Touceira ou soqueira?

Esses dois termos são muito usados para a cultura de cana-de-açúcar. Mas o que eles significam?

No plantio de cana, muitas vezes, são enterrados porções do caule da planta. Essa ação se baseia no fato que cada porção do caule é cortada de forma a apresentar 1, 2 e até 3 tecidos meristemáticos ("gemas"), ou seja, tecidos com intensa multiplicação de células da planta e que, por esse motivo, são utilizados para propagar a mesma. Essas porções de caule são denominadas toletes.

Com a presença de água e sais minerais no solo, o tolete apresenta as primeiras ramificações com folhas. Muitas vezes, o mesmo tolete apresenta várias ramificações originando, visualmente, diferentes plantas. Na realidade, todas as ramificações provêm de um único tolete, por isso, são a mesma planta. Esse conjunto de ramificações originados a partir de um tolete recebe o nome de touceira. Quando acontecem essas ramificações a partir de um mesmo tolete, ou sistema radicular de uma planta, diz-se que a planta apresenta perfilhamento.

Figura 1. Foto das touceiras de cana. Após o corte, as raízes remanescentes no solo da onde brotarão as novas canas recebe o nome de soqueira.

Fonte da foto: http://www.iac.sp.gov.br/

Após o corte da cana, as raízes que sobram no campo recebem o nome de soqueiras. Quando há a necessidade de se refazer o plantio da cana ("reforma do canavial"), as soqueiras são eliminadas, muitas vezes, por herbicidas ou mesmo máquinas apropriadas que erradicam mecanicamente as mesmas.

Cabe mencionar que os termos soqueira e touceira são, por vezes, também utilizados como sinônimos na área agrícola.

Figura 2. Touceira originada a partir de uma soqueira de cana. Observer que vários ramos se originam a partir da raiz que permaneceu enterrada após o corte (soqueira).

Fonte da foto: http://www.iac.sp.gov.br/Centros/CentroCANA/Procana/3.jpg

Por último, a cana inicialmente plantada em uma área por meio de sementes ou, mais comumente, por toletes, recebe o nome de cana-planta. Já os corte sucessivos depois da implantação do canavial, pelo fato das plantas se originarem das soqueira, a cana passa a se chamar cana-soca.

Com isso, espera-se agora ter esclarecido esses termos que frequentemente são usados quando se trata da cultura da cana-de-açúcar.