O objetivo do autor ao desenvolver este livro foi a demonstração de forma teórica e pratica de todo o contexto didático em seu mais amplo âmbito. Através deste contexto elaborado pelo autor irei fazer um resumo de acordo com que me foi transmitido em suas orações (frases).

Título de credito é um documento necessário para o exercício do direito liberal e autônomo nele mencionado. Atualmente existem diversos títulos de credito e por sua vez cada um tem suas características, por exemplo;

Cartularidade, os títulos necessitam ser reproduzidos em uma cártula ou seja documento, portanto são obrigatórios para futuros pagamentos.

Literalidade, só possui validade se estiver devidamente inserido em uma cártula e sua finalidade é garantir segurança nas relações cambiarias.

Autonomia, é a relação mutua entre títulos de créditos autônomos, podendo ocorrer erros sem que prejudique terceiros de boa-fé.

Abstração, significa que um título quando emitido não faz mais parte de sua origem.  

Podemos classificas os títulos em diversos critérios, os mais importantes são; a estrutura formal e aos modos de circulação dos títulos. Os títulos podem ser próprios, impróprios, legitimação, participação e sua natureza pode ser abstrata ou casuais. Existe diversos atos cambiários que são; saque, aceite, aceite parcial, aceite modificado ou limitado, protesto, endosso, endossante ou endossador e endossatário. Não podemos esquecer que os principais títulos de créditos são; letras de câmbio, notas promissórias, cheques, duplicatas e títulos de credito rural.