Tocantins, "um caso de polícia"

Resumo

O Tocantins é o estado mais novo da federação, criado com atual constituição de 1988, nasceu com perspectiva de prosperidade da então região norte do estado de Goiás, que estava extremamente abandonada pelas gestões públicas, indubitavelmente a prosperidade chega ao estado, mas os problemas trazidos por ela são inúmeros, no momento a o mais aflige a população é a violência em todas as suas vertentes, o que já era percebido de forma empírica agora apresenta se cientificamente com a pesquisa do PNUD, a violência foi apontado como principal preocupação da população de Palmas capital do Tocantins.

Palavras chave: violência, pesquisa, segurança pública.

Abstract
The Tocantins is the newest state of the federation, created with the current constitution of 1988, was born with the prospect of prosperity then the northern state of Goiás, which was abandoned by the very public efforts undoubtedly prosperity reaches the state, but the problems brought for it are numerous, the most grief when the population is violence in all its aspects, which was already seen so far has been scientifically empirical research with the UNDP, the violence was appointed as the main concern of the population Palmas capital of Tocantins.
Keywords: violence, research, public safety.



Introdução

Em 2009 o PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento realizou uma pesquisa Brasil Ponto a Ponto fez a pergunta "O que precisa mudar no Brasil para a sua vida mudar de verdade?", embora os índices de homicídios sejam considerados baixos em relação a outros estados da federação o Tocantins ficou em primeiro lugar com relação ao tema violência, é a principal preocupação da população do estado mais jovem do país.
O coordenador do RDH Brasil, Flávio Comim, afirmou. "A violência inclui violência doméstica, violência na escola, microincivilidades. Não é só homicídio. [No Brasil Ponto a Ponto,] apareceu muito violência doméstica, entre amigos e na escola. Então, eu nem acho que é uma discrepância. Uma é um subconjunto da outra".

O que a pesquisa apresentou a dois anos atrás esta concretizando se, a própria Secretaria de Segurança Pública de Tocantins, de 2004 a 2008, as ocorrências registradas de crimes contra a pessoa, sem morte ? que incluem tentativa de homicídio, lesões corporais e ameaça ?, subiram de 721 a cada 100 mil habitantes para 778; o pico foi em 2006 (853 ocorrências). No mesmo período, as ocorrências de crimes contra o patrimônio ? roubos, furtos, extorsão e estelionato ? aumentaram de 1.102 para 1.255 por 100 mil habitantes.
Surgem casos de extrema violência, no dia 22 de agosto de 2011, foram presos três acusados de matar um homem, com requintes de crueldade. Conforme as informações os autores do crime deceparam as mãos, braços e o pênis da vítima; posteriormente abriram o corpo com faca, retiram o fígado que foi assado e uma parte foi comida por um dos autores.
Uma jovem de 18 anos foi encontrada na sexta-feira 19 de agosto de 2011, na quadra 606 Sul de Palmas, amarrada com fogo sobre o corpo, vizinhos do local uma casa em construção ouviram gritos, encontrando a absurda sena no local.
São muitos casos recentes de violência no estado, entre as principais ocorrências esta o furto as residências, o comercio de cercas elétricas é extremamente aquecido, faz parte da arquitetura local, assim como o seguros as residências faz parte do orçamento da população o gasto com estes e outros itens de segurança.
Durante o lançamento do portal da transparência do estado o dia 23 de agosto de 2011 o governador do estado do Tocantins questionado sobre as promoções dos policiais militares o governador do estado disse: "Eu não vou admitir que a polícia militar do Estado seja alvo de piadas e chacotas como a ?polícia de coronéis?. Eu não quero a polícia militar como cabo eleitoral de ninguém muito menos minha".
Desenvolvimento
Permanecer calado seria natural como a maioria da população palmense vem se mantendo, talvez movida por um êxtase de impotência diante da realidade de insegurança, a conciencia critica não permite a omissão dos fatos desagradáveis.
Ao chegar ao Tocantins em meados de 1998 na condição visitante e posteriormente em 2002 definitivamente como residente e domiciliado, estranhamos a ausência de policiais nas ruas por ser uma realidade tão comum em outros estados.

A princípio não foi motivo de preocupação, mas os últimos acontecimentos nos obriga externar a indignação como cidadão que escolheu o Tocantins para morar, manifestando o sofrimento dos familiares, certamente sendo também solidário com varias outras famílias que tem visto constantemente suas residências violadas.
Muitos não vão à delegacia registrar queixa, considerando que a perícia realizada, a coleta das impressões digitais são utilizadas apenas para cruzar com um cadastro mantido pela policia de aproximadamente 1500 suspeitos, até então, não há uma comparação com bancos de dados de todos os R.G?s do Tocantins e muito menos do Brasil.

Palmas ainda é muito pequena para viver uma realidade desta, com a população que tem não estaria entre as cinco maiores cidades de estados como a Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná etc.

Precisam haver ações imediatas para solucionar o problema, certamente a questão não esta relacionada a veículos principalmente após aquisição recente de viatura pelo Governo do Estado, mas sim em colocar o efetivo nas ruas, mesmo não sendo especialista em segurança pública isso pareci ser uma questão obvia.

Como medidas sugestivas, seria oportuno que fosse colocado um policial paisano, fazendo rondas de observação diariamente nas quadras de maior ocorrência de furtos e roubos; "Cosme e Damião" que são assim denominadas popularmente duplas de policias fazendo caminhadas em áreas residenciais e comerciais; policiais ciclistas; se possível instituir a policia montada, fazer parcerias com outros estados copiando o que há de positivo em termo de policiamento ostensivo.

Na região central da capital próximo a avenida JK, poucas são as casas que não foram invadidas pelos larápios, além dos furtos e roubos a estudantes que são muitos devido as varias escolas nas imediações, a sociedade não deseja mais ver pela impressa autoridades apresentado ações sem resultados, é preciso apresentar os malandros algemados, fora das ruas e devolver os pertenceis dos homens de bem.



Conclusão

Estes fatos fazem lembrar o falecido Senador Antônio Carlos Magalhães, que dizia: "Na Bahia bandido não faz carreira", realmente o crime organizado nunca teve muito espaço por lá quando ele governava. Contudo, concluímos esperançosos com sensibilização dos homens que conduzem a Segurança Pública para que tenhamos um Tocantins não só de oportunidade de trabalho, mas também que proporcione a sua população tranqüilidade de chegar aos seus lares após um dia produtivo de dedicação ao Estado escolhido para viver. Acreditando na promessa do governador de realizar uma reorganização da polícia militar para dar maiores condições de policiamento nas ruas. "Hoje eu não posso colocar os coronéis para fazerem policiamento ostensivo nas ruas. A polícia precisa de soldados".




Referência

http://www.pnud.org.br/gerapdf.php?id01=3322. Acesso em: 09 set. 2011.

http://robertatum.com.br/noticia/ao-apresentar-novo-portal-da-transparencia-governador-anuncia-decreto-para-realizacao-do-concurso-do-quadro-geral/14840. Acesso em: 09 set. 2011.