"Tito" quis saber de meus 8 e 13

Edson Silva

E não é que o meu amigo professor "Tito", de Sumaré, formado em Filosofia e Teologia, leu dois de meus artigos sobre os números 8 e 13, os quais estão presentes em quase todos fatos importantes de minha vida? Ele ficou ainda mais interessado ao ouvir o tanto de coincidência entre os números 8 e 13 que há, por exemplo no futebol, especialmente na Copa do Mundo, conforme tenho comentado diariamente no programa do radialista Vilalon, de Sumaré. Bom, falei pro "Tito" algumas coisas, como a primeira Copa do Mundo, 1930, ter começado num dia 13 (mês de julho) e é curioso que a soma dos algarismos 1930 também da 13.

Disse que meu time do coração, o Guarani de Campinas teve seu ápice como único campeão brasileiro da série A vindo do interior de um estado no dia 13 de agosto ( e olha aqui 8), mas para não ficar só no futebol busquei outros exemplos. O "Tito" estavam indo junto com o prefeito de Sumaré, o Bacchim, que é seu amigo de adolescência, para a festa de São João do distrito de Tupi, em Piracicaba, cidade onde ambos nasceram. Verifiquei que eles iam para a festa tradicional, que este ano foi para 76ª. edição, 7 e 6 são 13 e não faltou nem o 8, pois uma emissora de TV noticiou ao vivo que haveria 8 minutos de queima de fogos na festa.

Bom, mas nesta época de Copa do Mundo a gente vai, volta e acaba mesmo falando de futebol. Lembrei ao "Tito" que Pelé usava a camisa 13 ao fazer seu primeiro gol pela Seleção Brasileira, em 1957, contra a Argentina, no Maracanã. Acho que minha teoria dos 8 e dos 13 empolgou o "Tito", pois ele falou que o 13 é o número predileto do Zagallo e eu lembrei que o atual técnico da Seleção, o Dunga, jogava com a camisa 8. "Tito" perguntou se há possibilidade de dar uma final Brasil e Argentina, eu disse que sim e ele lembrou que o Zagallo disse: "Argentina vice", são 13 letras.

Então verifiquei outra coisa e disse: "Brasil campeão", são 13 letras também. O "Tito" ficou um pouco pensativo e disse, mas o meu nome, ou melhor apelido desde infância, "Tito", só tem quatro letras, infelizmente não entra na sua teoria dos 8 ou 13. E lembrei de mais uma coisa, que em diversos locais ele é conhecido como "Frei Tito", estava resolvida a questão do 8 e os dois falamos praticamente junto e olha: "Professor Tito", são 13 letras. Concordamos ser mesmo porreta e muito mais que simples coincidência esta nossa teoria do 8 e do 13.


Edson Silva, 48 anos, jornalista, Campinas
Email: [email protected]