Tirando dúvidas sobre Projeto de Pesquisa.
Por: Vanda aparecida de Góes Bratifisch
Quando o aluno fica sabendo que terá que fazer um pré projeto de pesquisa para facilitar seu TCC, logo entra em pino , o caminho que seria nortear ou para basear seu árduo trabalho passa a ser a problemática em questão. Esse bicho de sete cabeça não é tão feio assim , aqui vaialgumas sugestões práticas para quem esta perdendo noite de sonopara montar seu projeto de pesquisa.
Vamos por etapas.
O que é um projeto?
Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante.
A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
- A capacidade de construir uma imagem mental de uma situação futura;
- A capacidade de conceber um plano de ação a ser executado em utempo determinado que vai permitir sua realização.
No projeto define-se:
♦ o que fazer;
♦ porque fazer;
♦ para quem fazer;
♦ onde fazer;
♦ como, com que, quanto e quando fazer;
♦ quem vai fazer.
Depois de ter pensado muito é só por no papel.
Bom agora é hora de por mão na massa.
1- Tema de Pesquisa: Qual o tema da pesquisa? Em que área o tema se encontra? Sou pesquisador de que área? Como quero ser conhecido (pesquisador de que assunto)?
2-Palavra-chave: palavras que direcionam a pesquisa e que podem ser cruzadas no âmbito do trabalho.
3-Proposta: O que se propõe no trabalho? Qual o objetivo macro?
4-Método para validar: ferramentas ou técnicas a utilizar para atingir os objetivos traçados e validar cientificamente. Para este último observar tipo de pesquisa, método e teoria em que se apóia, (autores, citações etc.)
Agora vamos para reta final...
Elaborando Projeto Pesquisa.
1.Título do trabalho ou tema - devem obedecer aos critérios de relevância, viabilidade e originalidade. (ou seja, você deverá dar um titulo criado para você)
2. Delimitação do assunto - determinar o tipo de enfoque, bem como sua extensão e profundidade. Aqui cabe um resumo se quiser. Para quem está na dúvida sobre resumo vai uma dica :.
Resumo é um texto, um tipo de redação informativo-referencial que se ocupa de reduzir um texto a suas idéias principais. Em princípio, o resumo é uma paráfrase e pode-se dizer que dele não devem fazer parte comentários e que engloba duas fases: a compreensão do texto e a elaboração de um novo. A compreensão implica análise do texto e checagem das informações colhidas com aquilo que já se conhece. (Medeiros, 2000) a "apresentação concisa das idéias de um texto" (Norma NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas) uma apresentação sintética e seletiva das idéias de um texto, ressaltando a progressão e a articulação delas..
Para que serve o resumo?
O RESUMO deve responder a duas perguntas:
O que o autor pretende demonstrar?
De que trata o texto?
Portanto, devem constar do resumo:
? O assunto do texto
? O objetivo do texto
? A articulação das idéias
? As conclusões do autor do texto objeto do resumo
3- Objetivos Gerais (uma breve explanação sobre tudo que envolve o assunto a ser tratado)
4- Objetivo Específico: O assunto que vai ser tratado
5. Justificativa - por que foi escolhido o tema em questão. Qual a relevância e oportunidade do assunto.
6. Metodologia - quais os métodos e técnicas que serão utilizados na pesquisa. Pode-se incluir um roteiro com as principais etapas do trabalho.
7. AVALIAÇÃO- Quais os procedimentos técnicos que serão utilizados para avaliar se atingiu os objetivos específicos
8. Biografia Básica ou Referências Bibiográficas- apresentar uma lista bibliográfica que contenha obras referentes aos pressupostos do tema ou embasamento teórico do assunto. Esta bibliografia não precisa ser completa, exaustiva, mas deverá ser elaborada de acordo com as normas da ABNT.

Bom se você chegou até esse ponto parabéns já está pronto seu projeto de pesquisa, que na verdade é o esqueleto de seu TCC, depois prencher esse esqueleto com carne d e primeira qualidade e saborear
Boa Sorte.