O tratamento para as infecções urinárias serve principalmente para eliminar os agentes causadores d infecção do trato urinário. Normalmente são usados antibióticos prescritos pelo médico. Para tratar infecções simples, os antibióticos que são mais usados são: amoxicilina, sulfametoxazol-trimetoprima, ampicilina e os antibióticos à base de quinolonas (ciprofloxacino e norfloxacino). Mas uma infecção urinária simples também pode ser tratada com remédios casiros.

Os sintomas da infecção urinária normalmente desaparecem nos primeiros dias de começar o tratamento, mas é necessário continuar com todo o tratamento até o final. O médico do centro de saúde pode também recomendar um analgésico no caso do doente sentir dor, antipirético, no caso de febre, antiinflamatórios  e até antiespasmódicos.

A fosfomicine é um remédio de laboratório muito usado no tratamento de cistites, uma vez que com apenas um comprimido normalmente cura a doença, além de ter uma alta especificidade e perfil de resistência às bacterias menor quando comparado com os antibióticos à base de quinolonas. No caso das infecções urinárias muito freqüentes, o tempo de tratamento tem de ser maior, normalmente entre 8 a 15 dias.

Os antimicrobianos que normalmente são escolhidos para o tratamento de infecção urinária mais complicada são as fluoroquinolonas, cefalosporinas de 2ª e 3ª geração, penicilinas sintéticas com inibidores da betalactamase. Nos casos clinicamente graves ou na falha inicial após um a três dias do início do tratamento, devem-se utilizar medicamentos anti-Pseudomonas, exceto as fluorquinolonas, o doente deve ser internado e fazer tratamento intravenoso.

Quando a causa é um fungo, o medicamento mais usado é o fluconazol. A anfotericina B é usada quando não existe resposta ao fluconazol. Ter em atenção que o  cetoconazol não é recomendado para o tratamentos de infecções urinárias fúngicas.

É importante que o tratamento com antibióticos e antifúngicos seja muito bem selecionado uma já que o agente causador pode tornar-se resistente. O controlo do tratamento deve ser feito através da análise da urina. A utilização de antibióticos para fins profiláticos deve ser limitada.

Exitem também como alternativa o tratamento de infecções urinárias usando remédios caseiros, em muitos casos consegue-se resolver o problema de maneira natural.

Se recorrentemente sofre deste problema o melhor remédio será mesmo a prevensão, conheça as 10 melhores dicas para combater as infecções urinárias neste link  http://www.remedios-caseiros.com/dicas/10-dicas-para-evitar-infecoes-urinarias.html