Tipos de Dedetização:

Atualmente Existem métodos químicos e não químicos para se combater, prevenir ou controlar as pragas urbanas, para isso existem empresa especializadas de Dedetização em Campinas.

Método Químico:

O método químico pode trazer prejuízos a saúde, causar danos ao meio ambiente e provocar crescimento da população de pragas em casos de reinfestação, pois os animais ficam mais resistentes aos praguicidas aplicados, ou seja, sua eficácia a longo prazo pode ser questionável.

Nesse método são utilizados grandes quantidades na dosagem de praguicidas trazendo um resultado primário e normalmente é esquecido, fazendo com que se torne um ciclo vicioso.

Na composição do veneno no combate as pragas são utilizados diversos produtos químicos. Deve-se realizar um bom planejamento e escolher o veneno adequado dependendo do tipo de praga a ser combatida e das características do local.

É muito importante que as empresas de dedetização tomem cuidado ao uso indiscriminado de praguicidas, pois podem gerar efeitos colaterais, assim como falhas técnicas de aplicação, uso de equipamentos inadequados ou falta de seleção criteriosa dos princípios ativos, porém é imprescindível que a empresa passe por acompanhamento médico, treinamento regular e especifico, e conscientização sobre os riscos de contaminação de produtos e ambientes.

Além disse, a empresa também deve se prevenir com a proteção com equipamentos, clima, periodicidade, produtos legalmente indicados em sua toxidade, seleção correta de empresas aptas, descarte de embalagens, etc. O controle químico tem papel complementar as orientações de limpeza e higiene para o controle de pragas.

Método Não Químico:

O método não químico reúne ações preventivas e corretivas impedindo que vetores e pragas se instalem em regiões urbanas, utiliza-se o mínimo de praguicidas, diminuindo os riscos de contaminação e danos ao meio ambiente. Esse método é sugerido pelo CIP (Controle Integrado de Pragas) a fim de proporcionar resultados favoráveis, higiênico, ecológico e econômico.

Ações preventivas é um conjunto de trabalho educacional e de boas práticas na fabricação, papel muito importante nas indústrias de alimentos, cosméticos, etc.

Ações corretivas podemos citar barreiras físicas e armadilhas que impedem a circulação de pragas, assim é possível identificar a espécie de praga instalada no ambiente.

O monitoramento e a ação corretiva é a solução para o CIP, pois além de definir a melhor ação preventiva é possível focar na solução e identificar os possíveis danos, detalhamento das inspeções de controle e das técnicas de tratamento, utilização correta de equipamentos e produtos para cada situação. Seria mais coerente calcular os custos e não os prejuízos, isso é diferença de um bom planejamento para a eficácia no controle de pragas.