Alan Willian dos Santos Alves
Fernanda Pereira de Abreu
Jader Soares Viana
Marcus Vinicius da Silva Lima
Rodrigo de Góis Américo

1º TRABALHO DE ANÁLISE TÉCNICA: VALE5, PETR4, IBOVESPA

1 INTRODUÇÃO

A crise dos subprimes em 2008 atingiu não só o mercado de ações de seu país originário, os Estados Unidos, mas também do mundo todo. Em função disso, o Ibovespa sofreu um grande impacto negativo e, atualmente, um cenário de incertezas conduz o fraco desempenho do mercado acionário brasileiro. Questões como a incerteza política que o país está enfrentando, o baixo crescimento da economia da China e a crise europeia, que se arrasta ao longo dos anos, vêm afetando a comercialização das ações brasileira, conforme será demonstrado nesse trabalho. Todos esses fatores, portanto, tem provocado uma grande volatilidade dos preços dos ativos, deixando o mercado sujeito a alta especulação.

Conforme define o Infomoney (2015), “a análise técnica foca no estudo dos padrões de preços”. Portanto, este trabalho se limitará à análise técnica, com análise fundamental apenas contextual, referente às empresas analisadas.

Este trabalho tem como objetivo fazer a análise de mercado das ações do Ibovespa, VALE5 e PETR4. A pesquisa será realizada pelo método dedutivo, por meio de pesquisa bibliográfica à sites referentes ao tema. Dessa forma, pretende-se apresentar os gráficos das empresas citadas e suas respectivas séries; analisar os gráficos de Candles diários com seus principais padrões e formações de figuras gráficas; identificar e analisar as principais tendências (primárias, secundárias ou terciárias); identificar os topos e fundos existentes nos gráficos (usando como parâmetro uma variação mínima de 10% nos preços); analisar o padrão de comportamento do volume e volatilidade financeiro das séries para, assim, analisar os principais fatores econômicos e eventos que impactaram as séries no período de estudo, que vai de julho de 2009 a julho de 2015.

O trabalho está divido em cinco seções, sendo esta introdução a primeira. Iniciando as análises, na segunda seção, veremos o comportamento das ações do Ibovespa, na terceira seção será feita a análise do comportamento das ações da VALE5, na quarta seção teremos a análise do comportamento das ações da PETR4 e, por último na quinta seção será apresentada a conclusão do material pesquisado.