Nestes dias estou tendo a oportunidade de acompanhar o “Le Tour de France”, é competição de Ciclismo mais importante que existe, é como a Copa do Mundo no Futebol. E este ano está mais emocionante ainda, por marcar o retorno de Lance Armstrong, que já ganhou esta competição 7 vezes, e aos 37 anos de idade resolveu participar mais uma vez. Mas por que estou falando sobre isso? Bem, essa prova é dividida em várias etapas, algumas tem que ir sozinho tentando marcar o melhor tempo, outras com a equipe, e outras dependendo de um bom trabalho em equipe para superar às demais. E em meio a tudo isso veio algo dentro de mim, me falando que também estamos em uma competição, todos os dias , uma nova etapa, um novo obstáculo à ser superado, um novo tempo à ser batido, nessa que é a Competição mais importante de todas, a qual poderia chamar de “Tour da Vida”. Uma coisa é certa nesta competição, “quanto mais unidas forem as equipes, melhor serão os seus resultados”.

Poderíamos nomear duas equipes, o “Mundo”, e a “Igreja”. O que me chama a atenção é que o Mundo consegue andar mesmo dividido, às vezes manda a inveja atacar na frente, ou a maldade em pontos estratégicos, ou a dúvida bem no meio da outra equipe. Mas a Igreja, só consegue mostrar sua força quando se apresenta como um, que é o seu líder, Cristo. Se isto não acontece, ela é facilmente confundida pelos ataques do Mundo. Quando o Líder está na frente, Ele tem a certeza de quais e quantos atletas Ele tem que enviar para ganhar mais tempo e obter um melhor resultado. Às vezes segura a paz no meio da própria equipe para dar mais conforto durante a prova, ou envia a luz para ir mostrando um melhor caminho, junto com a luz, a força e o poder para ter certeza de a equipe vai manter o rítmo. Por isso Ele tem que estar a frente, pois não importa se os atletas possuem nomes diferentes, eles têm que saber que estão na mesma equipe, a Igreja.

Em Lucas 9:49-50: “E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco. E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós.” No texto acima vemos que João estava chateado não porque eles expulsavam demônios em nome de Jesus, mas sim porque não estavam com eles!!! Por este motivo que a Igreja encontra dificuldades em algumas etapas, porque às vezes a “paz” não se conforma que a “luz” tenha sido enviada na frente. Esse é o um dos problemas que surgem durante o “Tour da Vida”, a Igreja não se concentra no direcionamento dado por seu Líder, e nisso nem percebe que o Mundo enviou a vaidade, a dúvida para estarem ali retardando o seu rendimento durante a prova.

Devemos estar firmes no nosso Líder, pois Ele sabe o melhor caminho, a melhor estartégia para ganharmos esta Competição. Como está em Colossenses 3:12-13: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” Vamos manter o rítmo, atentos primeiramente Nele, e também no nosso companheiro de equipe, caso ele aparente estar cansado, vamos buscar no nosso Líder a melhor forma para trazê-lo de volta a prova, para juntos desfrutarmos da nossa vitória que é certa.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

(João 16 : 33)

Rafael e Patrícia Costa
http://prfamilia.blogspot.com/