Títulos de Capitalização

Economizar de forma programada e ainda concorrer a prêmios são vantagens dos Títulos de Capitalização. Na verdade o Título de Capitalização nada mais é que, um título de crédito comercializado pelas Sociedades de Capitalização, estas, devidamente autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Através de depósitos ou débito em conta, mensais ou únicos, os mesmos recebem rendimentos e dependendo do tipo de capitalização dão direito a participação em sorteios de prêmios. Geralmente, os sorteios são baseados na extração da Loteria Federal.

Hoje existem quatro modalidades diferentes de títulos, cada uma delas atende a um perfil de consumidor, são elas:

->Tradicional: incentiva o hábito de guardar, opção quando se planeja realizar todos os pagamentos e permanecer até o fim do período de validade do título;

->Popular: voltada para quem acredita na sorte e quer concorrer aos prêmios. O produto prioriza os valores dos prêmios e, o resgate representa parte do valor guardado;

->Compra programada: garante ao consumidor, no final do prazo de vigência, o resgate em dinheiro ou o recebimento do bem previamente estipulado. A vantagem dessa modalidade é que não necessita de fiador;

->Incentivo: o título é vinculado a um evento promocional de incentivo ou de premiação, funciona como um instrumento de fidelização de clientes ou incentivo a funcionários. Geralmente comercializados em séries únicas para empresas. Funciona como motivação para que os clientes paguem suas compras em dia para continuar participando dos sorteios.

A capitalização não permite o resgate imediato, e, no caso de desistência, alguns títulos estipulam um prazo de carência. Nesse caso, o contratante só poderá receber o dinheiro após o encerramento do período previsto e, a Empresa de Capitalização pode aplicar uma penalidade sobre o capital constituído.  Há exceções, alguns títulos preveem o resgate parcial.

Importante lembrar que o rendimento do Título de Capitalização é inferior ao da Poupança, porém, a vantagem esta em concorrer prêmios milionários e na obrigação de economizar.