TIPOS DE DOMINAÇÃO BUROCRÁTICA – MAX WEBER

– NILDO VIANA

Max Weber tem como ponto de partida para a concepção de educação, a metodologia e tipologia da ação social e da dominação legítima, sendo que os tipos de educação são derivados destes, por isso, faz-se necessário o conhecimento de sua metodologia. Desta forma, o texto enfatiza o tipo de educação burocrática vigente na sociedade moderna. A tipologia fundamental é a da ação social, sendo um elemento importante para a formulação de sua concepção. Os tipos ideais são modelos imaginários aplicados à realidade, construções subjetivas utilizadas na análise da realidade empírica.

Os tipos de ação social são elementos centrais para a sociologia weberiana. Desta forma, ele cria uma tipologia da ação social: ação social afetiva, ação social tradicional, ação social racional com relação a valores, ação social racional com relação a fins. Max Weber faz uma análise das tipologias que formam a base dos tipos de educação e sua forma moderna. Desta forma, ele constrói sua tipologia através de discussões sobre política e Estado. Considera a política como uma atividade geral do ser humano. Ainda define o Estado como sendo uma comunidade humana que busca dentro de um determinado território, possuir o poder do uso legítimo da força física. Ainda discute a questão da política e do poder a idéia relativa ao mando e a obediência. Sendo que a dominação é a manifestação concreta do poder, pode depender de uma constelação de interesses, costumes, etc.

Para weber, existem três tipos de dominação: a) dominação racional-legal – tem por fundamento o cumprimento da lei, tem a burocracia como o “tipo tecnicamente mais puro”, sendo caracterizada por regras e disciplinas, por uma especialização e racionalização dos quadros administrativos. Porém, são tipos ideais, raramente são encontrados em estados puros da realidade. b) dominação tradicional – baseia na crença que valida o poder exercido por um chefe. Seu tipo mais puro é a dominação patriarcal. Não tem tipo de controle pré-definido, os quadros são compostos de forma não especializada e sua hierarquia não possui racionalidade. c) dominação carismática – se baseia na crença “cega’ a um líder. Esta dominação tem a capacidade de superar a vida cotidiana, se fundamenta na emoção e não é racional. No quadro administrativo, os indivíduos são escolhidos segundo o carisma e vocação pessoal.

Weber analisa sua tipologia acerca da educação, existindo três tipos fundamentais: a) Tipo de educação carismática – corresponde ao tipo de dominação carismático visa “despertar o carisma”, ou seja, despertar o “dom de graça exclusivamente pessoal”. b) Tipo de educação tradicional – visa educar um tipo de homem culto c) Tipo de educação racional-burocrático – voltado para o treinamento e ensino especializado, visando treinar os alunos para “finalidades práticas úteis à administração”, sendo apontada como progresso técnico e da racionalização da sociedade moderna.

            A burocracia, em Weber, é uma questão técnica, sendo um tipo de dominação que se estrutura em princípios cujos regulamentos, normas e ações humanas são distribuídas de forma fixas como deveres oficiais. Sendo que, a autoridade (funcionários qualificados que foram nomeados) pode usar de meios coercitivos para o cumprimento dos direitos e deveres estabelecidos. Justamente esta característica da burocracia moderna nos remete ao problema educacional, a necessidade de qualificação para uma pessoa vir a ser empregada. Esta burocracia moderna se caracteriza pela exigência de treinamento especializado técnico e completo. A posição hierárquica de um funcionário varia de acordo com seus privilégios, caso possua diploma, terá avanços em relação a outros. Sendo que a mobilidade no interior da hierarquia burocrática ocorre via sistemas de exames e diplomas educacionais.

            A sociedade moderna é marcada por um processo de racionalização e burocratização que atinge o conjunto das relações sociais e instituições. A especialização torna-se uma necessidade, colocando em primeiro lugar o sistema de exames especializados, que trazem junto consigo o “prestígio social dos títulos educacionais”. Há uma confusão nas idéias de weber, pois, através do tipo ideal ele pode ver a burocracia em várias sociedades e criar idéias complementares, vendo também “vários tipos de capitalismo”. Sempre abordando o “tipo puro’. Desta forma, é necessário ressaltar as insuficiências da tipologia educacional weberiana, que ele mesmo reconhece. Outro ponto de seu equívoco é que, ao idealizar o tipo puro da burocracia, o coloca como sendo a burocracia assalariada no capitalismo.

            A expansão da divisão do trabalho social cria novas camadas profissionais e as subordina ao assalariamento. Este processo está ligado a um processo social que promovem a hegemonia burguesa e predomínio dos interesses capitalistas, e sua finalidade é a realização e reprodução da exploração.

            Portanto, a análise de weber acerca da educação burocrática é importante na medida em que descreve os procedimentos burocráticos e o processo de burocratização da educação na sociedade moderna, mas ele falha muitas vezes e tem suas idéias limitadas, principalmente na análise realizada sobre a razão de ser.

REFERÊNCIA

 

VIANA, Nildo. Max Weber: tipos de educação e educação burocrática. Guanicuns. Ver. Da FECHA/FEA – Goiás, 01: 117 – 132, Nov. 2004.