Toca-lhe pau aprendizagem

A parábola bíblica dos talentos já é por demais conhecida. Eles são diversos e devem ser colocados a serviço e tal.

Pois quando falamos em educação e ou aprendizagem, tal metáfora é igualmente muito útil. Já era a educação uniforme, que acreditava serem  todos iguais,  capazes da mesma aprendizagem. ao mesmo tempo e com a mesma velocidade... Cremos atualmente, pelas reflexões e conhecimentos acumulados ao longo do processo, que as habilidades  e sensibilidades são diversas, e que fazem toda a diferença no desenvolvimento humano, social, cultural... Assim, estar na sala ou em sala, deve provocar no professor,aguerridade e bravura para fomentar no estudante o desejo de cultivar suas e novas virtudes, libertando o de suas escravidões, principalmente a de não enxergar sua própria ignorância, ou seja, construir autonomia, independência... Desta forma a educação respondera as necessidades dos nossos estudantes e da nossa sociedade.

Com o olhar voltado para dentro e para fora do próprio processo educativo, pela aprendizagem plural, auxiliaremos e ou lideraremos o desenvolvimento de nossas localidades. Estaremos motivando, preparando e enfrentando nossas próprias limitações e ignorâncias para construir alternativas, soluções, capacidades, sensibilidades...  A escola será uma família ampliada, laboratório onde aprenderemos a conviver com as diferenças, no dizer do filosofo Sócrates.

Sim, pelo presente ensaio, estou propondo um caminho novo e inseguro, mas pleno de aventuras, quando feito no coletivo. Por certo a Educação contribuirá nos dias hodierno a produzir desenvolvimento e qualidade de vida. “Toca-lhe pau” aprendizagem.