ARTIGO:

ARTIGO. TÍTULO: A FALTA DE ÉTICA DE PREGADORES, CONFLITANDO COM OS ENSINAMENTOS DE CRISTO. SUBTÍTULO: A ÉTICA SERVE PARA SER SEGUIDA. PALAVRAS CHAVES: ORDEM MODERAÇÃO LIDERANÇA. O AUTOR: É ADVOGADO, TEÓLOGO, PROFESSOR, DOUTOR EM PNEUMATOLOGIA, PASTOR NA IGRE PENTE MOVER DAS ÁGUAS, EM BENFICA/RJ, MESTRE EM TEOLOGIA, PÓS GRADUADO EM ANTIGO E NOVO TESTAMENTO.O referido artigo, serve apenas para trazer a tona alguns fatores que são arraigados no ser humano, fatores esses negativos pois visam a violar os bons costumes e ordem e a decência dentro das Igrejas.

Começando, pelo fato de certos ministros {Pastores/evangelistas/presbíteros/diáconos etc} não entenderem que devem respeitar o publico da igreja, e quando utilizam os púlpitos, ultrapassam os tempos regulamentares das oportunidades e saudações que seria no máximo 5 minutos, ressalto denominações que adotam a liturgia de permitir a oportunidade.

Mas muitos desses na verdade utilizam desse tempo ultrapassando para vender seu peixes, pois observamos que na maiorias são pregadores e querem ser chamados para pregar em outras igrejas, observo que na maioria das vezes em torno de 75% esses que fazem isso violando a ética possuem em seus status de Facebook, telefones de contatos.

Como eu falei no primeiro paragrafo, há seres humanos que não aprenderam nos meios de educação normal, seja aplicada no âmbito familiar ou escolar o significado de Respeito, diante disso, após o crescimento fica difícil a correção, pois a raiz está aprofundada na alma, e para desconstruir esse entendimento de que não há limites para todos atos de nossos fica difícil ainda mais em um meio onde há uma forma de mostrar a exaltação, mostrar que é melhor do que outro.

No segundo parágrafo, me referi a pessoas que possuem cargos eclesiásticos que violam a ética pastoral e não seguem o ensinamento de Cristo, vejo um fator catastrófico, pois quem permitiu que essas pessoas com cargos eclesiásticos fossem consagradas a tais cargos.

Podemos obter uma resposta de imediatos, basta analisar onde os mesmos congregam, muitas vezes os líderes nem sabem o que ética, fato em que observamos muitas vezes esses líderes após ouvir a pregação, fazendo caras de deboches, infelizmente é uma realidade, esse artigo tem fim auxiliar cada vez mais o corpo de Cristo, eis que quanto mais as pessoas respeitarem as outras, essas estariam fazendo a vontade de Cristo.

Veja que eu falo sobre os ensinamentos de Cristo, e um título que Cristo tinha era ser ético, não víamos Cristo debochando de ninguém e nem se aproveitando das condições inferiores das pessoas e dos seus discípulos para humilha-los. Observamos sim, Cristo sempre dando instruções referentes como tratar as outras pessoas como seus discípulos bem como ter uma atitude de servir e não ser servido, mas os violadores da ética sempre querem ser servidos, como eu falei, se aproveitam dos púlpitos ultrapassando seus tempo de oportunidade para ser servidos com um convite para pregação.

Mas o que seria o conceito de ética cristã: “A palavra “ética” vem do grego ethos e se refere aos costumes ou práticas que são aprovados por uma cultura. A ética é a ciência da moral ou dos valores e tem a ver com as normas sob as quais o indivíduo e a sociedade vivem. Essas normas podem variar grandemente de uma cultura para outra e dependem da fonte de autoridade que lhes serve de fundamento.A ética cristã tem elementos distintivos em relação a outros sistemas. O teólogo Emil Brunner declarou que a ética cristã é a ciência da conduta humana que se determina pela conduta divina. Os fundamentos da ética cristã encontram-se nas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, entendidas como a revelação especial de Deus aos seres humanos”.

Nesses conceitos nos apegamos ao que se refere aos costumes ou práticas que são aprovadas por uma cultura, ou seja a cultura de uma denominação deve ser respeitada, por meio dos atos dos que utilizam os púlpitos, para se promoverem e ainda praticam atos que estão em desacordo, ou seja, não estão aprovados. Por meio de suas condutas, e ainda tem uns que quando são chamados para pregar sabe que não pode ultrapassam o tempo ultrapassa, EX: tinha o tempo de 45 minutos pregam 1 hora. Isso nada mais é do que violar o costume daquela denominação logo violou a ética e não seguiu os ensinamento de Cristo

A Conclusão que chegamos é que esse problema da violação da ética esta intrinsecamente ligado ao caráter do ser humano, mas sabemos que só que pode mudar o caráter de alguém é Cristo. Mesmo a pessoa tendo ou não seus cargos eclesiásticos possuem esse ato de violar os bons costumes a moral, mas quando são os que carregam os cargos eclesiásticos esses dão mais trabalhos, muitas das vezes não enxergam que possuem essa doença, de não se adaptar as regras de um sistema. Nessa conclusão, não poderia deixar de mencionar o fator dos pregadores violadores de éticas para vender seus “produtos” fazem os famosos apelo sem sequer pedir permissão a liderança das congregações. Todos os artigos tem por fim auxiliar como foi falado, mas é difícil transcrever em forma de artigo fatores que deveriam ser a base de tudo, a Bandeira do Brasil tem seguinte frase “Ordem e Progresso”, ordem vem de um sentido de seguir uma regra ou seja só segue regra quem tem ética já progresso, dos dá o sentido de progressão partir pra cima seguir em frente. Logo que se não há ordem não progresso. Aplicando isso na Igreja, começamos a entender o porque da não progressão da Igreja de Cristo, uma vez que a ordem a ética é violada por quem não deveria violar e assim a obra para o Reino fica deficiente. Veja que a própria bíblia possui um livro de ética que é o livro de provérbios, como a bíblia é Cristocentrica, a tipologia de Cristo em provérbios se perfaz na forma de ético de ser.