A interdisciplinaridade ocorre quando, ao tratar de um assunto dentro de uma disciplina, você lança mão dos conhecimentos de outra. Como na pesquisa feita trabalhando português e ciências usando o mesmo tema.  A interdisciplinaridade é, portanto, a articulação que existe entre as disciplinas para que o conhecimento do aluno seja global, e não fragmentado. 

Esse trabalho é desenvolvido através de uma entrevista em uma escola com uma professora dos anos iniciais relatando atividades de Português e Ciências desenvolvidas de maneira interdisciplinar.

Entrevista realizada com uma professora do 1º ano de alfabetização, com 21 alunos no turno vespertino. As disciplinas a ser discutidas são Língua Portuguesa e Ciências, trabalhando a interpretação de texto e estudo sobre água por meio da leitura do texto apresentou a importância da água em nossas vidas, como usar. Em seguida os alunos realizaram exercícios que envolveram a interpretação do tema abordado. Fazendo desenhos de como economizar água para colocar no mural da escola.

Os alunos participaram da exploração do conteúdo respondendo questionamento da professora a respeito do tema e a realização das atividades desenvolvidas.A avaliação a respeito do conteúdo apresentado foi feira por meio da realização dos exercícios de interpretação do texto e participação em sala.Dentro dessa entrevista pode se perceber a falta da família com o ambiente escolar as crianças não tem uma idade tão avançada mais participa ativamente quando a professora faz perguntas para eles usando exemplos de sua casa, perguntando quem tem plantas em sua casa ou horta, falando sobre o tema de uma maneira criativa para que eles participem também com os seus conhecimentos citando exemplos de como fazem em suas casas conscientizando os alunos para que conscientizem a seus familiares com a atividade de fazerem um desenho com o tema de trabalhar com economia da água é uma ótima tentativa para trazer os familiares para prestigiar seus filhos e assim trazendo-os para participarem da vida escolar deles ao mesmo tempo em que pensem sobre o assunto e dando exemplos para seus filhos.Trabalhar o Português com uma produção textual sobre o tema desenvolve a ortografia das crianças estimula sua imaginação.Uma grande conclusão que eu como futura pedagoga tirou com essa pesquisa que podemos trabalhar um tema de maneira simples com grandes resultados nos alunos, formando cidadãos consciente, unindo escola e familiares e comunidade...