Topossequência ou catena?
 
Topossequência ou catena?
 


Topossequência ou catena?

Os alunos de vários níveis de ensino apresentam dificuldades de distinguir uma topossequência de uma catena. Este artigo é uma tentativa de definir e diferenciar esses termos muito usados em pedologia.

Quando os solos de uma região variam principalmente devido à topografia, ou seja, à posição no relevo (paisagem), diz-se que há uma topossequência (Figura 1).

topo

Figura 1. Um conjunto de solos cuja diferença principal se deve à posição no relevo recebe o nome de topossêquencia. Se os solos se orginarem da mesma rocha, pode-se chamar a seqüência de solos de catena.

Geralmente, o solo varia conforme o relevo se modifica. Assim, por exemplo, nas porções mais altas e planas da paisagem, é comum encontrar latossolos. Descendo um pouco mais na encosta, pode-se encontrar argissolos e, por fim, nas partes baixas, pode-se encontrar gleissolos. Essa seqüência de solos que ocorre principalmente devido à variação topográfica recebe o nome de topossêquencia. Se os solos originarem-se de um mesmo tipo de rocha, a seqüência de solos pode também ser chamada de catena. No entanto, se a seqüência de solos derivar de diferentes rochas, ela recebe apenas o nome de topossequência. Assim, pode-se dizer que toda catena é uma topossêquencia, mas nem toda topossequência é uma catena.

De maneira geral, os levantamentos de tipos de solos de uma área devem ser feitos avaliando-se a relação solo-relevo, pois, como exposto acima, o solo, normalmente, varia em função do relevo. Desse modo os profissionais da área ambiental procuram fazer verificações das topossequências que ocorrem em uma área. Assim, ao observar o relevo de uma propriedade, pode-se ter idéia de alguns tipos de solos que podem ocorrer dentro dela bem como seus limites, isto é, onde termina um tipo de solo e se inicia outro.

Preparado a partir de:

BRADY, N.C.; WEILL, R.Y. The nature and properties of soils. 13a Edição. New Jersey: Prentice Hall, 2002. 958p.

 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Luiz Felippe Salemi
Sobre este autor(a)
Formado no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da ESALQ/USP. É mestre em Ecologia Aplicada (USP), estudando Hidrologia e Biogeoquímica de Microbacias Hidrográficas. Se interessa por assuntos relacionados ao uso, manejo, e conservação do solo e da água em ecossistemas agrícolas e naturais. Ema...
Membro desde abril de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: