principal virtude é gastar usar cartões, cheques, onde os bancos tem uma carteira de cliente  com poder de gasto muito grande, a elite consumidora.

E alguns paizes dão aula de como gastar, ou investir, pegar emprestado e viver a credito.

CULTURA CONSUMISTA

 

A preocupação é sempre permanecer em frente as tendências, as novidades, ficam reconhecidas como tal, como a vida social determina porque tendo bens é o que a sociedade analisa, ter status. Ainda como não bastasse temos a síndrome do consumismo onde acima de tudo  é a negociação de virtudes.

Em nosso dia a dia a revira volta, mudanças, temos que estar atentos para prosseguir e não desanimar.

Em nossa sociedade ter o cuidado a simplicidade de ser responsável, pelos atos assumidos no dia a dia, ter consciência clara no que assina e se propõe a fazer. BAUMAN relata (pág.120) por meio da substituição da responsabilidade pela responsabilidade perante si próprio e pela responsabilidade para consigo mesmo reunidas numas só.

Saber analisar onde podemos gastar nosso dinheiro, cuidar das ofertas anunciadas, a sociedade como um todo com que você troca idéia para comprar ou não algum item individual.

As companhias devem e precisam cada vez mais ser competitivas para trazer o cliente consumista para seu estabelecimento satisfazer ou cada vez mais buscar produtos para este consumir e continuar a gastar em sua loja.

Sociedade consumista também presente nos consultórios médicos de estética e uma mudança no corpo, que momentaneamente esteticamente melhora, mas tem que cuidar, quanto tempo dura a perfeição e os riscos de vida.

Para atrair e tentar fidelizar o cliente consumidor até os produtos de venda de grande volume pode ser trocado por um novo, claro que até ajuda o meio ambiente há não acumular lixo.

 Nos dias de hoje o espaço virtual esta cada dia mais presente em todos os lugares, a informação, temos campos maiores para buscar e fazer pesquisas diversas, mas no mundo consumista, ou ainda tem restrições as vezes por precauções de sigilo de informação por as empresas não adotarem o virtual. As idéias antigas ainda podem mudar e fazer mais rápido as informações chegarem ao individuo consumista ou aquilo que quer fazer pesquisas.

Com a tecnologia e evolução da internet os consumistas compram mais fácil  mas será que podemos trocar fácil se apresentar defeito.

Está comunicação com celular leptop  deu um salto para que todos podem acessar as informações e também comprar.  

Concordo com o autor por dizer que o consumismo é um tipo de arranjo social resultante da reciclagem de vontades, desejos e anseios humanos rotineiros.  

Vida para consumo retrata que devemos aprender a lidar com as novas regras da sociedade a sutil e gradativa transformação dos consumidores em mercadorias. Aspessoas precisam se submeter a constante remodelamentos para que, ao contrário de roupas e produtos que rapidamente saem de moda, não fiquem obsoletas.  Sim, é verdade que na vida agitada dos cidadãos da era consumista o motivo da pressa, é em parte, o impulso de adquirir e juntar. Mas o motivo que torna a pressa de fato imperativa é a necessidade de descartar e substituir.