PROFISSIONAL / EMPRESA

O primeiro passo e um dos mais importante na criação de sites, é saber escolher o profissional ou a empresa responsável pelo desenvolvimento. Lembre-se que o processo passará por várias etapas que deverão ser realizadas da melhor forma possível para que o projeto obtenha o resultado esperado, por isso opte por profissionais que já tenham experiência comprovada no mercado e que terão condições de dar todo o suporte para que o projeto seja realizado dentro das suas expectativas e que alcance os melhores resultados.

Analise os trabalhos desenvolvidos por esse profissional à outras empresa para saber se o que você necessita poderá ser realizado e se o mesmo poderá lhe oferecer um site com soluções criativas e modernas, fatores muito importantes para que você se destaque da concorrência. Fique atento aos sites oferecidos a custos muito inferiores, pois com a grande quantidade de softwares e equipamentos disponíveis, há uma grande quantidade de profissionais que se aventuram neste ramo e acabam produzindo sites que poderá denegrir a imagem da sua empresa com layout inadequado ou problemas técnicos no funcionamento.

BRIEFING

O processo de desenvolvimento do site começa por um “Briefing” bem elaborado em conjunto com o cliente, o que determinará o sucesso ou o fracasso do seu site. A definição de “Briefing” segundo o dicionário é, “Conjunto de informações básicas, instruções e diretrizes, elaborados para a execução de um determinado trabalho.”

Passe ao profissinal o maior número de informações possíveis relacionadas a imagem da empresa, informações gerais da empresa, dos concorrentes e do público-alvo, objetivos a serem alcaçados, além das formas de comunicação e atendimento aos clientes.

  

TECNOLOGIA

Com as informações coletadas no “Briefing”, discuta com o desenvolvedor as melhores opções de tecnologias que serão utilizadas no desenvolvimento do site, tomando como base as necessidades de apresentação das informações e imagens, a forma ao qual essas informações serão atualizadas, os dispositivos que o site será acessado, assim como as formas de comunicação ou captação de informações dos visitantes. Outro fator muito importante é a escolha do servidor,  pois será necessário a contratação de uma empresa sólida e que garanta a qualidade de hospedagem do site e a disponibilização dos e-mails. Dê prioridade a empresas que já estão há algum tempo no mercado e que disponibilize os componentes necessários para o funcionamento de acordo com a tecnologia utilizada.

O valor desse serviço varia de acordo com as linguagens da programação, espaço disponibilizado, entre outros fatores que o profissional responsável pela criação do site poderá lhe orientar.

  

LAYOUT

Item muito importante para o sucesso do seu site, pois é através do layout que se consegue transmitir a personalidade da empresa através da combinação de cores, imagens atraentes e com qualidade, além de uma tipografia com formato e tamanho adequada a seu público-alvo. Tudo isso determinará  se o site terá um aspecto moderno, conservador ou despojado, que deverá ser levado em consideração dependendo do objetivo pré-determinado no briefing e no planejamento.

Pense que o seu site é como uma embalagem na prateleira de um supermercado que estará rodeado de concorrentes e será escolhido pelo consumidor se o visual for mais atraente, caso contrário, será mais um no meio de vários outros que ficarão sem acesso.

Evite sites com poluição visual e com grande quantidade de informações, pois isso tornará confusa a navegabilidade do site que deverá ser a mais intuitiva possível.

Apresente as informações em ordem de prioridades e transmita ao visitante o maior número de informações possíveis sobre o produto ou serviço oferecido, além de opções de contato para esclarecimento de possíveis dúvidas.

  

CONTEÚDO

O texto contido nas seções do seu site deverá estar organizado e ser totalmente condizente com os produtos ou serviços oferecidos. Deve ser de fácil entendimento e com parágrafos não muito longos para facilitar a leitura do visitante.

Outro fator muito importante, que só um bom desenvolvedor de site poderá explorar ao máximo, é o uso das palavras-chaves em todo o texto e de uma forma que os principais sites de busca irão lhe encontrar com maior facilidade e apresentá-lo nas primeiras posições. As palavras-chaves são os termos de busca que os visitantes irão digitar ao realizar a consulta pelo seu produto ou serviço, por isso faça uma análise e um planejamento junto com o desenvolvedor e inclua nos textos as palavras-chaves determinadas para alcançar o maior resultado possível.

Por enquanto essas são algumas dicas que irão ajudá-lo na criação de um site que atenda as suas necessidades e que lhe trarão bons resultados, lembrando que o atendimento e o esclarecimento das dúvidas dos clientes são fatores muito importantes no sucesso de um site.