PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

TRABALHANDO A LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Aprendendo a Leitura e a Escrita através dos Jogos Lúdicos

SANTA MARIA DO URUARÁ – PRAINHA PARÁ

2013

PROJETO DE AÇÃO EDUCACIONAL/DIDÁTICO/PEDAGÓGICO

                                             Projeto de Intervenção Pedagógica

TÍTULO: Trabalhando a Ludicidade na Alfabetização e Letramento: Aprendendo a Leitura e a Escrita através dos Jogos Lúdicos

IDENTIFICAÇÃO

PROPONENTES: Orientação de Estudos e Professores Alfabetizadores do PNAIC da Região do Uruará.

                                                              Tipo de Projeto

Projeto Educacional – Didático - Pedagógico

 

INTRODUÇÃO

Muito se tem feito em função das dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita na Alfabetização e Letramento no Brasil, especialmente nas escolas localizadas em nossa região. Assim, busca-se alternativas inerentes e que colaborecomo o que expressa e direciona as Leis de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB) e os PCNs e outros autores e especialistas que abordam a ludicidade como um caminho inovador e propício, no sentido de promover as melhorias necessárias, tanto nos procedimentos comportamentais, atitudinais e principalmente conceituais e cognitivos desses sujeitos (professores e alunos), principalmente no que diz respeito às transformações, sejam, elas cognitivas, motoras, sociais, psicológicas, como também, de atitudes emocionais.

Assim, o sentido amplo deste tipo de projeto não somente tem como finalidade verificar o lado comportamental/cognitivo dos discentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas também esperar que este agente perceba-se como elemento capaz de experimentar, interagir e se conhecer, possibilitando autonomia no aprender e no apreender, inclusive no que diz respeito às atividades desenvolvidas nos eixos da leitura e escrita; como também inseri-los nas diversas atividades/modalidades pedagógicas. Demonstrando, assim, o papel da escola e também dos docentes nas dinâmicas de criação e vivenciamento de jogos lúdicos no âmbito escolar.

Logo, ser professor mediador dinâmico e criativo, não significa exclusivamente ter vontade expressiva de participação, de se estar inserido no processo educacional, mas também de se ajustar-se às condições necessárias desencadeadas no processo educativo de acordo com as necessidades vigentes, respeitando as peculiaridades de sua clientela. Desta forma, transcendendo em busca de uma sociedade fraterna, educada e democrática.  

Estrutura:

Justificativa

Sendo o PNAIC, um programa que busca viabilizar novas perspectivas e possibilidades aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos), e principalmente buscando suprir as necessidades e dificuldades encontradas nos eixos Leitura e Escrita no processo de Alfabetização e Letramento, os Professores Alfabetizadores, juntamente com a Orientação de Estudo da Região do Uruará, buscou promover a elaboração e posterior execução deste projeto que tenha como diretriz à implementação de atividades lúdicas através de jogos diversos, os quais sejam permissíveis na condição de colaborar como ensino da leitura e escrita no processo ensino aprendizagem, desta forma abrangendo às faixas etárias inerentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas que ora os professores alfabetizadores do primeiro ciclo estão envolvidos.

Assim sendo, os proponentes (professores alfabetizadores e orientador de estudo), acreditam na possibilidade de não só promover ou direcionar o projeto aos discentes, mas também, como criar novas metodologias e estratégias nas escolas e a outros professores, no sentido de se atingir as metas e os objetivos deste projeto, junto aos alunos no período de alfabetização. Tendo como parceiros a Secretaria de Educação, o Poder Público (Administração Municipal), escolas, e demais entidades e órgãos, para os quais permeia a responsabilidade e o dever para o bom andamento e funcionamento do processo educacional, onde quer que este seja promovido.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:Desenvolver brinquedos lúdicos que permitam o aprender através da ludicidade, direcionada à prática de leitura e escrita nos anos do 1º ciclo do Ensino Fundamental.

Objetivos específicos:

  • Promover a compreensão e apropriação da leitura através dos jogos lúdicos;
  • Experimentar a ludicidade como instrumento de viabilização e promoção de alfabetização e letramento no processo educativo;
  • Apresentar novas possibilidades e estratégias na prática educacional do docente de Alfabetização e Letramento das escolas envolvidas nas atividades apresentadas nesta oficina.
 

 

Proponentes: Orientação de Estudos do PNAIC e professores Alfabetizadores do PNAIC da Região do Uruará do Município de Prainha – Pará.

 

Local: Região do Uruará (Vila de Santa Maria do Uruará.)

Público Alvo: Todos os alunos dos anos iniciais (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental das escolas da Vila de Santa Maria do Uruaráe da Região do Uruará.

Período de desenvolvimento: a partir do dia 12 de setembro do ano de 2013 ao dia 29 de setembro de 2013.

(METODOLOGIAS) Estratégias:

1º Momento:Discussão em reunião de metodologias para o desenvolvimento de oficina de brinquedos lúdicos;

2º Momento: Apresentação do projeto junto às direções de escolas, às Orientações Pedagógicas e professores das escolas envolvidas;

3º Momento: Produção de jogos diversos, utilizando os materiais necessários;

4º Momento: Execução do projeto (Oficina de brinquedos) no encontro de Formação de Professores Alfabetizadores da Região do Uruará;

5º Momento:Realização de Avaliação diagnóstica observando e analisando as metas e objetivos a serem alcançados.

RECURSOS:

Recursos Humanos: Diretores, orientadores pedagógicos, professores/educadores Alfabetizadores do PNAIC, alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Recursos Materiais: folha de papel CHAMEX, cartolinas, pincéis, material reciclável, bolas, jogos lúdicos, Folha de papel pautado, retroprojetor, impressoras, computadores, canetas, quadro, entre outros.

Espaço Físico: Área especifica das Escolas.

 

 

 

 

 

 

 

Cronograma:

                   Data

Atividade

12 e 13 de setembro de 2013

15 a 17 de setembro de 2013

20 a 26 de setembro2013

27 a 28 de setembro de 2013

29 de setembro de 2013

Discussão em reunião de metodologias para o desenvolvimento de oficina de brinquedos lúdicos;

 

 

X

       

Apresentação do projeto junto às direções de escolas, às Orientações Pedagógicas e professores das escolas envolvidas;

 

 

 

X

     

Produção de jogos diversos, utilizando os materiais necessários;

 

 

 

 

X

   

Execução do projeto (oficina de brinquedos) no encontro de Formação de Professores Alfabetizadores da Região do Uruará;

   

 

 

 

 

 

 

 

X

 

Realização de Avaliação diagnóstica observando e analisando as metas e objetivos a serem alcançados.

     

 

 

 

 

X

                                                                      AVALIAÇÃO

A avaliação deste projeto será de caráter diagnóstico, observandoas peculiaridades individuais e coletivas dos expoentes e participantes do projeto; assim como das variadas características dos jogos. Valorizando as dinâmicas e flexibilidade no decorrer das apresentações da ludicidade.

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição Federal Brasileira. Art. 205. Brasília, 1988.

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: TEMAS TRANSVERSAIS. Brasília: MEC/SEF, 1997.

_______. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. MEC/SEB: 1996.

 

FILHO, Adelson Murta (Adelsin). Barangadão Arco-Íris: 36 brinquedos inventados por meninos e meninas. – São Paulo: Peirópolis, 2008.

SCAPATICIO, Márcia. Empapelamento: A arte de transformar objetos. In: Revista Nova Escola, Ano XXVI, Nº 247, Nov. 2011. Ed. Abril, p. 77-79.

Observações Gerais

O Projeto ora elaborado poderá ser flexível, podendo sofrer modificações necessárias de acordo com as necessidades da realidade onde será executado, assim como, absorver novas metodologias no desenvolvimento das atividades/modalidades lúdicas na leitura e escrita incluídas no projeto.

Data: 12  / 09 / 2013.

Ass. Proponente: ________________________________________________________

SYDNEY PINTO DOS SANTOS

ORIENTADOR DE ESTUDOS DO PNAIC – PRAINHA - PARÁ