Todos têm direito a Educação básica de Qualidade
Problematização:

Formação continuada do professor em sua área específica de trabalho e em outras que achar necessário.

Para se ter uma Educação básica de Qualidade que possa ser igual ao nível de todos os Estados da Federação, deve-se primeiro conhecer a realidade de cada região e o que se pretende atingir com essa educação.
Uma Educação Básica de Qualidade, atingindo todo cidadão é o queremos para nossas crianças, jovens e adultos, para que eles possam disputar de "igual pra igual" os desafios que por ventura a sociedade venha deles exigir.
Para que isso aconteça é preciso levar em conta alguns itens básicos: espaço físico, materiais didáticos, etc., principalmente é preciso investir na qualificação do Professor, dando sustentabilidade ao projeto educacional, para que este possa dar uma educação básica de qualidade, para um maior número de participantes possível, ou seja, fazer cumprir a (LDB) Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, pois a lei é clara todos tem direito a uma educação de qualidade. Mas esta qualidade deve atingir todas as áreas de conhecimento que o mercado exige e precisa.

Ações adotadas pelo governo:

O Governo vem fazendo sua parte. Os convênios com recursos financeiros para custear as necessidades básicas que uma educação de qualidade venha exigir, conforme determina a lei.
Através do Fundo Nacional da Educação (FNDE), são firmados convênios que possibilitam o desenvolvimento de uma Educação básica de qualidade. Para tanto o Município deve decidir por discuções, com o corpo que integra a comissão da educação, ações e estratégias, através de leis e diretrizes, no sentido de melhor aplicar os recursos repassados através do FNDE para as entidades de ensino, que por sua vez possam dar retorno a sociedade interessada. Assim sendo o professor deve fazer sua parte em seu próprio aprendizado e sempre que for possível participar de cursos para melhorar seu próprio conhecimento usufruindo dos recursos exclusivos para a formação profissional do professor.

Possíveis soluções:

Para se ter uma educação básica de qualidade, em todos os setores que o envolvam, deve-se fazer melhorias, principalmente na QIALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS, capacitando-os para que estes possam atuar nas áreas específicas "matéria á matéria" discutindo com toda a sociedade interessada e aprovada pelo conselho municipal de educação.
Para se ter uma educação básica de qualidade, é preciso acima de tudo qualificar o "MESTRE" de acordo com as necessidades de cada setor.
O professor deve ter uma carga horária compatível com suas possibilidades e capacidades.
Salário ou renumeração compatível com a função exercida no quadro educacional.
A escola deve disponibilizar de recursos ao professor, para que este possa cumprir as metas estabelecidas pela entidade de ensino, com um potencial aceitável de aproveitamento por parte dos alunos que dela fazem parte.
Todo estabelecimento de ensino público deve ter uma meta a nível regional e nacional a ser cumprida respeitando as metas regionais que o caso requer, seguindo as diretrizes estabelecidas em lei que todo cidadão tem direito a educação básica de qualidade. Portanto a qualificação do professor é de suma importância para que este tenha todo o conhecimento regional e nacional, que muitas vezes exige regras próprias como é o caso dos Indígenas e Quilombolas.


Cursista; Baltazar Juraszek.