Tirar o sofá da sala. Essa é uma piada muito conhecida dos brasileiros, um casal cuja mulher traía o marido com um amante no sofá da própria sala de visitas, e o marido, avisado por um bilhete anônimo resolveu rapidamente o problema: tirou o sofá da sala. Fácil, não?
Pois é isso que um punhado de gente aí está querendo fazer, desarmar a população, achando que assim, pelo menos diminuirá o problema da criminalidade. Ledo engano, crimes jamais deixarão de acontecer em qualquer parte do mundo, com a população desarmada ou não. No entanto não se pode cruzar os braços e deixar que eles simplesmente aconteçam. Muito pelo contrário, deve-se combate-los sim, principalmente não se medindo esforços para procurar eliminar os motivos que levam um jovem a desequilibrar-se emocional e mentalmente a ponto de se tornar um criminoso, como a prática do bullying dentro das escolas, prática cruel de alienação moral que psicologicamente causa feridas incuráveis no cérebro de uma criança ou adolescente, cujos traumas poderão transforma-la num futuro serial killer, como infelizmente já está acontecendo também aqui no Brasil.
Ao invés de desarmar-se a população, melhor seria eliminar-se fatores que provocam desajustes nas famílias, muitas vezes por falta de oportunidade de trabalho, tanto para chefes de família como para jovens, que ociosos, fatalmente são impelidos às mais diversas práticas criminosas como roubar, contrabandear, assessorar o tráfico de entorpecentes ou até mesmo traficar.
Quanto ao desarmamento, concordo sim, é claro que em muito contribuirá no combate à criminalidade, no entanto é uma atitude que está longe de elimina-la, até porque não é somente com armas de fogo que se mata. Os crimes praticados com armas brancas são tão brutais quanto os praticados com armas de fogo e quanto a essas armas não há como se desarmar uma população. O que se tem de fazer além de um desarmamento, é atacar as raízes de onde brotam os males que estão destruindo a nossa sociedade, porque uma vez desarmada a população, para os dirigentes a missão estará cumprida e c`est finie! Com certeza a campanha para o desarmamento terá dado muito menos trabalho do que envidar esforços para melhorar a precariedade das escolas públicas. Terá sido mais fácil do que se fiscalizar e punir severamente alunos bully - valentões que fazem bullying - do que se gerar empregos para diminuir a pobreza e evitar a ociosidade, etc., etc.. Enfim terá sido bem mais fácil tirar o sofá da sala, não é mesmo? Ficará tudo certinho e... nada resolvido!
"Tudo continuará como dantes, no quartel D`Abrantes".

Júnia - 2011